Badger DAO é uma criptomoeda e organização autônoma descentralizada (DAO), o projeto de staking e yield farming foi fundada com o único propósito de promover o uso de Bitcoins tokenizados como garantia em protocolos DeFi.
O que é Badger DAO (BADGER)?
BADGER é uma criptomoeda e plataforma DeFi baseado em Ethereum usado para governança de protocolo e distribuição de recompensas dentro do Badger DAO. Embora o BADGER originalmente permitisse que os titulares votassem apenas em propostas de projeto, ele cresceu em utilidade e agora é usado para distribuir recompensas para aqueles que gerenciam os cofres Sett.
Badger DAO também é uma organização autônoma descentralizada (DAO) que permite que o bitcoin seja usado como garantia em aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi).
Ao longo de 2020 e na primeira metade de 2021, os estimados 1.000 bitcoins – na forma de derivados BTC sintéticos – usados na rede Ethereum aumentaram para mais de 250.000 bitcoins como resultado direto do aumento meteórico de popularidade do DeFi. Embora o DeFi tenha surgido pela primeira vez na rede Ethereum, outros blockchains, como Polkadot e Solana , ganharam popularidade e também servem como plataformas subjacentes para muitos projetos DeFi.
Em resposta a essa crescente adoção de DeFi, Badger foi desenvolvido para atender a uma necessidade crescente de uso de bitcoin em aplicativos DeFi nessas várias redes de blockchain.
O primeiro produto da Badger, Sett Vaults, permite aos usuários obter lucro com seus ativos BTC sintéticos. Digg, o segundo produto de Badger, é um software que gerencia o token DIGG, uma criptomoeda de suprimento elástico atrelada ao preço em dólar do bitcoin.
Como funciona o Badger DAO?
O Badger funciona principalmente como um DAO. Qualquer pessoa que possuir seu símbolo de governança, BADGER, tem a capacidade de votar em propostas apresentadas por membros da comunidade. Quanto mais BADGER um usuário possui, mais poder de voto ele tem e as propostas que arrecadam votos suficientes da comunidade são colocadas em prática em sua plataforma.
Badger integrou vários produtos DeFi em sua plataforma para ajudar a tornar o bitcoin um ativo utilizável em blockchains. A equipe de desenvolvimento fez parceria com outros projetos DeFi, como Yearn, Ren e Curve, para dar vida a esses produtos.
SETTs
Também conhecido como Sett Vaults, SETTs são pools de tokens onde os usuários podem bloquear seu bitcoin tokenizado e permitir que contratos inteligentes gerenciem seus acervos para gerar um rendimento. Em outras palavras, SETTs são a versão de Badger de um agregador DeFi automatizado.
Quando os usuários depositam tokens em um SETT, eles recebem bTokens em troca. Por exemplo, se os usuários depositarem o BADGER em um Sett Vault, eles receberão o bBADGER em troca. Esses bTokens são tokens com juros que representam a parcela do usuário dos ativos no SETT e podem ser usados como garantia em vários aplicativos DeFi.
Qualquer pessoa que depositar em um SETT receberá o rendimento pago no token apropriado (com base nos parâmetros estabelecidos naquele SETT específico) junto com os tokens BADGER. Os BTokens podem então ser negociados de volta pelo ativo original junto com quaisquer ganhos (menos uma taxa).
DIGG
DIGG é uma criptomoeda descentralizada de “suprimento elástico”, atrelada ao preço do bitcoin.
O software da Digg ajusta programaticamente o fornecimento de sua criptomoeda DIGG por meio de contratos inteligentes que expandem ou contraem o fornecimento DIGG circulante em resposta às flutuações no preço do bitcoin.
Se a demanda por DIGG for alta, o preço de cada token pode exceder o preço de um BTC, então o protocolo Digg aumenta automaticamente o fornecimento de DIGG para trazer seu preço de volta para baixo, alinhado com o preço de mercado do BTC. Se a demanda for baixa, o protocolo Digg diminui automaticamente o fornecimento de DIGG para ter o efeito inverso. O processo de ajustar programaticamente o fornecimento para alterar o preço de um ativo é chamado de ‘rebase’ e é aplicado em todas as carteiras que contêm tokens DIGG.
Enquanto o fornecimento de DIGG muda constantemente de uma forma “elástica”, a proporção de um detentor de token do fornecimento total de DIGG permanece estável. Em outras palavras, se você detinha 1% de todos os tokens DIGG antes de um evento de rebase, você ainda teria a mesma porcentagem de moedas após o rebase.
O DIGG pode ser usado em protocolos DeFi como qualquer outro token e também pode ser depositado em SETTs para gerar um rendimento para seus detentores.
Quem criou o Badger DAO?
A Badger foi fundada em setembro de 2020 por Chris Spadafora, Ameer Rosic, Albert Castellana e Alberto Cevallos. Ao construir sua infraestrutura de DAO, a equipe da Badger colaborou com a dOrg, uma empresa especializada na construção de software relacionado a DAO.
Entre outras realizações, Spadafora é o criador do Crypto COVID19 Charity Poker Tournament, Rosic é um empresário em série e cofundador da Blockgeeks.com e Castellana é cofundadora da StakeHound. Spadafora e Rosic atualmente fazem parte da equipe de operações da Badger, enquanto Castellana e Cevallos assumiram funções de consultoria no projeto.
