Lançado em 2020, Avalanche (AVAX) é uma plataforma de código aberto onde os desenvolvedores podem construir e lançar aplicativos descentralizados ( DApps ) em um ecossistema altamente escalonável. A AVAX é negociada a US $ 13 por moeda, com oferta circulante de 172 milhões, com valor de mercado de US $ 2,2 bilhões.
O que é avalanche (AVAX) token ?
A história do Avalanche começa com finanças descentralizadas ( DeFi ). DeFi é um ecossistema baseado em blockchain que dá aos usuários acesso a serviços financeiros sem depender de intermediários financeiros centralizados. Os usuários podem emprestar ou tomar emprestado fundos de terceiros por meio da utilização de contratos inteligentes em blockchains. O mais comum desses blockchains é o Ethereum ( ETH ), mas seu rápido influxo de usuários gerou taxas altíssimas e velocidades de transação lentas que não podem competir com os sistemas tradicionais. Embora a Ethereum planeje resolver seus problemas de escalabilidade por meio da atualização ETH 2.0 , a conclusão foi adiada várias vezes e, atualmente, não é esperada até 2022.
Para aqueles que desejam acessar o DeFi agora, sem as desvantagens relacionadas à escalabilidade, o Avalanche é uma solução potencial. Avalanche é uma rede de blockchain de prova de aposta projetada com aplicações financeiras em mente. Ele oferece uma plataforma para o lançamento de aplicativos DeFi e soluções de blockchain prontas para a empresa.
Avalanche é a primeira plataforma de contratos inteligentes capaz de finalizar transações em menos de um segundo e pode processar grandes volumes de transações, mantendo taxas baixas. Seus desenvolvedores afirmam que a plataforma pode processar 4.500 transações por segundo, com garantias de segurança bem acima do padrão de 51% . O Avalanche ainda é seguro, mesmo se até 60% da rede for mal-intencionada.
Conforme declarado pelo fundador do Avalanche, a plataforma não se destina a ser um “Matador de Ethereum”, mas sim uma rede de segurança para Ethereum durante a transição para ETH 2.0. A rede Avalanche também oferece suporte a máquinas virtuais Ethereum ( EVM ) e todo o kit de ferramentas de desenvolvimento Ethereum. Os desenvolvedores podem portar seus aplicativos da rede Ethereum para o Avalanche para testar seus aplicativos em uma taxa de transferência mais alta e velocidades de finalização mais rápidas. Isso é possível com a Ponte Avalanche-Ethereum.
O token AVAX é o token nativo da rede Avalanche e a unidade básica de conta na blockchain do Avalanche. Os usuários podem apostar tokens AVAX para obter renda passiva, usá-los para pagar taxas e recebê-los como incentivos. A recompensa do piqueteamento aumenta com o número de tokens apostados e a duração do piqueteamento.
Como funciona o Avalanche?
Ao contrário do Ethereum, cada aplicativo Avalanche é executado em sua própria sub-rede , que é um grupo de nós de validação coordenados para chegar a um consenso sobre o estado de um conjunto de blockchains. Os desenvolvedores podem criar sub-redes personalizadas usando um kit de ferramentas. Com essas sub-redes, os aplicativos não precisam competir por recursos de rede, mantendo assim transações rápidas e taxas baixas na rede Avalanche.
A rede Avalanche alcança alto rendimento por meio de seu revolucionário protocolo de consenso de prova de aposta ( PoS ) , chamado de Protocolo de consenso de Avalanche. Sua combinação de protocolos de consenso clássicos e o protocolo de consenso Nakamoto garante descentralização, escalabilidade e segurança. Dessa forma, o Avalanche resolveu o trilema do blockchain pela primeira vez na história.
O Avalanche Consensus Protocol é uma família de quatro mecanismos – Slush, Snowflake, Snowball e Avalanche – que se complementam e se tornam mais seguros no processo. Resumindo, o Avalanche Consensus Protocol é um protocolo de votação exclusivo que depende de um processo denominado ” subamostragem aleatória repetida “. No processo, os nós validadores consultam aleatoriamente outros validadores até que a rede chegue a um consenso e decida se aceita ou rejeita uma transação recebida.
Todos os validadores são membros da Rede Primária, que consiste em três cadeias de bloqueio: a Cadeia de Troca (Cadeia X), Cadeia de Contrato (Cadeia C) e Cadeia de Plataforma (Cadeia P).
- O X-Chain é baseado em Avalanche. É uma plataforma descentralizada de criação e troca de ativos digitais.
- A C-Chain é baseada no Snowman. Ele permite a criação de contratos inteligentes por meio de sua API.
- A corrente P é baseada no boneco de neve. Ele coordena validadores, supervisiona sub-redes existentes e cria novas sub-redes.
Quem está por trás do Avalanche?
Ava Labs é a empresa com sede nos Estados Unidos com fins lucrativos por trás do Avalanche. A equipe do Ava Labs é formada por especialistas em ciência da computação, economia, finanças e direito. Emin Gün Sirer, Kevin Sekniqi e Maofan “Ted” Yin fundaram a empresa em 2018.
Sirer é um veterano cientista da computação e atualmente professor associado de ciência da computação na Cornell University. Ele é conhecido por ser o primeiro a criar uma moeda que usava prova de trabalho ( PoW ) para cunhar moedas . Seus co-fundadores também estão associados à Cornell University.
Kevin Sekniqi é o diretor de operações da Ava Labs. Ele possui um PhD em ciência da computação pela Cornell University. Sekniqi trabalhou anteriormente como pesquisador e engenheiro de software para o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e para a Microsoft.
