Arbitrum é uma solução de escalonamento de camada 2 feita para Ethereum para ajudar o gigante do blockchain a descarregar uma grande parte de suas transações fora da cadeia, permitindo tps mais altos e descongestionando a rede principal.
Quem está por trás do Arbitrum?
O Arbitrum foi desenvolvido pela Offchain Labs, uma empresa sediada em Nova York que cria soluções de dimensionamento para o blockchain Ethereum.
Os fundadores da empresa, Ed Felten, Steven Goldfeder e Harry Kalodner, queriam criar uma solução que pudesse escalar perfeitamente aplicativos descentralizados, diminuir o custo de transação, aumentar o desempenho do blockchain, tudo isso mantendo a segurança lendária da Ethereum. E o Arbitrum encapsula perfeitamente esse sonho ideal.
O que é Arbitrum?
Arbitrum é uma solução de escalonamento de camada 2 feita para Ethereum para ajudar o gigante do blockchain a descarregar uma grande parte de suas transações fora da cadeia, permitindo tps mais altos e descongestionando a rede principal.
Ethereum é o blockchain preferido para a maioria dos desenvolvedores que buscam construir produtos e serviços descentralizados, graças à sua marca generalizada, efeitos de rede e vantagem do pioneirismo. Mas, à medida que o volume de usuários aumenta rapidamente, isso cria uma pressão significativa em toda a rede, tornando-a mais lenta e cara para os usuários.
A Arbitrum foi criada para lidar com os problemas de entupimento da Ethereum, aumentando a velocidade e a escalabilidade de seus contratos inteligentes, o que, por sua vez, torna a rede mais segura.
Compatibilidade de Máquina Virtual Ethereum
O Arbitrum foi projetado com a Máquina Virtual Ethereum em mente, pois é compatível com qualquer linguagem de computador que funcione com o EVM. Com essa compatibilidade, os desenvolvedores não precisam aprender uma nova linguagem novamente ao desenvolver um novo serviço usando a plataforma Arbitrum, o que vai economizar muito tempo.
Não são necessários plug-ins ou compiladores
Os desenvolvedores podem usar o Arbitrum pronto para uso, por assim dizer, ao usá-lo para desenvolver novos produtos ou serviços, pois ele pode ser usado por meio da ferramenta existente do Ethereum.
Não há necessidade de baixar plug-ins ou compiladores específicos apenas para usar o Arbitrum, reduzindo significativamente as barreiras de entrada para desenvolvedores que desejam usar sua plataforma.
Taxas de transação baixas
A capacidade da Arbitrum de aumentar a taxa de transferência de transações da Ethereum é benéfica o suficiente para a gigante do blockchain, mas, além dessa capacidade, também pode diminuir as taxas de transação dentro do ecossistema. A Arbitrum pode reduzir significativamente os custos por meio de sua tecnologia avançada de rollup, ao mesmo tempo em que mantém incentivos suficientes para os validadores, o que é uma solução ganha-ganha para todas as partes interessadas na Ethereum.
Incentivo para primeiros usuários
A Arbitrum anunciou que todas as equipes de desenvolvimento que se inscreveram para construir na mainnet do desenvolvedor terão o privilégio de pelo menos duas semanas de tempo de desenvolvimento antes de lançar seu protocolo de camada 2 ao público.
Também serve como um incentivo alternativo, já que a Arbitrum não lançou uma venda de token, pois não tem um token de utilitário, ao contrário de outras soluções de escalonamento de camada 2.
Como funciona o Arbitrum?
Arbitrum é um tipo de tecnologia conhecido como rollup otimista . Ele permite que os contratos inteligentes da Ethereum sejam escalonados, passando mensagens entre os contratos inteligentes na cadeia principal do Ethereum e aqueles na cadeia da segunda camada da Arbitrum. Muito do processamento da transação é concluído na segunda camada e os resultados são registrados na cadeia principal – melhorando drasticamente a velocidade e a eficiência.
