Conheça a criptomoeda Ardor, uma plataforma pública de blockchain que permitirá que as pessoas utilizem a tecnologia blockchain do Nxt através do uso de cadeias filhas. Uma cadeia filho, que é um blockchain “leve” que pode ser personalizado até certo ponto, é projetada para permitir uma fácil auto-implantação para seu próprio blockchain.
O que é Ardor (ARDR) token, plataforma pública de blockchain?
O token Ardor é o mais recente no crescente campo de concorrentes para provedores de blockchain como serviço (BaaS).
Ele fornece a infraestrutura de blockchain para empresas e instituições alavancarem os pontos fortes da tecnologia de blockchain sem ter que investir no desenvolvimento de soluções customizadas de blockchain. Em vez disso, o Ardor oferece uma cadeia principal que lida com a segurança e descentralização do blockchain. Ele fornece cadeias filho personalizáveis que vêm prontas para uso, fora da caixa, para vários aplicativos de negócios.
Os desenvolvedores do Ardor são a mesma empresa por trás do projeto open source Nxt. O Ardor vai além do Nxt para resolver problemas críticos de inchaço, escalabilidade e personalização do blockchain.
Primeiro, devemos dar uma olhada detalhada no Ardor, seus fundamentos no Nxt e seu primeiro projeto de cadeia filho Ignis. Embora o projeto tenha um grande potencial para conduzir o blockchain como um serviço a novos níveis de usabilidade e acessibilidade, seu sucesso provavelmente depende da quantidade de tração que a equipe de desenvolvimento pode gerar para os primeiros aplicativos.
Nxt tem lutado para obter a adoção generalizada que os desenvolvedores esperavam, fora alguns exemplos significativos como BNP Paribas e Accenture , e Ardor apresenta um ponto de viragem para a equipe de desenvolvimento gerar entusiasmo.
Para entender o token Ardor, você precisa saber sobre o Nxt
Antes de mergulharmos no que torna o Ardor único, vale a pena dar uma olhada na plataforma Nxt e em suas origens. O Ardor ganhou o apelido de “ Nxt 2.0 ”, uma vez que depende muito da programação principal do Nxt. Na verdade, o Ardor conterá quase todos os recursos do Nxt, além de recursos avançados adicionais.
O Nxt começou em 2013 e foi um dos primeiros ICOs a lançar uma criptomoeda. Embora a OIC inicial arrecadou apenas US $ 6.000 em doações, os fundadores do Nxt continuaram com o projeto. O Nxt foi um dos primeiros projetos a codificar uma nova blockchain do zero, sem pegar emprestado nenhum código do Bitcoin. Seu código-fonte aberto é escrito em Java e também foi o primeiro blockchain a implementar totalmente a prova de aposta .
O Nxt foi projetado para experimentação, e o objetivo era permitir que empresas e outras entidades implementassem suas próprias soluções de blockchain usando a API, criando novas moedas no topo do blockchain do Nxt e até mesmo copiando / editando o código-fonte do Nxt. A equipe de desenvolvimento criou várias funcionalidades que podem ser ativadas quando um novo token é criado. Isso inclui a criação de ativos, negociação, votação em blockchain e a criação de mercados. O Nxt se esforça para tornar mais fácil para empresas e entidades criarem novos tokens e começarem a usá-los fora da caixa.
Os problemas com Nxt
Nxt é uma tecnologia blockchain bem respeitada, verificada e estabelecida com uma história comparativamente longa e uma equipe de desenvolvimento experiente. No entanto, conforme o uso de blockchain aumenta nos próximos anos, o Nxt e outras tecnologias de blockchain enfrentarão alguns problemas fundamentais com pagamentos, escalabilidade e customização.
Tokens nativos
O primeiro e mais direto problema é o uso de tokens nativos para taxas de transação. O Nxt usa um sistema de prova de aposta de falsificação, o que significa que o fornecimento total de tokens já foi criado e novos tokens não são criados com cada bloco.
