API3 é uma plataforma que permite que aplicativos descentralizados baseados em blockchain acessem dados e serviços externos de blockchain do mundo real por meio de uma interface de programação de aplicativos (API).
O objetivo declarado da API3 é permitir que versões descentralizadas de APIs sejam criadas, gerenciadas e monetizadas em escalas. Como a tecnologia blockchain desempenha um papel cada vez maior na economia – de finanças descentralizadas ao gerenciamento da cadeia de suprimentos – a equipe por trás deste projeto diz que nunca foi tão importante que os contratos inteligentes forneçam “dados do mundo real oportunos e confiáveis”.
O que é API3?
API3 é uma plataforma que permite que aplicativos descentralizados baseados em blockchain acessem dados e serviços externos de blockchain do mundo real por meio de uma interface de programação de aplicativos (API). As APIs representam um padrão altamente estabelecido no desenvolvimento de software e aplicativos. A API3 fornece uma maneira fácil e padronizada para que os dados do mundo sejam alimentados em aplicativos blockchain alimentados por conectividade de API.
Ao criar um programa ou aplicativo, os desenvolvedores geralmente confiam em APIs existentes para mover conjuntos específicos de dados ou serviços para um novo projeto sem precisar recodificar do zero. Por exemplo, um aplicativo meteorológico em seu telefone pode coletar dados recentes sobre as condições climáticas em tempo real por meio de uma API. As APIs são a base de muitos aplicativos e softwares modernos que usamos todos os dias.
Um problema que a API3 procura resolver: é que a maioria das APIs são construídas para o ecossistema legado de aplicativos, dados e serviços financeiros centralizados e não são compatíveis com os mundos de blockchain e dApps. A missão da API3 é tornar as APIs existentes compatíveis com os padrões descentralizados da Web 3.0 e fazer isso sem sobrecarregar muito os fornecedores de API ou desenvolvedores de dApp.
Quem são os fundadores da API3?
Três pessoas se uniram para dar vida à API3. O primeiro é Heikki Vanttinen, que escreveu extensivamente sobre o projeto e o que ele espera alcançar. Anteriormente, ele trabalhou como fundador e CEO do CLC Group, um laboratório de blockchain “desenvolvendo soluções de contrato inteligente conectadas no mundo real para um futuro mais confiável, eficiente e seguro”. Vanttinen também atuou como diretor de marketing da Zippie, um sistema operacional móvel que visa ajudar a tecnologia blockchain a alcançar a adoção geral.
Vanttinen foi acompanhado por Burak Benligiray. Ele também trabalhou no CLC Group, atuando como CTO. Benligiray já escreveu posts destacando os méritos do ChainAPI, que serve como plataforma de integração para API3. Isso foi descrito como o “sucessor espiritual” do Honeycomb, que foi uma das inovações que foram buscadas pelo CLC Group.
E por último, mas não menos importante, o terceiro cofundador da API3 é Saša Milić. Além de atuar como palestrante na Universidade de Toronto, onde ensinou cursos básicos do currículo para estudantes de ciência da computação, ela também trabalhou como engenheira de software para o Facebook e como cientista de dados de simulação para a Gauntlet.
Como funciona a API3?
No mundo do blockchain e das criptomoedas, muitas vezes ouvimos falar de projetos que visam trazer essa tecnologia para setores estabelecidos, como imobiliário e financeiro. Um dos atributos mais atraentes da API3 é como ela visa corrigir alguns dos problemas que surgiram no próprio espaço blockchain. As APIs são cruciais por causa de como fornecem blockchains com dados fora da cadeia – sem isso, esses livros descentralizados não teriam ideia de quanto moedas deveriam valer.
Ao definir por que a API3 é única, Vanttinen explicou como as APIs descentralizadas podem “fornecer transparência de dados superior até o nível da fonte de dados factual, em comparação com os oráculos descentralizados existentes, que não consideram a API da fonte de dados dentro do escopo de suas solução.” O middleware leve e robusto chamado Airnode foi criado para tornar a API3 uma realidade — e as qualidades distintivas dessa ferramenta dizem respeito a como ela pode ser implantada em minutos, aumentando a transparência e reduzindo substancialmente as taxas de transação no processo.
API descentralizada: rede descentralizada
Em um esforço para descentralizar a transferência de dados off-chain para um ambiente on-chain, a API3 projetou suas próprias APIs descentralizadas (dAPIs). Essas são APIs completamente descentralizadas que são inerentemente compatíveis com a tecnologia blockchain e não requerem o uso de tecnologia proprietária ou acesso de uma organização de custódia.
As APIs descentralizadas podem ser conectadas para suportar qualquer blockchain e existir como uma solução Oracle multiplataforma e multiplataforma para alimentar dados para qualquer ecossistema descentralizado que precise deles. Muitas plataformas se beneficiam de exames de dados confiáveis, portanto, a decisão da API3 permanece blockchain – agnóstica, permitindo que ela se adapte a praticamente qualquer rede descentralizada com recursos de contrato.
