A Criptomoeda Algorand é uma rede de blockchain descentralizada de código aberto que alavanca uma estrutura de duas camadas e uma variação exclusiva do mecanismo de consenso de Prova de Participação (PoS) para aumentar as velocidades de transação e atingir a finalidade.
As recompensas em bloco da criptomoeda Algorand são distribuídas a todos os detentores de moedas ALGO, oferecendo a todos os detentores ALGO uma oportunidade de ganhar recompensas em vez de apenas os produtores de blocos.
O que é Algorand (ALGO) token?
O token Algorand é uma rede descentralizada construída para resolver o trilema blockchain de atingir velocidade, segurança e descentralização simultaneamente. Lançado em junho de 2019 pelo cientista da computação e professor do MIT Silvio Micali, o token Algorand é uma rede blockchain de código aberto e sem permissão na qual qualquer um pode construir.
O token Algorand foi projetado para ser uma rede focada em pagamentos com transações rápidas e um forte foco em alcançar a finalização quase instantânea – o que significa processar mais de 1.000 transações por segundo (TPS) e alcançar a finalização da transação em menos de cinco segundos.
A critptomoeda Algorand usa um mecanismo de consenso de Prova de Participação (PoS) e distribui recompensas de validador a todos os detentores de sua criptomoeda ALGO nativa. Por meio de uma forte capacidade de rendimento e incentivo igualitário da comunidade, Algorand é capaz de gerenciar os requisitos de alto rendimento de uso global generalizado e uma variedade de casos de uso.
Como um blockchain de contrato inteligente público que depende de staking, o token Algorand é atualmente capaz de hospedar o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApp) e fornecer escalabilidade. O aumento das taxas de gás no Ethereum levou muitos desenvolvedores de dApp e comerciantes de finanças descentralizadas (DeFi) a procurar soluções de blockchain alternativas, com alguns se voltando para o Algorand como uma alternativa de Ethereum para desenvolvimento de dApp e aplicativos DeFi.
O token Algorand também permite que os desenvolvedores usem o protocolo Algorand Standard Asset (ASA) para criar novos tokens ou para transferir tokens existentes para o ecossistema Algorand. Por exemplo, stablecoins como USDT e USDC também existem como ASAs no blockchain Algorand e desfrutam de uma taxa de transferência muito maior e taxas de transação muito mais baixas do que o típico no Ethereum.
Além disso, como os bancos centrais continuam a pesquisar redes para hospedar suas moedas digitais do banco central (CBDCs), Algorand se tornou uma opção viável e foi escolhido para hospedar o CBDC das Ilhas Marshall.
Estrutura do Protocolo Algorand
A criptomoeda Algorand tem uma estrutura de blockchain de duas camadas exclusiva. A camada de base oferece suporte a contratos inteligentes, criação de ativos e trocas atômicas entre ativos. Todos esses processos ocorrem na camada 1 da blockchain Algorand, o que ajuda a garantir a segurança e compatibilidade.
Nesta primeira camada da rede Algorand, plataformas e usuários podem criar ASAs que representam tokens novos ou existentes no blockchain do Algorand. Isso é semelhante a como os tokens ERC-20 funcionam na rede Ethereum. Em relação à segurança, os contratos inteligentes simples na plataforma Algorand são executados como Algorand Smart Contracts (ASC1s) de camada 1 , o que significa que eles mantêm o mesmo nível de segurança que o próprio protocolo de consenso.
A segunda camada do token Algorand é reservada para contratos inteligentes mais complexos e desenvolvimento de dApp. É essa bifurcação da rede, entre a Camada 1 e a Camada 2, que permite que a criptomoeda Algorand processe as transações de forma tão eficiente. Com contratos inteligentes mais complexos ocorrendo fora da cadeia, transações simples podem ser processadas mais rapidamente na Camada 1, sem serem atrapalhadas por contratos inteligentes maiores e mais complexos.
Mecanismo de Estacamento do token Algorand: Pura Prova de Estaca
A criptomoeda Algorand usa uma variação única de Prova de aposta chamada Prova de aposta pura (PPoS). O PPoS é um mecanismo de consenso de PoS altamente democratizado com um requisito mínimo de staking baixo para participar e proteger a rede – apenas 1 moeda ALGO é necessária para participar.
Em contraste: Ethereum 2.0 requer uma aposta mínima de 32 ether (ETH), um valor que estabelece uma barreira muito maior para a entrada dos usuários. Por outro lado, um requisito de piquetagem mínima baixa pode afetar adversamente a segurança da rede, pois os participantes da rede podem ser menos incentivados a se comportar de maneira ideal quando não têm um valor substancial apostado na rede.
Token Algorand Block Production sob PPoS
Em redes de prova de aposta, nós validadores são selecionados aleatoriamente para confirmar os dados de transação em um bloco. O mecanismo de consenso PPoS da criptomoeda Algorand utiliza um processo de produção de blocos de duas fases que consiste em propor e votar.
Qualquer membro da rede Algorand pode participar no procedimento de proposta e votação piquetando ALGO e gerando uma chave de participação válida para se tornar um Nó de Participação . Os Nós de Participação são coordenados por outro tipo de nó da rede Algorand – Nós de Relé – que facilitam a comunicação entre os nós de participação e não participam diretamente na proposição ou votação.
Na fase de proposta, um líder de bloco é selecionado para propor o bloco atual. Os líderes de bloco são selecionados por meio da função aleatória verificável do Algorand (VRF) – um mecanismo comprovadamente aleatório que seleciona nós aleatoriamente, mas ponderado pelo tamanho relativo de suas respectivas participações.