Em vez disso, os falsificadores que verificam os blocos recebem uma parte das taxas de transação pagas na rede. Como tal, as taxas de transação devem ser pagas no NXT. Mesmo que você tenha criado uma nova moeda independente do Nxt, ainda precisará ter o NXT para pagar os mineiros, diluindo o valor de sua própria moeda. Isso também é verdadeiro para moedas que usam o protocolo ERC20 da Ethereum para construir sobre a blockchain da Ethereum. Eles pagam taxas em Ether.
Blockchain Bloat
A maioria das tecnologias de blockchain, incluindo Nxt, também está encontrando alguma forma de inchaço do blockchain. A raiz desse inchaço é a necessidade de baixar todo o histórico do blockchain para operar um nó completo na rede. Os requisitos de armazenamento para operar um nó completo aumentam conforme ocorrem mais transações.
Em breve, operar um nó em um blockchain pode significar o download de centenas de gigabytes de dados de transação para colocar seu nó em funcionamento, criando um grande gargalo para adicionar novos nós. Embora o Nxt tenha implementado algumas remoções de informações que não são relevantes para verificar as transações, o sistema atual de download de uma cópia completa do histórico de transações não é sustentável a longo prazo.
Problemas de Personalização
As soluções de blockchain como serviço que incentivam a customização, a criação de novos ativos e plataformas de negociação enfrentam um desafio quando se trata de ajudar os clientes a manter seus sistemas. Embora seja relativamente simples criar um clone do blockchain Nxt, fazer isso também exigiria servidores separados e manutenção contínua para manter o sistema personalizado funcionando sem problemas.
Os clones ficarão para trás em atualizações de software e protocolos de segurança, e o Nxt teria que investir muito esforço no suporte contínuo para soluções personalizadas baseadas no Nxt.
Como o token Ardor funciona e resolve esses problemas
O token Ardor inclui todos os recursos suportados pelo blockchain Nxt, mas muda a arquitetura de como os novos blockchains são implementados. Ele separa a segurança da funcionalidade, criando várias cadeias. A cadeia principal do Ardor é uma cadeia de blocos simples e reduzida, construída para velocidade e segurança.
Cadeias infantis
Quando você deseja implementar um novo projeto no Ardor, você cria algo chamado de cadeia filho. A cadeia filho contém toda a funcionalidade e personalização com suporte no Nxt. No entanto, ele ainda está vinculado à cadeia principal e deriva sua segurança e descentralização do uso da cadeia principal para verificação.
Essa nova estrutura permite a implementação de cadeias e recursos filhos em questão de minutos ou horas. Como a infraestrutura do blockchain já está instalada com a cadeia principal do Ardor, as cadeias filho podem adotar rapidamente casos de uso personalizados. Essas cadeias filho ainda recebem todas as atualizações de velocidade, segurança e usabilidade da cadeia principal, já que estão todas integradas em uma plataforma.
Remoção de transações
O Ardor resolve o problema de inchaço do blockchain usando um sistema de remoção de transação. No futuro, não será necessário que cada nó mantenha uma cópia completa do histórico de transações, apenas as transações recentes relevantes que levaram o blockchain até este ponto. O Ardor também oferecerá suporte a nós de arquivamento que irão operar para manter históricos de transações completos, caso sejam necessários.
Para resolver o problema do token nativo, o Ardor usa um sistema de bundlers, nós da rede que aceitam taxas pagas no token da cadeia filho. Esses empacotadores então pagam aos falsificadores da cadeia principal da Ardor em ARDR, essencialmente atuando como câmaras de compensação de conversão para taxas de transação. Isso significa que o usuário final pode iniciar uma transação em um token filho e pagar as taxas de transação no token filho.
Em teoria, os usuários podem não estar cientes da existência do Ardor. Esse compromisso com o trabalho nada sexy de desenvolvimento de infraestrutura é o que torna tão difícil para o Ardor gerar buzz e chamar a atenção da imprensa. No entanto, se ganhar força, o Ardor pode ser a base para infinitas novas aplicações de blockchain.
Ignis: a primeira corrente infantil construída sobre a criptomoeda Ardor
Para testar as capacidades do Ardor e servir como um exemplo de uma cadeia filho operacional, os desenvolvedores do Ardor criaram o Ignis. Ignis implementará todos os recursos personalizáveis que vêm da base de código Nxt. Essencialmente, Ignis foi uma prova de conceito projetada para ser a primeira de muitas outras cadeias infantis na plataforma Ardor. O Ignis ICO arrecadou US $ 15 milhões em financiamento para o desenvolvimento.
