Arte Generativa é um tipo de arte digital que existe há décadas. No entanto, ela recentemente encontrou um novo sopro de vida na indústria de tokens não fungíveis ( NFT ). Art Blocks é a primeira plataforma a oferecer conteúdo de arte generativo sob demanda que é armazenado no blockchain. Esta plataforma é um grande avanço nos mercados de NFT, e a novidade da plataforma criou muito buzz. Então, como funciona e vale a pena investir nas peças NFT da Art Blocks?
O que são blocos de arte e como eles funcionam?
A plataforma Art Blocks permite aos artistas fazer upload de um algoritmo que gera peças de arte únicas de um estilo específico, então o artista define um preço mínimo e um limite para o número de peças para cada coleção.
Se um usuário vir uma obra de arte específica de que goste, poderá optar por cunhar uma para si. Primeiro, uma string hexadecimal aleatória, chamada de semente, será gerada. Então, cada personagem na semente determina um atributo da obra de arte enquanto permanece fiel ao estilo da coleção de arte. Por exemplo, um usuário pode obter uma versão em vermelho da obra de arte, enquanto outro pode obter tons mais azulados com base no atributo de cor de sua sequência hexadecimal gerada aleatoriamente. O formato da peça resultante também pode variar – pode ser uma imagem estática, um modelo 3D ou uma experiência interativa.
Essa incerteza traz um elemento de surpresa para o processo de cunhagem NFT e dá a cada colecionador a mesma chance de cunhar uma obra de arte rara. Alguns usuários da plataforma também apreciam a emoção adicional. No entanto, os usuários devem observar que precisam instalar e estar conectados ao Metamask para cunhar uma peça de arte.
Depois de cunhada, a arte é representada na rede Ethereum ( ETH ) por um token NFT compatível com ERC-721 padrão . Este padrão permite que os usuários acessem instantaneamente o NFT em plataformas de mercado, como OpenSea , onde podem optar por revendê-lo para outros colecionadores NFT.
A Art Blocks cobra uma comissão de 10% do preço da casa da moeda, e o artista fica com o restante para a venda inicial. Para vendas secundárias em mercados NFT , como OpenSea , Art Blocks cobra uma taxa de 2,5% do preço de venda, enquanto os artistas recebem royalties de 5%. Esse é um recurso atraente para os artistas, pois eles ganham royalties recorrentes de suas obras de arte, o que é inédito no mundo da arte analógica.
O que é Artblocks com curadoria?
Art Blocks também tem uma coleção com curadoria de obras de arte digital, conhecida como Art Blocks Curated . Isso consiste em inscrições feitas por artistas individuais ou colaborações escolhidas a dedo pelo conselho de curadoria antes de ir ao ar. Essas obras de arte com curadoria geralmente vêm de artistas renomados que refletem altos padrões de beleza artística e inovação técnica.
Ao contrário de algumas outras plataformas de arte NFT com curadoria, Art Blocks não programa descartes de projetos. Os colecionadores podem navegar pelos projetos de arte existentes a qualquer momento e criar NFTs que criarão suas peças de arte exclusivas.
Como uma vantagem adicional para artistas com projetos selecionados, eles podem postar novos projetos no Artist Playground. Embora esses projetos não façam parte da coleção oficial do Art Blocks Curated, eles são destacados como possíveis trabalhos a serem explorados, uma vez que esses artistas têm projetos anteriores aprovados para curadoria.
Uma breve história sobre blocos de arte
Erick Calderon, ou Snowfro, fundou a Art Blocks em novembro de 2020. Segundo ele, ele teve a ideia pela primeira vez devido a uma experiência pessoal reivindicando Cryptopunks em 2017.
Por ter um histórico técnico e entender como os contratos inteligentes funcionavam, Snowfro foi capaz de manipular o sistema e obter seletivamente os ativos mais raros disponíveis na época, que eram os zumbis. Snowfro queria usar a arte generativa para criar um sistema onde ninguém pudesse prever e manipular o tipo exato de ativo que obteriam. Snowfro também queria criptografar os atributos do ativo dentro do próprio código, pois achava que isso daria credibilidade a cada iteração única. Esse conceito de proveniência na variabilidade da produção geradora era algo que o intrigava.
A novidade de suas idéias carrega um apelo aparente para as massas. Embora Art Blocks seja uma plataforma nova, ela já ultrapassou US $ 100 milhões em volume de vendas de mais de 9.000 comerciantes no início de agosto de 2021.
Seu pico de popularidade começou em março de 2021. Vários fatores podem ter contribuído para esse crescimento exponencial, incluindo o lançamento da coleção Fidenza pelo renomado criador Tyler Hobb e o entusiasmo do mercado sobre outros NFTs, como o Bored Ape Yacht Club.
Exemplos de coleções de blocos de arte populares
A primeira coleção de arte a ser criada no Art Blocks é o Chromie Squiggle. Isso foi feito como um teste pelo fundador da plataforma, Eric Calderon, também conhecido como Snowfro.
