Lançado em 2017 pela 0x Labs, 0x (ZRX) é um protocolo de finanças descentralizado ( DeFi ) que busca criar um padrão aberto para facilitar transações ponto a ponto (P2P) de tokens baseados em Ethereum ( ETH ) ERC-20 . O preço da ZRX é de cerca de US $ 0,84, com um suprimento circulante de mais de 845 milhões, para um valor de mercado de cerca de US $ 710 milhões.
O que é 0x (ZRX) token?
Cada ativo digital pode realmente ser negociado P2P, mas no início isso significava que os comerciantes precisavam confiar que quem quer que eles negociassem cumpriria o contrato pretendido. Para eliminar a necessidade dessa confiança, as bolsas centralizadas (CEX) foram estabelecidas como uma entidade terceirizada que poderia fazer cumprir os contratos.
Os CEXs são capazes de lidar com todos os aspectos de uma transação, incluindo o fornecimento de segurança e conformidade com os regulamentos regionais. Em setembro de 2020, os CEXs administravam 95% de todo o volume de negociação de criptografia. Embora isso tenha facilitado mais a negociação de criptomoedas , também tem algumas desvantagens, como problemas de liquidez e perda de alguma privacidade. Além disso, os CEXs enfrentam maior escrutínio das autoridades legais regionais.
Para resolver essas desvantagens, foram criadas centrais descentralizadas ( DEX ). 0x é um desses DEX, projetado para incentivar os usuários a hospedar mercados para ativos criptográficos e reduzir a necessidade de terceiros, facilitando a negociação P2P.
O protocolo de 0x é de código aberto e existe dentro de um contrato inteligente no blockchain ETH. A visão de sua equipe é que o protocolo permitirá a qualquer empresa ou projeto tokenizar ativos digitalmente em um token ERC-20, que pode ser trocado em uma transação P2P. Isso permitiria que uma série de coisas fossem negociadas, como habitação, ações, moedas fiduciárias ou até mesmo itens do jogo. Ao eliminar a parte intermediária para ajudar a orquestrar o comércio, 0x elimina a necessidade de entidades como um advogado ou banco para facilitar as vendas. Ao fazer isso, as taxas associadas a uma transação típica são removidas, reduzindo o custo geral da transação.
0x usa uma estratégia separada que também ajuda a reduzir o custo geral das transações . Como um facilitador de transações para tokens ERC-20, essas transações precisam ser confirmadas para o blockchain ETH. 0x conclui todas as transações fora da cadeia antes de confirmar esse grupo de transações no blockchain ETH. Isso reduz a carga de trabalho na blockchain ETH, reduzindo assim as taxas de gás .
O desenvolvimento de 0x para as primeiras atualizações de mainnet foi controlado principalmente pela equipe 0x. A equipe 0x implementou medidas de segurança rigorosas para garantir a integridade das atualizações de código entre as atualizações de mainnet v1 e v2. Uma das principais atualizações na v2 converteu o código em uma infraestrutura totalmente nova. Isso foi feito para compartimentar partes do protocolo para que novos recursos pudessem ser construídos como módulos compactos individuais e inseridos no código existente. Os módulos compactos eram muito mais fáceis de auditar, tornando as atualizações futuras da rede principal mais eficientes.
A principal atualização da v3 envolveu a introdução de novos campos que os comerciantes poderiam usar para definir o tipo de token que desejavam coletar como uma taxa para cada transação. Antes da v3, isso era restrito ao token ZRX e a equipe acreditava que essa restrição estava limitando a adoção. Ele também entrava em conflito com o conceito de que 0x estava promovendo, de que sua rede poderia ser usada para negociar quaisquer ativos tokenizados.
Todas as atualizações de mainnet anteriores foram feitas sob a direção da equipe fundadora 0x. Isso mudou com o estabelecimento da organização autônoma descentralizada ( DAO ) na rede principal de 0x, que deu às partes interessadas um voto sobre como o projeto foi desenvolvido. O DAO inicialmente controlava apenas o tesouro da comunidade, mas mais tarde recebeu poder de voto sobre as atualizações do protocolo central. A última atualização para a mainnet envolveu uma votação de governança na qual participaram 2.362 titulares exclusivos de ZRX, estabelecendo oficialmente a v4 do protocolo 0x. Isso também destacou como 0x planeja facilitar sua própria governança.
Como 0x funciona?
Cada transação no protocolo 0x envolve um fabricante, tomador e um retransmissor de protocolo:
- Os fabricantes colocam pedidos na carteira de pedidos 0x que permanecem lá até que o pedido seja correspondido a um comprador. Em essência, esses são os vendedores que fornecem liquidez para a carteira de pedidos.
- Os pedidos dos tomadores são combinados instantaneamente, uma vez que eles estão retirando a liquidez da carteira de pedidos comprando os pedidos dos fabricantes.
- Os retransmissores são a espinha dorsal do processo de transação, pois ajudam o livro de pedidos 0x a comunicar a transação ao blockchain ETH.
Quem está por trás de 0x?
0x Labs foi fundado em outubro de 2016 pelos cofundadores Will Warren e Amir Bandeali. Desde então, expandiu-se para uma equipe de 36 membros principais com experiências diversas.