No futuro, plataformas de negociação de ações, serviços de transferência de arquivos digitais, aplicativos de blockchain de empresas privadas e outros podem usar cadeias filhas do Ardor. Os pontos fortes do Ardor são tempo rápido para configurar e ampla personalização, tornando-o uma ótima opção para empresas que procuram alavancar o blockchain sem os recursos para se dedicar ao desenvolvimento personalizado.
Gamificação para sustentabilidade
Em 2020, Jelurida se envolveu em uma colaboração para testar uma nova forma de reciclar calor de fontes de energia residuais usando blockchain como ferramenta de gamificação. O projeto, denominado “HotCity”Recebeu uma doação de € 310.000 do Ministério Federal Austríaco para Ação Climática, Meio Ambiente, Energia, Mobilidade, Inovação e Tecnologia.
Liderada pelo Instituto Austríaco de Tecnologia, Jelurida e várias outras empresas desenvolveram uma prova de conceito que permite aos cidadãos de um bairro de Viena enviar micro-fontes de calor residual. A cidade já tem vários distritos chamados de “Energia Plus”, onde grandes fontes de calor residual são direcionadas de volta para a rede de energia para reciclagem. O HotCity visa identificar fontes menores, e os cidadãos podem ganhar tokens garantidos pela rede infantil Ignis em troca de seus envios.
Crowdfunding e transparência para sustentabilidade
Outro projeto, Treecoin, usa a plataforma Ardor para crowdfunding em sua Suíça natal para um projeto de reflorestamento no Paraguai. O token TREE está sendo vendido em uma venda de token de segurança regulamentada pela FINMA. Todo o dinheiro arrecadado será direcionado a um negócio de madeira sustentável que reflorestará até 60.000 acres de terra nos próximos 23 anos, ao mesmo tempo que distribuirá uma parte dos lucros de $ 1,1 bilhão aos investidores da Treecoin.
A iniciativa parece claramente ganha-ganha. Os investidores suíços podem rastrear o destino de seus investimentos usando o blockchain do Ardor. A equipe do projeto fez parceria com uma empresa local que atualmente administra 3.000 hectares de terras reflorestadas no Paraguai. O país tem uma demanda significativa por madeira, pois é altamente dependente de biocombustíveis, pois não há fonte natural de petróleo ou gás. Além disso, o reflorestamento é uma alta prioridade para um país que viuperdas devastadoras de cobertura de árvores nas últimas quatro décadas.
Gamificação para lealdade e publicidade
Triffic é um dos projetos de longa data da Ardor, tendo passado alguns anos testando e refinando seu produto. No entanto, em setembro de 2020, com sucessolançadoem mainnet. O objetivo do Triffic é tornar blockchain e criptomoedas acessíveis a qualquer pessoa por meio de um aplicativo amigável, onde as pessoas podem ganhar tokens por se movimentarem em seus bairros locais. Ao fazer isso, eles podem encontrar e coletar “beacons” por meio do mapa do aplicativo, que oferece recompensas adicionais.
As empresas locais podem participar do Triffic para anunciar seus negócios no aplicativo, oferecendo a capacidade de atingir um público altamente específico de clientes em potencial que realmente estão em sua localidade. Além disso, as empresas podem oferecer aos usuários do Triffic a oportunidade de resgatar seus tokens na loja, criando futuros clientes fiéis. Todos os tokens são protegidos no blockchain do Ardor, o que significa que o aplicativo Triffic é completamente transparente para os usuários e empresas participantes.
Economia de token para uma comunidade de jogos estabelecida
Bridge Champé um dos últimos projetos a surgir no Ardor, neste caso, encabeçado pela própria Jelurida. Bridge é um dos jogos de cartas mais populares do mundo, com cerca de cinco milhões de jogadores apenas nos Estados Unidos. É um jogo altamente sociável e, como tal, os jogadores têm sofrido com a falta de contato social forçada pelos requisitos de distanciamento da Covid-19. Infelizmente, o jogo online simplesmente não está à altura devido ao mercado ter pouca concorrência entre apenas alguns operadores de jogo de bridge online.
