A criptomoeda Ampleforth é uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) baseada em Ethereum que opera um stablecoin de fornecimento ajustado , AMPL. Além da AMPL, a Ampleforth possui um símbolo de governança , FORTH, que confere aos seus titulares o direito de voto nas questões de desenvolvimento do protocolo e mecanismo de descentralização.
O token Ampleforth lançado em 2018 apenas com AMPL. O token FORTH, introduzido em abril de 2021, é um desenvolvimento relativamente novo para a plataforma. O FORTH é negociado a US $ 15,10 por token, com um fornecimento total de 15 milhões de tokens , dos quais cerca de 8,4 milhões estão em circulação. Isso dá ao token uma capitalização de mercado total totalmente diluída de cerca de US $ 227 milhões e uma capitalização de mercado baseada no fornecimento circulante de aproximadamente US $ 127 milhões.
O que é AMPL token?
Desde seu lançamento em 2018, a Ampleforth tinha apenas um token , AMPL, até abril de 2021. AMPL é uma moeda estável atrelada ao USD. Ao contrário da maioria das outras stablecoins, a paridade da AMPL com o USD é alcançada não por meio de depósitos e transações do usuário, mas por meio do ajuste de suprimento mantido pela plataforma.
Todos os dias às 2h UTC, o protocolo avalia as flutuações das taxas entre AMPL e USD. Se a taxa é estável em 1: 1, nenhum evento de fornecimento é disparado. Se a AMPL subir acima do dólar, um novo suprimento é cunhado para trazer a AMPL de volta à paridade com o dólar. Se a AMPL se desvaloriza em relação ao dólar, parte da oferta é queimada para manter a paridade.
O que é FORTH?
FORTH atua como o símbolo de governança da Ampleforth. Os tokens de governança dão a seus detentores o direito de votar em decisões importantes que afetam a direção futura da plataforma. A Ampleforth declarou publicamente que a função principal do FORTH é permitir que seus titulares votem em alterações ao protocolo e, especificamente, para ajudar na descentralização da Ampleforth.
Em abril de 2021, a Ampleforth decidiu buscar um modelo de token duplo introduzindo o FORTH. Enquanto muitas plataformas buscam modelos de token duplo para fins de oferta inicial de moedas ( ICO ), a Ampleforth já havia passado do estágio de ICO na época.
O objetivo principal do modelo duplo era separar o stablecoin transacional do protocolo, AMPL, da funcionalidade de governança, um esquema aplicado anteriormente em várias plataformas de stablecoin, mais notavelmente o Maker DAO.
O que é FORTH Supply?
FORTH foi lançado com um fornecimento total de 15 milhões de tokens. De acordo com as especificações do token, após o período inicial de um ano, a partir de abril de 2022, o FORTH terá uma meta de inflação de 2%.
No lançamento, FORTH foi disponibilizado para usuários que fizeram transações usando tokens AMPL. Vários fatores foram levados em consideração para determinar a quanto FORTH cada carteira elegível tem direito. Dois fatores principais são as transações usando AMPL e a atividade no programa Geyser Liquidity .
No programa Geyser, a Ampleforth recompensa os usuários que investem seus fundos em pools AMPL em bolsas selecionadas. Uma piquetagem mais ativa sob este programa foi levada em consideração ao calcular a quantidade de FORTH para um usuário.
Como reclamar o FORTH?
Cerca de 75.000 usuários estão qualificados para receber o FORTH, e eles têm até 16 de abril de 2022 para resgatar os tokens. Ampleforth afirmou que qualquer não reclamado FORTH após esta data será transferido para uma organização autônoma descentralizada ( DAO ) administrada pela comunidade .
De todos os 15 milhões de tokens no lançamento, 67% foram disponibilizados para os usuários da plataforma, enquanto 33% foram para os primeiros apoiadores da plataforma. Isso incluiu a equipe de desenvolvimento, consultores de plataforma e a Fundação Ampleforth.
Como funciona a governança da criptomoeda Ampleforth?
A introdução do FORTH é um marco importante para o projeto Ampleforth. Isso mostra que a plataforma leva a questão da governança a sério o suficiente para dedicar um símbolo próprio a ela.
