Ambrosus é um ecossistema baseado em blockchain construído para o gerenciamento industrial de dispositivos sensores, cadeias de suprimentos e cidades inteligentes. Com código aberto para o mundo dos desenvolvedores, a Ambrosus visa ser pioneira no gerenciamento de dados seguro, transparente e integral em todos os setores da economia global. Continue a leitura para saber mais sobre o projeto Ambrosus e saber se vale a pena.
O que é Ambrosus (AMB)?
Ambrosus é uma blockchain que opera na plataforma Internet das Coisas (IoT). Originalmente, foi criado no blockchain Ethereum como parte do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Seu objetivo era otimizar as indústrias alimentícia e farmacêutica por meio da tecnologia blockchain e dispositivos IOT. Alguns desses dispositivos são sensores de alta tecnologia, outros são mecanismos anti-adulteração criptografados. Existem também contratos inteligentes e protocolos blockchain que ajudam a criar um ecossistema seguro de uma cadeia de suprimentos. Isso significa que tanto distribuidores quanto consumidores podem acompanhar, armazenar e transmitir o fluxo dos produtos.
Ambrosus se posiciona como uma solução coerente, de ponta a ponta, que oferece um serviço de melhor gerenciamento de dados para as empresas. Também é descentralizado, portanto, não há uma entidade única que controle os dados da cadeia de suprimentos. A blockchain Ambrosus também emite sua própria criptografia AMB, que serve como base da rede Ambrosus. A ideia da moeda deriva da mitologia grega antiga, onde a ambrosia era um alimento milagroso dos deuses. Como diz a lenda, isso os tornou poderosos e imortais. O mesmo acontece com a moeda AMB para o ecossistema da Ambrosus – ela alimenta, ativa e opera a rede com todos os seus serviços.
Vantagens e desvantagens:
Vantagens:
- Uso de Javascript – Permite criar soluções de API até mesmo para desenvolvedores que possuem apenas conhecimentos básicos em programação.
- Tecnologia – Ambrosus O protocolo Ambrosus é uma “torta de três camadas”, que compreende o Repositório de Medições, que gerencia as medições específicas do produto; Requisitos Smart Contract, que examina a aderência dos produtos aos padrões de qualidade; Amber Token – que possui diversos casos de uso na plataforma AMB.
- Open-Source – Quem possui conexão com a Internet pode customizar os nós e operar na plataforma através de sua própria infraestrutura de TI.
- Uma solução híbrida – Ela permite que os usuários escolham com quais dados desejam ser públicos e privados.
Desvantagens:
- A falta de popularidade – Como o Ambrosus não está entre as principais criptomoedas, não é comumente usado e conhecido, portanto tem menos aplicações possíveis.
- Baixo nível de liquidez – O volume parece ser bastante reduzido e grande parte dele está concentrado em uma única bolsa, por isso pode ser difícil realizar transações.
Como Ambrosus funciona?
Ambrosus é baseado na blockchain Ethereum. A plataforma também inclui outras tecnologias distribuídas que permitem à Ambrosus transmitir informações de dispositivos IoT para serem gravadas em um blockchain. Existem três componentes principais do protocolo Ambrosus. Estes são o Repositório de Medições, o Contrato Inteligente de Requisitos e o Token Amber.
- O Repositório de Medições: Este é o componente de gerenciamento de banco de dados que registra e armazena informações específicas do produto, o que permite um rastreamento preciso dentro da cadeia de suprimentos.
- O Contrato Inteligente de Requisitos: É aqui que são definidos os padrões de controle de qualidade para produtos que são registrados no Repositório de Medições. Esses contratos inteligentes são criados pelos usuários da plataforma e estão disponíveis publicamente. Esses contratos determinam se os produtos monitorados estão atendendo aos requisitos de garantia de qualidade do cliente.
- O Token Amber: O token Amber (AMB) é o token utilitário para a plataforma Ambrosus. É um token ERC-20 e tem vários usos no ecossistema Ambrosus. Uma é garantir que as informações do produto permaneçam atualizadas à medida que os produtos se movem pela cadeia de suprimentos. Como os tokens AMB são usados como parte do rastreamento de produtos, há um incentivo para os consumidores usarem tokens AMB.