Para preencher essa lacuna, a Jelurida está desenvolvendo o Bridge Champ, a primeira plataforma desse tipo dedicada ao uso de blockchain para jogos de bridge online. Com base no Ignis, o Bridge Champ irá operar uma economia no jogo para registro e organização da competição de bridge. Os resultados do jogo serão garantidos no Ignis e a jogabilidade será comprovadamente justa, eliminando a possibilidade de fraude ou trapaça.
Ardor 3.0 Testnet
Quando a ideia sobre a plataforma de blockchain do Ardor foi anunciada em 2016, os desenvolvedores apresentaram sua visão do Ardor como uma solução para vários problemas fundamentais comuns à tecnologia de blockchain – o gargalo de escalabilidade causado pelo inchaço do blockchain, o uso de um único token nativo para segurança de consenso, unidade de valor e taxas de transação, a necessidade de uma solução de blockchain como serviço customizada rodando como parte de uma plataforma pública de blockchain. Em seu lançamento, em 01.01.2018, o software Ardor já contava com uma arquitetura multichain funcional, alcançando a prometida separação de consenso de segurança fornecida pela cadeia pai e várias cadeias filho com seus próprios tokens nativos.
O recurso de empacotamento exclusivotaxas de transação permitidas a serem pagas nos tokens da cadeia filho, opcionalmente patrocinados pelos empacotadores . A blockchain como uma funcionalidade de serviço fornecida por cadeias-filho personalizadas foi posteriormente aprimorada para permitir cadeias-filho exclusivas com permissão híbrida.
Uma estrutura de contrato leve também foi desenvolvida para permitir a automação de transações de uma maneira mais segura usando contratos sem estado implantados na cadeia filho Ignis . Finalmente, depois de muitos meses de desenvolvimento e testes, a equipe de Jelurida agora está orgulhosa de apresentar uma peça importante que faltava na funcionalidade prometida do Ardor, nossa solução para o problema de inchaço do blockchain – o recurso de captura e poda.
A versão experimental 3.0.0e do Ardor, agora disponível para uso pelo público em geral em uma nova instância testnet dedicada, é o primeiro a incluir a capacidade de remover totalmente as transações da cadeia filho do blockchain.
Se a remoção estiver ativada, definindo nxt.pruneChildChains = true em nxt.properties, as transações da cadeia filho não são processadas durante o download do blockchain e são removidas do armazenamento durante a operação normal. Apenas a cadeia principal do Ardor é processada durante o download, e o estado do blockchain é carregado a partir de um instantâneo de estado, baixado automaticamente da rede e validado por seu hash embutido na cadeia principal.
Este design permite manter o tamanho do blockchain no mínimo sem sacrificar a segurança, com um novo nó se conectando à rede apenas tendo que baixar os dados da cadeia pai, e não ter que reprocessar ou manter o histórico completo das transações da cadeia filho. No entanto, se necessário, as transações removidas ainda podem ser recuperadas dos nós que as mantêm e sua autenticidade verificada em relação aos hashes criptográficos na cadeia pai. A descrição técnica completa do design e operação da funcionalidade de poda e instantâneo do Ardor será publicada em um estágio posterior.
Esta versão pode ser executada em paralelo com a instalação 2.3.3 mainnet ou testnet, pois usa portas de rede diferentes (16874 para comunicação de pares, 16876 para API, 16877 para API SSL). Ele está disponível apenas como um pacote zip universal que deve ser instalado manualmente.
Os saldos iniciais do novo testnet são baseados em um instantâneo do testnet obtido em 8 de dezembro de 2020, portanto, os usuários que tiveram um saldo testnet nessa data devem ter o mesmo saldo no novo testnet. Ativos, moedas, propriedades de conta e outras entidades do testnet 2.3.3, entretanto, não foram preservados no testnet 3.0.0e. Os tempos de bloqueio foram definidos para 30 segundos para este testnet.