É otimista no sentido de que qualquer validador é capaz de postar um bloco de rollup e confirmar a validade de outros blocos, enquanto o termo rollup é usado para descrever como as informações públicas podem ser usadas para reconstruir um histórico completo da cadeia a partir de um registro otimizado de eventos. O protocolo Arbitrum garante que o código será executado corretamente (ou seja, conforme pretendido), desde que qualquer validador seja honesto, ajudando a rede a resistir a conluios e outras formas de ataque.
As versões futuras do Arbitrum também terão dois outros modos: canais e cadeias secundárias do AnyTrust.
Como acontece com muitos blockchains, nós individuais podem escolher participar da cadeia Arbitrum. Os nós validadores estão envolvidos na observação do estado da cadeia e os nós completos ajudam a agregar as transações da camada 1. Os agregadores que enviam transações para a cadeia da camada 1 ganham recompensas pagas em ETH, enquanto o resto das taxas de transação do usuário são distribuídas para outros participantes da rede – como validadores.
O Arbitrum apresenta uma etapa de desafio para blocos de rollup, na qual outros validadores verificam a exatidão de um bloco e lançam um desafio se acreditarem que está errado. Se o bloqueio for provado como incorreto ou um desafio for provado injustificado, o validador mentiroso terá sua aposta confiscada, garantindo que os validadores sempre joguem limpo ou arriscam as consequências.
A plataforma também tem sua própria máquina virtual personalizada, apropriadamente chamada de Arbitrum Virtual Machine (AVM). Este é o ambiente de execução dos contratos inteligentes da Arbitrum e existe acima do EthBridge – o conjunto de contratos inteligentes que faz interface com a cadeia da Arbitrum. Os contratos inteligentes compatíveis com Ethereum são traduzidos automaticamente para serem executados no AVM.
Rollup otimista
No coração do Arbitrum está um tipo de tecnologia chamada Optimistic Rollup, que pode ajudar na escala de contratos inteligentes, transferindo mensagens entre os contratos inteligentes Ethereum e Arbitrum. A Arbitrum descarrega a maior parte do peso das transações da Ethereum e as transfere para sua camada para gerenciar todo o processamento das transações.
A única tarefa restante que o Ethereum deve fazer é registrar essas transações na cadeia, o que torna toda a plataforma de blockchain menos congestionada, mais rápida e mais conveniente para os usuários.
Essa tecnologia é chamada de “rollup otimista” por dois motivos: primeiro, “otimista” foi usado para descrever como qualquer validador pode postar um bloco de rollup e autenticar a validade de outros blocos. Em segundo lugar, o termo “rollup” refere-se a como as informações públicas podem ser utilizadas para construir um histórico completo da cadeia a partir de um registro otimizado de eventos.
Acumulação de transações
Transaction Rollup é uma técnica usada pela Arbitrum para registrar lotes de transações enviadas de um lado, que é a cadeia principal do Ethereum, e executá-los do outro lado, que são as cadeias laterais escaláveis da camada 2. Esta técnica está sendo implementada para evitar as consequências de concentrar o registro e a execução das transações em uma única cadeia.
ArbGas
O ArbGas serve como uma medida para monitorar o custo de execução na cadeia do Arbitrum, mas ao contrário das suposições iniciais, é bem diferente do gás Ethereum.
A plataforma não tem um limite rígido de ArbGas e a cadeia de Arbitrum pode gastar mais unidades de ArbGas por segundo de cálculo em comparação com o número de unidades de gás no limite de gás de Ethereum.
Para deixar mais claro, ele pode ser descrito como muito mais generoso e acessível por unidade em comparação com o gás Ethereum.