Maofan Yin é arquiteto-chefe de protocolo do Ava Labs. Como Sekniqi, Yin também é PhD em ciência da computação pela Cornell University. Durante os estudos de pós-graduação de Yin, Sirer foi um de seus conselheiros.
Ava Labs conseguiu atrair vários investidores institucionais. O projeto arrecadou US $ 6 milhões em fevereiro de 2019, após uma rodada de financiamento da Série A. Quatro meses depois, a empresa levantou $ 12 milhões em uma venda privada de tokens liderada por Bitmain, Dragonfly Capital Partners, Galaxy Digital, Initialized Capital e NGC Ventures. Em julho de 2020, a Ava Labs realizou uma oferta de venda pública de até 72 milhões de tokens AVAX e arrecadou $ 42 milhões.
Histórico de preços AVAX
O preço do AVAX permaneceu estável desde seu lançamento no final de 2020 até o início de 2021. Impulsionado pelas notícias do possível lançamento da ponte Avalanche-Ethereum em janeiro de 2021, o preço subiu rapidamente de $ 4 para cerca de $ 13. Após um pequeno atraso, a ponte foi colocada online em 9 de fevereiro, fazendo com que o preço aumentasse em mais de 300%, para seu pico histórico de US $ 55.
O preço caiu drasticamente alguns dias depois, possivelmente causado por relatórios de um bug de cunhagem inválido que ocorreu em 11 de fevereiro. O preço do AVAX então entrou em uma tendência lateral e foi negociado entre US $ 21 e US $ 38 ao longo de três meses. Em 19 de maio, o preço despencou para seu valor atual de $ 13 após várias manchetes negativas , como as novas regulamentações de criptomoedas na China e a suspensão de pagamentos de Bitcoin pela Tesla. As notícias negativas afetaram o mercado de criptomoedas como um todo, resultando em quedas de preços generalizadas.
AVAX está atualmente classificada em 47º por capitalização de mercado. O token tem um suprimento máximo limitado de 720 milhões de tokens. 360 milhões de tokens foram cunhados no genesis, enquanto os outros 360 milhões de tokens são para recompensas apostadas. Como o Bitcoin, as taxas de recompensa diminuirão com o tempo conforme o suprimento se aproxima do máximo. Quando os usuários usam AVAX para pagar taxas na rede, os tokens são queimados. Por meio desse mecanismo de queima, a rede reduz o fornecimento de AVAX e aumenta sua escassez.
Qual é a previsão do Avalanche?
O ecossistema Avalanche é diversificado, incluindo plataformas para tudo, desde jogos baseados em NFT até projetos que oferecem produtos DeFi. Os projetos envolvidos com o ecossistema Avalanche incluem SushiSwap , Pangolin, Polyient Games, GameSwap e muitos outros. Conforme indicado pela atividade recente, o Avalanche ainda está crescendo rapidamente. Nos últimos três meses, quase 100 projetos se juntaram ao ecossistema Avalanche.
No entanto, existem alguns problemas, principalmente o bug de cunhagem inválido mencionado anteriormente. Embora a equipe do Avalanche tenha conseguido corrigir o problema em alguns dias, o bug ainda lançou dúvidas sobre a verificação criptográfica usada pela plataforma Avalanche. O bug ocorria quando o tráfego de rede aumentava após o lançamento do Pangolin, por sua vez, gerando um grande aumento no número de blocos de processamento simultâneo. Em uma boa nota, este evento provou que o Avalanche é uma plataforma verdadeiramente imutável, já que os desenvolvedores não conseguiram reverter as balas grampeadas.
A segurança e a escalabilidade da rede Avalanche, em geral, não estão isentas de críticas. Como observa o fundador do Polkadot ( DOT ), Gavin Wood, uma rede escalonável deve fornecer as mesmas garantias de segurança em toda a rede, e uma rede é tão segura quanto sua sub-rede menos segura. Com os diferentes níveis de segurança nas cadeias de bloqueio do Avalanche, as mensagens de sub-redes menos seguras podem ser transmitidas para uma sub-rede mais segura, comprometendo a escalabilidade e a segurança. Wood criticou ainda mais a confiança do Avalanche em uma rede única e central para executar operações potencialmente sensíveis que levará a um gargalo. A única rede pode não ter capacidade de tratamento de dados suficiente para um grande volume de tráfego, resultando em problemas de escalabilidade, como transações lentas e taxas altas. Um membro da equipe do Avalanche respondeu com várias refutações aos pontos de Wood. Uma refutação envolve a perspectiva de Wood sobre como o Avalanche é tão seguro quanto sua sub-rede menos segura. O desenvolvedor afirma que Wood está errado, pois a segurança de uma sub-rede é independente de toda a rede.
Conclusão
O protocolo de consenso do projeto Avalanche é um dos avanços mais interessantes na história do blockchain , permitindo que a rede seja segura, descentralizada e escalonável. Com um bom financiamento e um fluxo constante de projetos aderindo à rede, o Avalanche tem uma boa chance de abrir seu próprio caminho no mundo do blockchain. No entanto, o projeto não tem um registro impecável, tendo enfrentado um bug de cunhagem inválido e algumas críticas focadas em segurança e escalabilidade. Dito isso, quase todos os blockchains principais passam por bugs e problemas de segurança eventualmente. O que importa são as respostas do Avalanche e como eles podem transformar esses eventos em oportunidades para fortalecer seu sistema.