O líder do bloco é secretamente atribuído por meio de sua chave de participação privada, o que significa que apenas o líder do bloco sabe que foi atribuído para propor o bloco. O VRF fornece uma prova criptográficaisso permite que o líder do bloco prove de forma fácil e verificável seu status como o líder do bloco atual.
Essa metodologia fornece segurança de rede adicional porque os agentes mal-intencionados não têm como saber quem é o líder do bloco designado aleatoriamente antes que o próprio bloco seja proposto, reduzindo a oportunidade de atingir o líder do bloco em uma tentativa de comprometer a rede.
Seguindo a proposta do bloco, chegamos ao estágio de votação em que os nós de participação são eleitos aleatoriamente para um comitê responsável por garantir que nenhum gasto duplo, gasto excessivo ou outros problemas ocorram no bloco atual. Se o quorum concordar que tudo está bem, o bloco é adicionado ao blockchain. Se for detectada atividade maliciosa, a rede entra em modo de recuperação, onde o bloco é descartado e um novo líder de bloco é eleito.
O token Algorand, de forma um tanto controversa, não faz uso de corte. Isso significa que um nó não pode ter seu saldo apostado reduzido por propor um bloco inválido. Em vez disso, a rede entra no modo de recuperação e continua. Embora isso promova velocidade e eficiência, superando rapidamente os erros, alguns criticaram essa faceta do sistema de produção de blocos de Algorand, pois carece de qualquer mecanismo para punir o comportamento desonesto na rede.
Com este método de produção de blocos, dois blocos não podem ser propostos simultaneamente para o mesmo slot, o que significa que nunca deve haver uma bifurcação do blockchain. Uma vez que um bloco aparece, ele já atingiu o consenso e os usuários podem confiar nele imediatamente, eliminando uma grande quantidade de latência da rede.
Criptomoeda nativa de Algorand: ALGO
ALGO é a criptomoeda de Algorand nativa e é a base de sua estrutura de rede. Como parte do projeto de protocolo exclusivo da Algorand, as recompensas pagas aos validadores pela produção de blocos são divididas e distribuídas entre todos os portadores de moedas ALGO, em vez de serem concedidas apenas aos produtores de blocos.
Isso significa que todos os detentores de moedas ALGO podem ganhar cerca de 7,5% de rendimento percentual anual (APY), a partir de fevereiro de 2021. A distribuição de prêmios ocorre a cada 10 minutos e tem como objetivo incentivar os usuários a aderir à plataforma de estaca Algorand e acelerar o caminho para a descentralização .
Para tornar esse processo ainda mais fácil, os usuários não precisam realmente “apostar” a moeda como parte do processo de produção e validação do bloco, mas podem simplesmente manter o ALGO em uma carteira sem custódia ou em uma bolsa para acessar os prêmios ganhos. Nesse sentido, o Algorand alcançou quase a automação, já que os stakers podem segurar o ALGO passivamente enquanto também dão suporte à rede.
Há um limite máximo de suprimento de 10 bilhões de moedas ALGO, que é alocado da seguinte forma:
- 3 bilhões de ALGO a serem colocados em circulação nos primeiros cinco anos (incluindo o leilão inicial de 25 milhões de moedas ALGO)
- 1,75 bilhão de ALGO estimados para serem distribuídos ao longo do tempo como recompensas para nós de participação
- 2,5 bilhões de ALGO serão distribuídos ao longo do tempo para nós de retransmissão
- 2,5 bilhões de ALGO estão reservados para a Fundação Algorand e Algorand Inc.
- 0,25 bilhão de ALGO a ser distribuído para concessões ao usuário final
Como muitos projetos baseados em blockchain que trabalham em direção a um processo de distribuição de moedas perfeitamente equitativo, a descentralização de suas moedas ALGO pela Algorand é um processo iterativo.
A Fundação Algorand detém atualmente uma grande quantidade de ALGO, que os críticos afirmam que torna o protocolo centralizado no curto prazo. No entanto, o mecanismo democratizado de distribuição de recompensas da Agorand foi criado para mitigar a centralização da rede em um período de tempo mais longo.
A Fundação Algorand
Lançado em 2019, o token Algorand é um protocolo relativamente jovem. Uma organização sem fins lucrativos chamada Fundação Algorand supervisiona o financiamento e o desenvolvimento da Algorand Inc. e do próprio protocolo Algorand.
A Fundação Algorand apóia a educação de desenvolvedores em universidades e ambientes educacionais. Seu Programa de Universidade Global inclui universidades de prestígio como MIT, UC Berkeley e outras instituições líderes em todo o mundo. A Fundação Algorand também patrocina eventos de blockchain, hackathons, aulas educacionais e certificações.
A Fundação Algorand lançou ainda dois programas aceleradores em 2020 – Algorand Asia Accelerator e Algorand Europe Accelerator – que se concentram em auxiliar projetos em andamento e desenvolvedores interessados em desenvolver o Algorand. Esses programas fornecem projetos promissores com apoio de ponta a ponta, desde a formulação de estratégias até o lançamento, em um esforço para ajudar o ecossistema de Algorand a crescer e prosperar.
Um novato relativo no espaço de blockchain, Algorand já provou ser uma plataforma poderosa com forte inovação tecnológica, suporte ao desenvolvedor e casos de uso do mundo real.
A estrutura de recompensas de moeda altamente equitativa e o mecanismo de consenso da Algorand são pioneiros em um novo padrão em blockchain, e as expectativas estão crescendo rapidamente para o empreendimento Algorand.