Como você pode imaginar em uma plataforma de gerenciamento da cadeia de suprimentos, os dispositivos da Internet das Coisas (IoT) são parte integrante da plataforma Ambrosus. A maioria desses dispositivos IoT são sensores, rastreadores e tags que permitem que os produtos sejam monitorados fisicamente à medida que se movem pela cadeia de suprimentos. Esses dispositivos IoT também são cruciais para transmitir informações sobre os produtos para fabricantes e consumidores. Um recurso interessante que a Ambrosus adicionou é uma interface Javascript que permite aos desenvolvedores criar soluções de API mesmo sem nenhum conhecimento de programação blockchain. Isso foi feito para reduzir o atrito para novas organizações considerando a solução e é semelhante à solução fornecida pela Lisk.
Como mencionado, o projeto nasceu com o objetivo de resolver para os consumidores, os varejistas estão sempre preocupados com o abastecimento, autenticidade das mercadorias, etc. Então vamos ver a solução da Ambrosus em detalhes no problema. isto:
- IoT (Internet of Things): Dispositivos de rede e de automação fornecem segurança e comprovação de dados, tornando-se uma fonte de dados genuína para informações que podem ser rastreadas e usadas adequadamente.
- Armazenamento seguro de dados: dados descentralizados, imutáveis e interoperáveis permitem autenticação e compartilhamento fáceis, com contratos inteligentes automatizados que reduzem a entrada manual de dados. A prova de conhecimento zero é usada para autenticar usuários, mantendo a privacidade estrita.
- Rastreabilidade da Cadeia de Suprimentos: Uma rede para rastrear qualquer produto desde a origem até o varejista, com rastreamento de geolocalização, autenticação do produto, controle de qualidade e condição.
- Prova de Origem: Atualizar relatórios de embarque e outros documentos comerciais fornecem informações confiáveis sobre o fabricante. A prova de conformidade é mantida por meio de relatórios automatizados em uma rede descentralizada e transparente.
Casos de Uso de Ambrosus
Ambrosus já está em uso e está se mostrando eficaz. Um desses usos é no Madagascar Bourbon Vanilla, onde o sistema Ambrosus está sendo usado por exportadores de baunilha em toda a região para rastrear e compartilhar informações (como comprovante de origem) com vários clientes em toda a cadeia de suprimentos.
Ambrosus também fez parceria com a empresa coreana Nongshim Data Systems (NDS) para rastrear e garantir a qualidade da carne vendida nos supermercados MegaMart. A solução rastreia informações da fazenda ao supermercado, incluindo verificações veterinárias, controle de temperatura e dados da cadeia de suprimentos. Além dos casos de uso já em andamento, há vários casos de uso potenciais identificados no whitepaper da Ambrosus:
- Rastreabilidade da matéria-prima;
- Proteção de autenticidade para produtos de luxo;
- Auditoria de conformidade em tempo real;
- Acompanhamento das condições de entrega de produtos farmacêuticos e congelados;
- Acompanhamento dos processos de fabricação para fins de auditoria.
Ecossistema Ambrosus
O Ecossistema Ambrosus consiste em três componentes básicos:
- Solução de Software Ambrosus, AMB-NET.
- Solução de hardware Ambrosus, o laboratório de inovação.
- dApp de código aberto e desenvolvimento de aplicativos via Ambrosus Developers Portal. No geral, o Ecossistema Ambrosus possibilita uma solução inovadora e abrangente para os desafios na gestão da cadeia de suprimentos.
Dentre os diversos serviços oferecidos pela Ambrosus, destacam-se:
- Rastreabilidade de ponta a ponta.
- Monitoramento de temperatura de alguns produtos
- Marcação inteligente de itens falsificados.
- Garantia de qualidade, testes microbiológicos e de DNA de produtos
- Logística de festas completa com ‘Smart Containers’.
- Camada por camada (R2R) e etiquetas e dispositivos inteligentes impressos em 3D.