API3 dAPI agrega dados diretamente de provedores de dados primários, uma especificação que aumenta a transparência, reduz o risco de adulteração de dados de terceiros e elimina a necessidade de contratar intermediários. tempo – trazendo mais receita diretamente para as mãos dos provedores de API. Com essa estrutura única, a API3 se diferencia de outros projetos de oráculo de dados de blockchain – como Chainlink – que geralmente usam seus próprios nós como intermediários para entregar dados de APIs externas para outros blockchains. É necessário um contrato inteligente.
Airnodes e oráculos primários
Enquanto a maioria dos outros projetos oracle possuem nós oracle de terceiros hospedados por um intermediário, a API3 usa nós oracle próprios, que são operados diretamente por provedores de dados. Para conseguir isso, a API3 usa uma tecnologia chamada Airnode que permite que os provedores de API transformem suas APIs em dAPIs.
Os Airnodes descentralizam o feed em suas respectivas fontes, o que elimina a necessidade de nós intermediários e permite que os dApps acessem os dados diretamente. Airnode é um nó oracle sem servidor que um provedor de API pode implantar com relativa facilidade e sem manutenção frequente. Assim, o Airnode facilita para os provedores de API da Oracle aumentarem seus feeds para monetização em um contexto descentralizado.
A filosofia de design da API3 por trás do Airnode é tornar o processo de se tornar um nó oracle primário simples e fácil para os provedores de API. O Airnode foi projetado para implantação de configuração e esquecimento que não requer nenhum conhecimento técnico excessivo para implantação. O Airnode também não exige que os provedores de API aceitem criptografia como forma de pagamento e usa preços sob demanda, portanto, os provedores de API da Oracle não precisam pagar pelo armazenamento, pois sua API não pode usar; Fora de serviço; Disfunção.
Token API3 e Governança centralizada
A Organização Autônoma Descentralizada API3 (DAO) é responsável por gerenciar as dAPIs API3 e fornecer ao projeto uma governança descentralizada sob sua estrutura central. Com a governança descentralizada, as dAPIs podem ser operadas com mais transparência e menos risco de pontos de falha centralizados.
As dAPIs individuais na plataforma e o próprio projeto API3 abrangente são regidos pelo API3 DAO. Além de ser responsável pela criação, configuração, gerenciamento e monetização de dAPIs, o API3 DAO também cobre os custos operacionais de dAPIs, incluindo taxas de gás e compensação para provedores de API da Oracle. Para que o API3 DAO funcione de forma eficaz, foram implementados mecanismos de incentivo diferenciados relacionados à governança, participação e seguro.
Token API3
A criptomoeda API3 é o token utilitário nativo do API3 e o mecanismo central para pagamentos e governança da comunidade no API3 DAO. Os dApps que usam a rede dAPI pagarão uma taxa de assinatura API3 para fazê-lo, embora os provedores de API que usam Airnode possam optar por receber pagamentos fiduciários por meio do financiamento API3 DAO se não desejarem processar a criptomoeda.
O token API3 também permite que todas as partes interessadas da comunidade participem diretamente da governança da comunidade apostando criptomoedas API3 no contrato de staking de seguro API3. Dessa forma, as partes interessadas recebem recompensas de staking e recompensas de inflação – e, portanto, são incentivadas financeiramente a participar da rede descentralizada e aumentar seu valor geral.
Previsão de Preço API3 (API3)
O preço do API3 está previsto para atingir um nível máximo de $17.910 ao longo de 2022.
Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, API3 (API3) pode atingir um nível máximo de $34.47, com o preço médio de negociação de $25.63.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, API3 deve cruzar um nível de preço médio de $41.55. O valor mínimo esperado do preço do API3 no final do ano atual deve ser $38.37. Além disso, API3 pode atingir um nível de preço máximo de $42.35.
Onde comprar o token API3?
A criptomoeda API3 pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- OKX
- DigiFinex
- Mandala Exchange
Conclusão
A necessidade de fornecer dados externos precisos para ambientes on-chain é uma necessidade para a criação de aplicativos, plataformas e mercados descentralizados robustos. O Oracle API Gateway da API3 fornece uma estrutura sem atritos para ajudar os provedores de API a fazer exatamente isso. Ao reduzir o papel dos intermediários e tornar mais fácil para os provedores de dados operarem seus próprios nós, a API3 pode trazer mais receita para os provedores de dados – uma perspectiva que poderia incentivar mais fornecedores a adotar e participar do cenário descentralizado. Com governança descentralizada e um DAO sofisticado, a abordagem da API3 para ser uma solução competitiva de oráculo de dados é democratizar o acesso às informações dentro do ecossistema blockchain.