Lançado em 2021, o Alchemix (ALCX) é um sistema para a criação de ativos sintéticos que permitem aos usuários contrair empréstimos que são pagos pelo rendimento da garantia subjacente. A ALCX é negociada a $ 383,73 por token, com um fornecimento circulante de cerca de 273.000, para uma capitalização de mercado total de $ 108 milhões.
O que é Alchemix?
Como a maioria dos DeFi DApps são construídos no padrão Ethereum ( ETH ) e ERC-20 , a composição resultante permite que os desenvolvedores vão ainda mais longe, construindo seus aplicativos DeFi em cima dos outros. Esse conceito é conhecido como “legos de dinheiro”, em que os protocolos DeFi são empilhados um sobre o outro, com cada camada inferior atuando como uma base para as anteriores.
Impulsionados pelo entusiasmo do mercado e um influxo maciço de liquidez, os desenvolvedores têm empilhado legos de dinheiro em arranjos cada vez mais complexos, criando soluções financeiras que só poderiam existir em DeFi. Com a natureza alucinante de sua premissa e implementação, o projeto Alchemix é talvez o melhor exemplo do que foi chamado de era de “ Weird DeFi ”.
Em um nível muito básico, o Alchemix permite que os usuários contraiam empréstimos na forma de ativos sintéticos garantidos por tokens garantidos de maneira semelhante ao projeto DAI . O que o Alchemix difere de outros projetos é que o empréstimo é totalmente automatizado. Em vez de exigir o pagamento manual do mutuário, o empréstimo é automaticamente liquidado com o investimento da garantia em agregadores de rendimento.
Como o Alchemix funciona?
Os usuários contraem empréstimos cunhando alUSD (o stablecoin nativo do projeto ) igual a uma porcentagem dos tokens depositados no cofre do protocolo Alchemix (50% no caso do DAI). Este alUSD pode então ser piquetado para o token de governança ALCX do projeto ou trocado por outros tokens em trocas descentralizadas ( DEXs ), como SushiSwap ( SUSHI ).
Embora os usuários devam vigiar o mercado ou colateralizar em excesso para se protegerem contra a liquidação com soluções convencionais de empréstimos DeFi, não há liquidações forçadas na Alchemix. O projeto basicamente permite que os usuários retirem um adiantamento sobre os ganhos que teriam feito se tivessem usado a garantia para a agricultura de rendimento em plataformas como Yearn Finance ( YFI ) e Curve Finance ( CRV ). Aqui estão os dois conceitos mais exclusivos do protocolo Alchemix: os empréstimos operam como uma unidade de tempo e os usuários tomam emprestado de si mesmos.
Os empréstimos operam como uma unidade de tempo
Em primeiro lugar, a Alchemix não força liquidações, pois o protocolo depende da coleta de rendimento de ativos garantidos para pagar o empréstimo, o que significa que não há ameaça de que o empréstimo não possa ser reembolsado. A garantia permanece bloqueada até que o empréstimo seja totalmente pago pelo rendimento gerado, o que significa que o período de bloqueio é relativamente longo (2 anos assumindo um retorno estável de 20% a um LTV de 50% ).
Como os retornos de rendimento não são estáveis, o período real necessário para pagar qualquer empréstimo variará com o tempo. Também deve ser observado que a Alchemix assume que um rendimento pode ser gerado pelos ativos garantidos, o que significa que os empréstimos não mais se pagariam sem qualquer rendimento. Se os usuários quiserem acessar a garantia subjacente, eles podem retirar seus ativos a qualquer momento liquidando os cofres antecipadamente.
Os usuários pegam emprestado de si mesmos
Em segundo lugar, os empréstimos contraídos com operadoras de financiamento tradicional (TradFi) ou outros projetos DeFi sempre envolvem outra parte que lhe forneça os fundos e que apreenderá a garantia em caso de inadimplência. No caso do DeFi, os empréstimos são normalmente fornecidos por outros usuários e gerenciados por uma plataforma específica. Com Alchemix, os usuários estão fazendo um acordo para retribuir seu futuro. Em outras palavras, o devedor e o credor são a mesma pessoa.
A Alchemix se comercializou como um protocolo de empréstimo DeFi “resistente ao urso”. Durante o crash do mercado de criptografia em 19 de maio, mais de US $ 662 milhões em empréstimos DeFi foram liquidados em várias plataformas no período de 24 horas. No entanto, a Alchemix não liquidou nenhum empréstimo e até apresentou oportunidades de arbitragem à medida que os usuários começaram a converter alUSD em DAI quando a moeda estável subiu acima de sua indexação ao dólar.
O projeto tem recebido muita atenção e entusiasmo da comunidade. Durante a semana de seu lançamento, o aumento do interesse na Alchemix obrigou a yEarn a aumentar seu limite de DAI de 100 milhões para 300 milhões. Além do DAI, os usuários também podem contrair empréstimos em alETH garantidos pelos rendimentos da Ethereum. No momento, os usuários só podem cunhar um valor igual a 25% do ETH garantido, embora a equipe espere aumentar esse número para 50% após um período de teste inicial.