Diz-se que eles “(incorporam) a alma da plataforma Art Blocks”. Snowfro considera cada um deles sua “assinatura pessoal como artista, desenvolvedor e consertador”. Essas obras de arte NFT estão sendo vendidas no mercado secundário por cerca de 0,12 ETH, quase três vezes o preço original da casa da moeda, de cerca de US $ 235. Agora, as obras de arte não estão mais disponíveis para cunhagem pública e só podem ser adquiridas no mercado secundário da OpenSea.
Outra obra de arte popular é do renomado artista generativo Tyler Hobbs. Tyler lançou a coleção Fidenza no Art Blocks em fevereiro de 2021, que atraiu um grande grupo de pessoas. De acordo com Tyler, Fidenza é seu “algoritmo gerador mais versátil até hoje”, com estruturas centrais altamente flexíveis que permitem variedade e surpresas suficientes em cada peça de arte recém-criada.
O Fidenza é baseado principalmente em um algoritmo de campo de fluxo, permitindo que Tyler produza curvas orgânicas imprevisíveis que nunca colidem ou se sobrepõem. Esses recursos levam a um efeito esteticamente agradável. A coleção também utiliza retângulos curvos e grossos em vez de linhas que fluem suavemente junto com esses “campos de força”. Por último, mas não menos importante, a arte recebe várias cores com base em paletas de cores probabilísticas predefinidas.
Os tipos de peças de arte que podem ser cunhados variam nos fatores de “escala”, que se refere ao tamanho e espessura dos retângulos, “turbulência”, que se refere aos graus de curvatura, paleta de cores e estilos de traço, para citar uns poucos. A coleção de arte está na moda, com muitas das peças revendidas por preços impressionantes. Por exemplo, Fidenza # 553 foi revendido por cerca de US $ 40.000 em ETH. Além disso, já foram cunhadas no máximo 999 peças e agora só é possível obter uma peça no mercado secundário.
Como Art Blocks é diferente de outros projetos NFT?
Os NFTs existentes são meramente certificações de autenticidade e propriedade, em vez do ativo digital real. O ativo digital geralmente é hospedado externamente em um InterPlanetary File System ( IPFS ), uma rede ponto a ponto para armazenamento e compartilhamento de dados. O Art Blocks é diferente, pois seus atributos são criados por algoritmos e esses detalhes são criptografados no código do NFT.
A vantagem disso é que a arte digital será mais durável, pois toda a sua qualidade técnica é armazenada e recuperável. Isso contrasta com muitos outros NFTs de qualidade de exibição inferior, como GIFs. Se as telas de exibição futuras melhorassem para 16K, esses GIFs teriam que ser amostrados.
Qual é o futuro do Art Blocks?
Art Blocks espera entrar na arena dos videogames. Snowfro apresenta a ideia de usar os NFTs da plataforma como uma forma de licença para jogar jogos online. Uma vez que o jogador tenha completado o jogo em um nível satisfatório, ele pode vender o NFT, que concede acesso à sua conta. Atualmente, essa é uma prática comum em jogos e seria bem facilitada com o uso de NFTs.
Em termos de sistema, a Art Blocks tem testado novos métodos de leilão para descartes de projetos. Isso foi em resposta ao surgimento de flashbots , que rapidamente adquiriram peças de arte sem participar da guerra do gás. A Art Blocks espera desenvolver uma maneira justa e eficiente de gerenciar o ecossistema e o processo de compra.
Casos de uso não intencionais também começaram a surgir para Art Blocks. Uma delas é a utilização de suas NFTs como garantia para empréstimos em NFTfi . Se um usuário não puder pagar o empréstimo com juros, perderá a NFT para o credor.
Os usuários também estão fracionando NFTs para negociar apenas partes do NFT completo. Isso pode ser feito por meio de terceiros, como Fractional.art , permitindo-lhes entrar em negociações lucrativas sem a necessidade de um grande número de recursos.
Durante uma entrevista, Snowfro também foi questionado se a Art Blocks planeja criar um token nativo em breve. De acordo com sua resposta, Art Blocks não lançará um token tão cedo. No entanto, dadas as rápidas mudanças do mercado de NFT e da plataforma Art Blocks, eles não descartaram a possibilidade de um token no futuro.
Conclusão
Se você está interessado no mundo dos NFTs, Art Blocks pode ser uma ótima plataforma para usar. Seu uso de algoritmos para arte generativa oferece uma vantagem única em relação a outros NFTs. O Art Blocks também oferece a atração adicional de um elemento surpresa e um consequente senso de propriedade em relação à peça de arte que foi criada exclusivamente para você. Quer você seja um colecionador, um comerciante que busca lucrar com os NFTs ou um artista que quer se aventurar na arte generativa, a plataforma tem enorme utilidade e potencial.