Will Warren é cofundador e CEO da 0x Labs. Ele é bacharel em Engenharia Mecânica pela University of California San Diego. Mais tarde, ele completou os estudos de pós-bacharelado no Centro de Testes Hidrodinâmicos Radiográficos de Eixo Duplo de Los Alamos, que realiza pesquisas de segurança de armas. 0x Labs foi a primeira incursão de Warren na indústria de criptografia. Ele também passou alguns meses em 2017 fornecendo orientação técnica sobre contratos inteligentes ETH para a equipe do Basic Attention Token ( BAT ).
Amir Bandeali é o outro cofundador de 0x. Ele foi o CTO em exercício até setembro de 2020, antes de se tornar co-CEO ao lado de Warren. Bandeali tem formação em finanças gerais. Ele passou o início de sua carreira na Chopper Trading como trader antes de se mudar para a DRW. Como Warren, sua carreira na criptografia começou com a fundação da 0x Labs.
A ZRX lançou seu ICO em 16 de julho de 2017 e levantou $ 24 milhões em ETH de uma venda pública de 500 milhões de tokens. A ZRX também recebeu uma quantia não divulgada de financiamento em 19 de outubro de 2020. Em 5 de fevereiro de 2021, a ZRX ofereceu uma rodada de ações da Série A que levantou $ 15 milhões. Os investidores incluem várias empresas de capital de risco, como Pantera Capital, Blockchain.com Ventures, Nascent Ventures e DeFi Alliance. Além desses investidores, a ZRX também tem um grupo de cinco conselheiros que inclui Joey Krug (co-CIO da Pantera Capital) e Fred Ehrsam (co-fundador de uma grande bolsa).
Histórico de preços ZRX
ZRX pairou em torno de $ 0,38 de setembro de 2020 a janeiro de 2021. Em 26 de janeiro de 2021, 0x anunciou o lançamento de sua atualização de mainnet v4, que viu o preço subir aproximadamente 300% para $ 1,59 em 4 de fevereiro. No dia seguinte, 0x anunciou que tinha terminou sua rodada de financiamento da Série A. Isso fez com que o preço do ZRX continuasse com a tendência de alta antes de atingir um pico de $ 1,88 em 12 de fevereiro. O mercado começou a se corrigir e pairou em $ 1,42 do final de fevereiro até o final de março.
Em 1º de abril, 0x mudou sua marca, e os co-fundadores Warren e Bandeali conduziram uma transmissão ao vivo no YouTube, onde os espectadores podiam fazer perguntas. Isso viu o preço da ZRX subir 34%, para US $ 2,01. O preço do ZRX continuou a subir até 12 de abril, quando a equipe 0x anunciou que seu DAO havia sido oficialmente lançado na rede principal. Este DAO significava que os titulares de ZRX agora tinham autonomia completa sobre o uso de um tesouro comunitário de 2 milhões de tokens, então valendo mais de $ 4 milhões. O preço do ZRX atingiu um pico anual de $ 2,31 antes de cair lentamente nos próximos meses. O ZRX está atualmente pairando em torno de US $ 0,75, que é 32% do preço de pico no início de abril.
Fornecimento total da ZRX
A ZRX tem um limite de fornecimento total de 1 bilhão de tokens, dos quais 50% foram vendidos durante seu ICO. Como 0x tinha o DAO em seu roteiro inicial, eles limitaram o número de tokens que cada participante poderia comprar para criar uma distribuição maior de tokens. Isso espalhou o poder de governança em 13.000 endereços ETH diferentes. 10% do fornecimento total foi mantido para a equipe fundadora, 10% foi mantido para os primeiros patrocinadores e consultores e 15% foi para a organização de desenvolvimento central de 0x e para o fundo externo de desenvolvimento de projetos. A soma desses valores é o que compõe o fornecimento técnico circulante atual de 850 milhões de tokens, embora o fornecimento circulante oficial seja de pouco mais de 845 milhões de tokens. Os 15% restantes do estoque total são mantidos pela equipe 0x e seu uso ainda está por ser determinado.
Conclusão
0x é um projeto DeFi promissor que já atingiu vários marcos de desenvolvimento. DEXs serão uma ferramenta importante para criptomoeda, pois muitos CEXs continuarão a enfrentar pressão em sua capacidade de operar. A ZRX teve um crescimento consistente em seu volume de negócios em 2020 e 2021, com o volume de negócios de 24 horas em 3 de agosto de 2021 excedendo US $ 72 milhões. Uma vez que o objetivo de 0x é permitir a tokenização de qualquer ativo para negociação usando seu protocolo, ele tem o potencial de adoção generalizada se tornar esse processo acessível.
Isso coloca 0x em uma posição única com o apoio financeiro de grandes firmas de investimento e a quantidade de tempo que ela teve para desenvolver seu protocolo. Além disso, agora que o DAO de governança está em vigor, as partes interessadas serão capazes de direcionar o desenvolvimento. Isso dá a 0x o potencial de seguir um caminho de desenvolvimento mais adequado para adoção e crescimento.