O que era a tração reversa do tapete Alchemix?
Em 17 de junho de 2021, os usuários descobriram um bug de “dinheiro grátis” que perdoava prematuramente os empréstimos garantidos pela ETH. Por cerca de 15 minutos antes que a equipe do Alchemix descobrisse o bug e interrompesse a cunhagem de alETH, os usuários não teriam dívidas pendentes, embora já tivessem feito empréstimos alETH anteriormente a uma proporção de 4: 1. Isso permitiu que retirassem tanto a garantia inicial quanto a emissão alETH, e resultou na perda de cerca de 2.700 ETH ($ 6,53 milhões) do projeto.
Uma autópsia publicada pela equipe da Alchemix observou que nenhum dinheiro do usuário foi perdido e que o problema foi causado por um erro no script de implantação do cofre do alETH. Para compensar os fundos perdidos, a equipe fez uma chamada para os usuários que se beneficiaram com o bug para devolver seus ganhos e aumentar temporariamente as taxas de protocolo. O incidente foi jocosamente referido aos membros da comunidade como uma “ tração reversa do tapete ”.
Histórico de preços ALCX
Desde o seu lançamento, o ALCX aumentou significativamente durante a corrida de touros do primeiro semestre de 2021. O token passou de $ 342 em 27 de fevereiro para $ 1.496 em 27 de março, representando um forte aumento de cerca de 337% em 3 meses. O token, entretanto, quase caiu para seu valor de lançamento com a recente queda, cerca de 74,39% de seu preço em 27 de fevereiro para seu preço de $ 383,73 em 15 de agosto de 2021.
A ALCX está atualmente classificada em 225 por valor de mercado. Existem cerca de 273.000 ALCX em circulação. O token tem um suprimento máximo de 478.612 e deve ser usado como um token de governança para um Alchemix DAO planejado . O token também é usado como um incentivo para apostar alUSD e, eventualmente, servirá como um meio de proteger o protocolo no cenário em que uma de suas estratégias de rendimento seja explorada.
Como o protocolo Alchemix não exige que o ALCX contraia empréstimos garantidos por rendimento, o único propósito do token ALCX é para governança e depósito. Como tal, os movimentos de preço do ALCX refletirão mais de perto o mercado geral e as tendências de produção agrícola, em vez do sentimento sobre o projeto ou a viabilidade de seu caso de uso.
Qual é o futuro do Alchemix?
Embora o projeto Alchemix ainda esteja em seus estágios iniciais e tenha passado por alguns solavancos ao longo do caminho, ele oferece um novo paradigma potencialmente revolucionário em empréstimos sem juros e sem liquidação. Ao capacitar os usuários com a capacidade de tomar empréstimos contra os retornos esperados de seu futuro, a Alchemix tem o potencial de fazer empréstimos muito mais baratos e menos predatórios. Atualmente, cerca de US $ 250 milhões estão depositados nos cofres da Alchemix, o que representa uma ligeira redução em relação ao pico de US $ 300 milhões no início de junho.
A desvantagem do Alchemix é que os usuários devem assumir uma taxa de retorno bastante alta para pagar seus empréstimos em breve. Embora a enorme quantidade de dinheiro canalizado para o DeFi tenha permitido retornos impressionantes, muitos especialistas não esperam que APYs tão elevados sejam sustentáveis a longo prazo.
Os períodos de bloqueio consideravelmente longos do Alchemix podem se mostrar pouco atraentes caso os rendimentos diminuam. Por exemplo, um empréstimo da Alchemix levaria cerca de 2,5 anos para ser pago a um APY consistente de 20% e mais de 5 anos para ser pago a um APY de 10%. Como tal, os empréstimos da Alchemix são mais bem usados para administrar a riqueza ao longo do tempo do que para alavancar agressivamente.
Além de seu alto nível de complexidade, as taxas de gás representam outra grande barreira à entrada da Alchemix. Um artigo escrito por Flipside Crypto observou que o grande número de transações necessárias significava que as taxas de gás necessárias para apostar alUSD no protocolo totalizavam 0,082 ETH ($ 155). Excluindo o lançamento do Ethereum 2.0 , a Alchemix terá que encontrar uma maneira de reduzir as taxas do gás por meio de soluções da camada 2 ou outros métodos para tornar seu protocolo viável para aqueles que não têm cinco dígitos sobrando.
Conclusão
Apesar de seus problemas atuais de acessibilidade, o Alchemix ainda representa um grande passo à frente no sentido de tornar os empréstimos criptográficos mais viáveis. Como o protocolo protege os usuários de liquidações inesperadas causadas pela volatilidade geral e quedas do mercado , os mutuários podem obter acesso a maior liquidez, pois não precisam colateralizar em excesso para proteger suas posições.