- Interface de recall do produto
- Seguro inteligente para cadeias de suprimentos
AMB NET
A Rede Ambrosus (AMB-NET) é o centro do ecossistema Ambrosus. Mais do que apenas um blockchain, o AMB-NET é uma plataforma de gerenciamento de cadeia de suprimentos desenvolvida especificamente, escalável, interoperável e, o mais importante, fácil de conectar aos sistemas de TI existentes. Com AMB-NET, sensores de hardware de alta tecnologia podem se comunicar em tempo real com uma plataforma distribuída de forma simples, conveniente e amigável para empresas. Os sensores de hardware ou dispositivos inteligentes de cada empresa devem estar especialmente conectados à rede Ambrosus para que os dados sejam transmitidos.
Para empresas multinacionais ou outras partes interessadas em manter a confidencialidade de seus dados, a rede Ambrosus permite diferentes níveis de armazenamento de dados: os dados podem ser armazenados publicamente (totalmente aberto), semi-público (aberto a terceiros selecionados) ou, finalmente, totalmente privado (disponível apenas para a própria empresa). Apenas os metadados são armazenados e validados para cada “grupo” de dados compactados e injetados no blockchain. Esses metadados incluem informações como o carimbo de data/hora de quando os dados foram criados, o proprietário dos dados específicos e o hash do ID dos dados.
No geral, a rede Ambrosus permite muito mais do que apenas segurança de dados em uma blockchain. Ele também permite que todos os negócios de ferramentas necessários para integrar a tecnologia blockchain aos negócios de um cliente. Essas ferramentas podem incluir coisas como armazenamento privado de dados, controle de usuários e acesso em um contexto descentralizado, armazenamento confiável de dados, plataforma de criação de aplicativos, cobrança mensal etc.
Token AMB
O token AMB (Amber) é um token compatível com ERC-20 usado para realizar um serviço de utilidade para a plataforma Ambrosus. Ele se liga aos produtos rastreados no blockchain e é usado para coletar e transmitir dados para a rede Ambrosus. Atua também na transferência de valor dentro da rede Ambrosus. A criptomoeda tem uma oferta circulante de 869.964.328 moedas AMB. Conforme previsto atualmente, o token AMB tem três funções vitais:
- O AMB pode ser usado como pagamento para transações no AMB-NET. Cada vez que um ativo ou evento é criado, uma pequena quantidade de AMB é exigida como taxa de criação.
- Os tokens AMB podem ser bloqueados para criar um registro digital de um bem físico. Isso também funciona para reduzir o incentivo para que os maus atores se envolvam em fraudes ou tentem enganar qualquer uma das outras partes que usam a cadeia de suprimentos.
- AMB é a garantia necessária para executar um Masternode em AMB-NET. Isso exige que um usuário bloqueie uma certa quantidade de AMB para ser considerado um Masternode e, em troca, ele colete uma parte das taxas pagas para validar transações ou criar novos ativos.
Onde comprar o token AMB?
O token AMB pode ser comprado em várias bolsas de criptomoedas principais, algumas das maiores são: Binance, KuCoin, HitBTC, ProBit Global e Mercatox.
Previsão de Preço Ambrosus (AMB)
O preço do Ambrosus está previsto para atingir um nível máximo de $0.0730 ao longo de 2022. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Ambrosus (AMB) pode atingir um nível máximo de $0.1404, com o preço médio de negociação de $0.1044. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 AMB deve cruzar um nível de preço médio de $0.1693.
O valor mínimo esperado do preço do Ambrosus no final do ano atual deve ser $0.1563. Além disso, AMB pode atingir um nível de preço máximo de $0.1725. O preço do Ambrosus está previsto para atingir o nível mais baixo possível de $0.1498 em 2030. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o preço do AMB pode atingir um nível máximo possível de $0.2763, com o preço médio previsto de $0.2082.
Conclusão
Ao combinar blockchain com a internet das coisas (IoT), o Ecossistema Ambrosus oferece a empreendedores, indústrias e empresas uma estrutura para gerenciar e compartilhar dados de maneira segura e eficiente. Como um ecossistema de blockchain em rápido crescimento, o Ambrosus foi reconhecido como uma ‘Estrela em ascensão’ pelo EIT. Ambrosus é o membro fundador da “International Association for Trusted Blockchain Applications” (INATBA), lançada pela Comissão Europeia, e parceira dos Sistemas Alimentares Sustentáveis 10YPF das Nações Unidas. Uma blockchain nativa de Ambrosus. O PortalCripto espera que o artigo tenha trazido as informações necessárias sobre o projeto Ambrosus.