Para o crédito da plataforma, a Ampleforth tem um processo de governança detalhado e transparente disponível publicamente online, algo que muitas outras plataformas, mesmo aquelas com tokens de governança, simplesmente não têm.
A governança na Ampleforth é um processo detalhado de 6 estágios com a seguinte estrutura:
Etapa 1 – Discussão
O primeiro estágio é quando as idéias relacionadas ao protocolo são ativamente discutidas em fontes públicas, como mídia social, Fórum de discussão sobre governança da Ampleforth ou DAOs da comunidade. Se uma ideia receber apoio inicial suficiente, ela pode ser formulada como uma proposta e o processo passa para a 2ª fase.
Etapa 2 – Proposta Formal
Nesta fase, é elaborada uma proposta formal que descreve todos os detalhes técnicos da ideia. Existem dois tipos de propostas na plataforma:
Propostas de Melhoria Ampleforth (AIPs). Esses documentos especificam as alterações propostas para o protocolo principal, APIs do cliente e padrões de contrato inteligente.
Propostas de mudança de configuração da Ampleforth (ACCPs). Esses documentos são preparados quando mudanças técnicas mais profundas na configuração do sistema são propostas.
Etapa 3 – discussão direcionada no fórum
A proposta formal do estágio 2 é então discutida em um tópico dedicado no Fórum de Governança. Quaisquer questões pendentes ou esclarecimentos são tratados durante esta fase.
Etapa 4 – Sinalização Fora da Cadeia
Se a terceira fase ainda não tiver resolvido todas as questões pendentes, pode ser usado obter feedback dos detentores de tokens por meio de discussões fora da rede ou votação informal preliminar por meio da mídia social. Essas discussões podem fornecer uma boa indicação do resultado final da votação.
A Ampleforth tem uma página dedicada em seu site para acompanhar as discussões do estágio 4.
Etapa 5 – Desenvolvimento Técnico
As ideias que passam com sucesso nos primeiros quatro estágios são implementadas tecnicamente no testnet, onde são testadas e auditadas.
Etapa 6 – Votação formal de governança
Após o término do processo técnico de chute de pneus no estágio 5, a ideia segue para o estágio final – a votação formal da governança na rede. É aqui que os participantes da plataforma usam seus tokens FORTH para “votar”.
As ideias que são aceitas durante a votação são implementadas automaticamente na plataforma, sem a necessidade de ação adicional de qualquer entidade da plataforma.
Quem está por trás da criptomoeda Ampleforth e FORTH?
Ampleforth, a plataforma em que FORTH reside, foi fundada em 2018 por dois tecnólogos de blockchain de São Francisco – Brandon Iles e Evan Kuo. Kuo atua como CEO da plataforma.
A empresa atraiu quase US $ 10 milhões em capital de risco (VC) de 1 pessoa física e 10 investidores institucionais em 4 rodadas de financiamento. A primeira rodada de financiamento foi em março de 2018, com um total de US $ 3 milhões. Durante essa rodada de fundação, a True Ventures, uma empresa de capital de risco que investe em startups de tecnologia em estágio inicial, atuou como o investidor líder.
A plataforma é gerenciada pela Ampleforth Foundation, uma equipe de tecnólogos, analistas e investidores de blockchain. Na Fundação, Kuo cuida do desenvolvimento do produto e das relações com o VC, enquanto Iles supervisiona a arquitetura do sistema.
FORTH histórico de preços
O lançamento do FORTH no final de abril deste ano coincidiu com o desenvolvimento da bolha geral do mercado de criptografia . Durante o primeiro mês, o FORTH foi negociado principalmente na faixa de $ 30 a $ 40. À medida que a bolha do mercado desinflou, o preço caiu para um nível mais sustentável de cerca de US $ 15 a US $ 20.
Desde o final de maio, FORTH tem estado notavelmente estável, negociando em grande parte dentro desta faixa.
Qual é o futuro do FORTH?
O token de governança Ampleforth (FORTH) ainda está nos primeiros meses de sua existência. Visto que FORTH é uma governança, ao invés de um token transacional, é improvável que seja um instrumento de comércio muito ativo por seus detentores. Portanto, pode-se esperar que o token provavelmente não mostre as flutuações de taxa selvagem características dos tokens transacionais.