Ecossistema em crescimento
A Arbitrum fortalece continuamente sua plataforma, não apenas por meio da tecnologia, mas também com o número de parcerias e projetos construídos em cima dela, particularmente plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) . Ele tem colaborado com os principais DApps, como Uniswap , SushiSwap e muitos outros no futuro, para tornar seu ecossistema mais eficiente. Vamos explorar alguns dos principais projetos baseados no Arbitrum.
GMX
GMX é uma troca à vista e perpétua baseada em blockchain que facilita as taxas de swap baixas e negociações de impacto de preço zero. A negociação nesta plataforma é suportada por um pool de múltiplos ativos que permite aos provedores de liquidez lucrar com taxas de swap, rebalanceamento de ativos, negociação de alavancagem e formação de mercado.
Ele fornece aos traders uma visão geral de feeds de preços confiáveis que podem informá-los quando ocorre a liquidação, protegendo suas posições de manobras temporárias.
O GMX também permite que os negociantes entrem e saiam de posições com spread mínimo e impacto de preço zero, poupando-os de altos custos e, como uma vantagem, permitindo-lhes obter um preço ideal para suas negociações.
Sua plataforma foi projetada para ter uma interface de troca amigável que permite aos negociantes trocar facilmente de qualquer ativo suportado para sua posição selecionada.
Tracer Finance
O Tracer é uma infraestrutura financeira ponto a ponto que apresenta conectividade de mercado resistente à censura, graças ao poder da tecnologia blockchain. Aproveitando o código-fonte aberto, a arquitetura oracle e sua natureza descentralizada, o Tracer é mais do que capaz de fornecer um alto nível de segurança para seus usuários.
Ele fornece serviços financeiros, como empréstimos, bolsas à vista, derivativos e até mesmo ferramentas de empréstimo, oferecendo aos usuários uma ampla variedade de serviços financeiros à sua escolha. Para um fluxo de receita adicional, os usuários da plataforma também podem ganhar tokens TRC apostando diretamente no Tracer.
Amy Finance
Amy Finance é um protocolo de empréstimo baseado na camada 2 que visa fornecer aos usuários uma plataforma que lhes permite obter rendimentos elevados sem quaisquer riscos significativos. Para começar a ganhar, os usuários da plataforma precisam depositar ativos no pool de montagem, e cada provedor / apostador de liquidez receberá os juros gerados pelo empréstimo e negociação de alavancagem.
E como o Amy Finance se baseia em um design de camada 2, ele cobra apenas taxas muito baixas de seus usuários, permitindo que os stakers ganhem com a plataforma sem sofrer com as altas taxas. Ele também oferece um pool multiuso, onde os credores podem tirar proveito de benefícios diversificados com risco mínimo de arbitragem, fornecendo-lhes vantagens flexíveis e quase sem risco.
Arbidoge
Arbidoge é o primeiro fork do Dogecoin e token nativo a ser lançado na rede Arbitrum. O Arbidoge foi projetado para aproveitar totalmente a escalabilidade e a velocidade da rede da camada 2 da plataforma. Embora uma rede de camada 1 possa oferecer uma tecnologia robusta, suas altas taxas de transação evitam que muitos dApps se desenvolvam e alcancem seu potencial.
Com esse risco, a Arbidoge escolheu a Arbitrum por causa de sua rede de camada 2, que oferece a vantagem de taxas baixas, o que seria benéfico tanto para desenvolvedores quanto para usuários. Atualmente, está listando seu token, que tem um limite de fornecimento de 10 trilhões, no limite Coingecko e Coinmarket, e os compradores interessados podem comprar o Arbidoge no Sushiswap.
Conclusão
Arbitrum é uma solução de escalonamento Ethereum direta que fornece aos desenvolvedores o que eles realmente precisam, em vez de recursos sofisticados e desnecessários. Suas baixas taxas de transação, solução de escalonamento eficiente, ecossistema em crescimento, ampla compatibilidade e baixa barreira de entrada para desenvolvedores certamente o separam do resto da concorrência.
Mais informações sobre Arbitrum