Governança Badger DAO
A governança do Badger DAO é alimentada por Aragon, um serviço judicial descentralizado. Ele depende do consenso da comunidade e do controle sobre contratos inteligentes para executar ações e promover sua causa. A comunidade e os detentores de tokens são responsáveis por determinar a direção do projeto e alterar seu curso, se necessário. As decisões tomadas são vinculativas e aplicam-se a todo o projeto, sem exceções.
Programa de mineração de liquidez Badger DAO
Semelhante a quase todos os protocolos DeFi, Badger DAO tem um próspero programa de mineração de liquidez, que incentiva os usuários a contribuir com liquidez para os contratos inteligentes, em troca de receber o token de governança BADGER e o token DIGG indexado ao Bitcoin. Há também um programa de mineração de liquidez para desenvolvedores, que recompensa o desenvolvimento com os tokens do projeto. Isso se soma às recompensas de doações da Gitcoin para pessoas que contribuem com a promoção e o desenvolvimento de software de código aberto. A programação e a taxa de emissão são controladas diretamente pelo DAO.
Badger DAO Token
O BAdger DAO também introduziu um token bBadger concedido em vez de apostar tokens Badger na plataforma. Com a introdução desse token, o piqueteamento do texugo tornou-se inteiramente combinável para ser usado em diferentes protocolos DeFi. As recompensas também serão distribuídas neste novo token e serão compostas automaticamente.
Ele alcançará dois objetivos:
- Mais tokens de Badger serão bloqueados, o que criaria pressão de venda negativa.
- A utilidade e o valor do token de governança aumentarão com novos usos, como garantia, suporte de liquidez, etc., com vários parceiros no ecossistema.
Badger DAO e bitcoin tokenizado
O Bitcoin tokenizado na blockchain Ethereum tem aumentado constantemente e constitui uma parte substancial do fornecimento de BTC em circulação. Esses ativos estão essencialmente ociosos em seu blockchain e pagando taxas de gás no blockchain Ethereum, beneficiando diretamente o ecossistema. O impulso para trazer BTCs para o blockchain Ethereum parece ser alimentado por novos casos de uso de DeFi interessantes, especialmente a capacidade de obter rendimento em ativos que de outra forma seriam ociosos.
O Badger DAO se beneficia diretamente da tokenização do Bitcoin no blockchain Ethereum, uma vez que os usuários tendem a trazer seus ativos para esta plataforma devido à sua natureza especializada em lidar com eles. Além disso, o aumento de preço nos BTCs subjacentes também aumenta o Valor Total Bloqueado (TVL) da tesouraria. Espera-se que Badger DAO se beneficie a longo prazo com essa demanda massiva por colaterais Bitcoin em protocolos DeFi.
Por que o BADGER tem valor?
Tal como acontece com outras criptomoedas, o valor do BADGER está vinculado à sua tokenomics e utilidade dentro da plataforma Badger.
O BADGER foi originalmente concebido como o símbolo de governança do ecossistema Badger DAO e desde então se expandiu para fornecer mais funcionalidades dentro do ecossistema Badger. Isso inclui direitos de voto, participação em seu Sett Vault designado e recompensas por fornecer liquidez em pools BADGER-WBTC.
O fornecimento total do BADGER espelha o do Bitcoin, o que significa que de acordo com as regras do software, haverá apenas 21 milhões de tokens BADGER. Depois que todo o estoque de BADGER estiver em circulação, nenhum token adicional poderá ser cunhado.
Por que usar o BADGER?
Badger DAO ajudou a primeira criptomoeda do mundo a se tornar uma parte funcional do mundo DeFi. Devotos de cripto e investidores casuais podem encontrar valor no objetivo de Badger de tornar o ecossistema Bitcoin DeFi o mais rico e completo possível.
Badger viabilizou suas soluções e organizou uma estrutura DAO que conduz a uma comunidade colaborativa e ativa que busca a melhoria contínua de seus produtos.
Os usuários que desejam ingressar e participar da comunidade Badger podem obter o BADGER para fins de governança do sistema. Aqueles que desejam tirar proveito das diversas ofertas DeFi da Badger podem encontrar valor em possuir o BADGER para participar como garantia e usar em estratégias de produção agrícola.
Conclusão
A criptomoeda Badger DAO é uma iniciativa poderosa para fornecer um lar para garantia baseada em Bitcoin no blockchain Ethereum e um esforço para criar produtos especializados apenas para esse propósito. Em essência, é uma maneira de superar as deficiências e limitações da camada de base do Bitcoin, embrulhando-a em uma forma mais útil, compondo-a em diferentes protocolos e tornando-a lucrativa por meio da produção agrícola.
Os protocolos DeFi têm ganhado popularidade recentemente e o mercado atual vale dezenas de bilhões de dólares, sem sinais de parar. Inquestionavelmente, a importância do Badger DAO aumentará nos próximos dias, com ativos fluindo para esses primitivos financeiros, que formarão a espinha dorsal deste novo sistema financeiro com Bitcoin como seu centro.