A análise On-Chain foi introduzida no mercado crypto em 2011, é uma das primeiras métricas populares, “ Coin Days Destroyed ”, ela foi introduzida para rastrear a atividade na rede Bitcoin.
O que é análise On-chain?
A análise on-chain é uma estratégia de pesquisa que aproveita as informações encontradas no blockchain público com o objetivo de ajudar os comerciantes a aprimorar suas estratégias de negociação cripto.
Os dados on-chain geralmente incluem informações sobre todas as transações que ocorrem em uma determinada rede de blockchain. Por exemplo, detalhes é informações de transação, como endereços de envio e recebimento, tokens ou moedas transferidos, valor da transação, taxa de transação e os fundos restantes para um determinado endereço. Ela também contém dados de bloco, como carimbos de data/hora, taxas de mineração, recompensas e o código de contrato inteligente.
Como funciona a análise on-chain?
As métricas para análise em cadeia da rede podem ser amplamente classificadas em três categorias:
- Capitalização de mercado de criptografia
- Status de HODL de um ativo
- Perspectivas futuras da criptomoeda
Capitalização de Mercado
A capitalização de mercado de uma criptomoeda define o valor líquido da rede blockchain. O valor total de uma rede é definido como a multiplicação do preço da criptografia por sua oferta total de circulação. Além de determinar o patrimônio líquido da rede, também podemos usar a capitalização de mercado para avaliar o tamanho do mercado, a adoção e os riscos envolvidos com o ativo criptográfico .
Status de espera
Os analistas usam uma métrica chamada onda HODL para determinar a tendência do mercado e a idade da criptomoeda detida pelo usuário. A onda HODL diz aos analistas se os traders estão HODLing o ativo ou vendendo-o rapidamente. Isso determina o humor do mercado e a perspectiva dos HODLers, ou seja, se eles sentem que o preço pode cair ou se antecipam uma alta.
Os analistas da rede também usam métricas de concentração de moedas para determinar a concentração de “ baleias ” e grandes investidores na rede. Por exemplo, digamos que haja um ativo em que alguns endereços detêm uma porcentagem significativa do token, isso significa que as baleias e os grandes investidores podem facilmente manipular o mercado descartando os tokens. Portanto, analisar a concentração de grandes HODLers de token é muito crítico para minimizar os riscos de investimento em criptografia.
Perspectivas futuras de uma criptomoeda
Para entender se um ativo criptográfico está ganhando ou perdendo força entre os investidores, o futuro contrato em aberto pode ser analisado. Além disso, fatores como a correlação entre o token e o preço do Bitcoin, bem como as entradas e saídas totais de câmbio.
Correlacionar o preço de um token ou altcoin com o do Bitcoin minimiza o risco para os investidores porque pode ajudá-los a reduzir as perdas para criptomoedas que estão mais fortemente relacionadas às quedas de preço do Bitcoin. Além disso, as entradas e saídas de certos tokens ou moedas de uma bolsa (ao longo de certos períodos de tempo) podem ajudar os analistas da rede a avaliar o status de adoção do ativo, agindo como um sinal de alarme para indivíduos de alto patrimônio líquido e atividades de negociação institucionais.
Como usar a análise on-chain para criptografia?
Como os dados de criptomoeda e blockchain são transparentes, eles fornecem uma grande oportunidade para analistas on-chain formarem imagens mais abrangentes do mercado de criptografia com base em dados concretos, bem como em uma abordagem baseada em fundamentos, em vez de serem apenas guiados pelo exagero.
Prever movimentos do mercado
Ao avaliar o comportamento do investidor e a saúde da rede em tempo real, a análise on-chain não apenas ajuda os traders a aprimorar suas estratégias, mas também os permite prever melhor os movimentos futuros do mercado. Por exemplo, levando em consideração o número de endereços ativos e o número de transações de uma criptomoeda, os criptomoedas podem prever se o interesse nessa criptografia aumentará ou diminuirá. Se houver um aumento acentuado no número de endereços e transações ativos, geralmente isso se correlaciona com um aumento no preço da criptomoeda.
Estude o comportamento do investidor
As métricas da rede também fornecem detalhes de certos comportamentos do investidor. Por exemplo, os analistas da rede podem examinar por quanto tempo um endereço não moveu uma criptomoeda e o número de investidores HODLing a criptografia. Se o número de investidores que HODLing a criptografia aumenta, isso pode significar que o fornecimento circulante da criptografia é menor. A análise on-chain dessa situação nos diz que o preço dessa criptomoeda deve aumentar se a demanda for constante. Além disso, também mostra confiança no desempenho futuro do ativo.
Conclusão
Em resumo, a análise on-chain oferece aos criptógrafos uma ferramenta fascinante para mergulhar nos insights em tempo real de uma rede blockchain. Isso lhes dá a oportunidade de capitalizar as vantagens oferecidas por um mercado de criptografia mais abundante e transparente de dados.