Fornecimento de moedas
Há pouco menos de um bilhão de moedas ARDR em circulação. Porque Ardor usa prova de aposta em vez de prova de trabalho, nenhuma nova moeda será emitida. A prova de aposta oferece várias vantagens, embora também tenha algumas desvantagens.
Roteiro e equipe
O bloco de gênese do Ardor foi confirmado em 1º de janeiro de 2018. Desde então, houve vários desenvolvimentos notáveis. Isso inclui a implementação de contratos inteligentes leves na rede de teste, que em breve entrarão em operação na rede principal.
Vários projetos também foram lançados na rede principal do Ardor. Isso inclui o Triffic, uma plataforma de programa de fidelidade tokenizada do cliente, e o Max Crowdfund , um projeto de financiamento imobiliário. Ardor também apresentou uma prova de conceito para uma troca descentralizada para Binance .
A poda de cadeias filhas e o compartilhamento de instantâneos estão atualmente na testnet, com um plano para colocá-los ao vivo na rede principal em andamento. A equipe também está pesquisando atualmente o uso de transações de conhecimento zero e cadeias laterais emitidas pelo usuário.
Nada disso é particularmente sexy para quem não entende nada de técnica. No entanto, a questão é que existem vários desenvolvimentos visíveis em diferentes estágios de implementação, desde a pesquisa até o teste. Isso aponta para uma forte visão de longo prazo para o projeto.
Jelurida A equipe por trás de Nxt, Ardor e Ignis
Nxt, Ardor e Ignis são todos projetos de uma empresa privada chamada Jelurida. A equipe Jelurida é uma das equipes de desenvolvimento de blockchain mais experientes, desde o lançamento do Nxt em 2013.
A equipe é composta por desenvolvedores experientes e respeitados, com mais de quatro anos de experiência na criação e manutenção de código de blockchain. Além disso, uma das co-fundadoras tem formação jurídica e gerencia as implicações jurídicas da arquitetura de código aberto e dos aplicativos de blockchain.
Concorrentes
O Movimento da Nova Economia, conhecido como NEM, foi inspirado no antecessor do Ardor, Nxt, e contém muitas semelhanças em suas aplicações. Outros projetos que estão usando cadeias secundárias ou secundárias incluem Lisk e Aelf , embora ambos os projetos usem o protocolo de prova delegada de aposta em vez de pura prova de aposta.
Onde comprar a criptomoeda ARDR
Você pode comprar tokens ARDR em muitas das principais trocas de criptografia para criptografia, incluindo Binance, Bittrex e Huobi Se você quiser comprar o ARDR com fiat, a Changelly oferece essa opção.
Onde armazenar o token ARDR
Ardor oferece sua própria carteira com integração de sistemas operacionais Apple, Windows e Android. Você também pode usar esta carteira para armazenar tokens Ignis ou os tokens de outros projetos em cadeias filho do Ardor.
A criptomoeda ardor é um bom investimento?
Se você está procurando moedas virtuais com bom retorno, o ARDR pode ser uma opção de investimento lucrativa. Preço do Ardor igual a USD 0,30 em 23 de setembro de 2021.
Com um investimento de 5 anos, a receita deve ficar em torno de + 243,01%. Seu investimento atual de $ 100 pode ser de até $ 343,01 em 2026, claro que isso vai depender muito do mercado, que é bastante volátil, então ainda que seja um bom investimento, não coloque um dinheiro que você não possa perder.
Conclusão
A criptomoeda Ardor está fazendo um trabalho muito importante pensando em novas maneiras de estruturar a infraestrutura e a segurança do blockchain. Se feito corretamente, o resultado final pode ser uma solução que qualquer empresa poderia implementar. Não exigiria grande conhecimento técnico ou manutenção contínua.
No entanto, agora existem várias outras plataformas de desenvolvimento que oferecem forte competição para o Ardor.
A equipe tem muito trabalho a fazer se quiser se manter à frente da curva.
No final das contas, os próximos um ou dois anos provavelmente serão os momentos mais críticos para Ardor. Se o projeto puder provar ser uma plataforma de desenvolvimento viável para alguns projetos críticos, pode ser uma boa aposta de longo prazo.