A estabilidade relativa esperada para FORTH já é evidente nos últimos meses de sua história de preços. Exceto por desenvolvimentos de mercado muito significativos que afetam a plataforma Ampleforth, FORTH provavelmente continuará mostrando um desempenho relativamente estável.
A criptomoeda Ampleforth (AMPL) é um bom investimento?
Agora é a hora de identificar projetos de criptomoeda promissores nos quais vale a pena investir e acredito que Ampleforth (AMPL) pode ser um desses projetos.
É um ativo digital genuinamente único que tem uma economia e tokenomics muito interessantes e complexas para descobrir. O token Ample foi projetado de forma inteligente e é diferente de tudo o que foi tentado antes.
Investir em tokens Ample no momento certo pode ser bastante lucrativo, mesmo com pequenas oscilações de preço, mas ficar acima de $ 1 por algumas semanas de cada vez (ou seja, 5% de juros compostos diários ganhos em 15 dias acima de um preço de $ 1,20 dobraria a quantidade de tokens que você possui) e o projeto parece ter um futuro incrivelmente brilhante. A Ampleforth não apenas tem uma equipe matadora, mas também é apoiada por um forte Conselho Consultivo e investidores notáveis.
Dito isso, é potencialmente muito volátil. Uma moeda de capitalização baixa pode ser manipulada, ou até mesmo um interesse genuíno positivamente pode aumentar o preço, possivelmente além do valor de mercado exato, ou apenas investidores maiores que precisam sacar por motivos pessoais podem reduzir significativamente o preço.
Para resumir, esta não é apenas uma negociação direta “compre na baixa, venda na baixa e venda na alta”. O rebase adiciona complexidade extra. Se você acertar o tempo, diga que comprando por $ 0,70, você poderá ter a oportunidade de sua vida se rapidamente passar de $ 1. Ou se os rebases negativos diários continuarem por 10-20-30 dias, você poderá ver sua quantidade de moedas reduzir em 10-50%!
Com esse entendimento, você pode achar que é mais seguro esperar até que o preço esteja novamente em $ 1 e haja rebases positivos de fornecimento diários. Isso é verdade, a menos que o preço caia abaixo de $ 1 e você perca o preço do token E comece a experimentar reduções de rebase de fornecimento.
Esta é uma moeda para comerciantes. Se você puder descobrir a economia de tokens e, especialmente, levar em consideração o rebase, então esta pode ser uma oportunidade incrível.
Conclusão
FORTH é o símbolo de governança da plataforma Ampleforth DeFi. Lançado em abril de 2021, o FORTH reside no Ampleforth junto com a stablecoin transacional da plataforma – AMPL. Cerca de 75.000 usuários do Ampleforth têm o direito de reivindicar FORTH até abril de 2022.
O valor de FORTH que esses usuários têm direito a reclamar é determinado por meio de uma fórmula em que os dois fatores-chave são as transações anteriores na plataforma usando moedas AMPL e o nível de atividade no programa de liquidez do Geyser – o programa da Ampleforth de recompensar os usuários por apostarem seus fundos em Pools de liquidez com base em AMPL de algumas bolsas de criptomoedas.
FORTH confere aos seus titulares o direito de participar da governança da plataforma votando em decisões importantes que afetam os rumos futuros da Ampleforth. Especificamente, a Ampleforth pretende aumentar o nível de sua descentralização usando o consenso baseado em votos.
Ampleforth tem um processo bem estruturado de 6 estágios para discutir quaisquer alterações ao protocolo. Quando uma solicitação de mudança passa pelos primeiros 5 estágios com êxito, os detentores do FORTH votam na mudança proposta. Se a maioria for alcançada durante a votação, a mudança é automaticamente implementada pelo protocolo.
A plataforma é administrada pela Ampleforth Foundation, uma equipe de tecnólogos e empresários de blockchain liderada por Evan Kuo e Brandon Iles, os co-fundadores do protocolo. Até o momento, a Ampleforth conseguiu garantir um financiamento de capital de risco de quase US $ 10 milhões.
Por ser um símbolo de governança, o FORTH tem se mantido estável nos últimos meses, desde que a bolha do mercado de criptomoedas de abril de 2021 diminuiu. Espera-se que o token continue a ser negociado de uma forma mais estável em comparação com muitos tokens transacionais no mercado.