O preço do Bitcoin ( BTC ) teve uma virada de alta nos eventos no domingo, quando o preço estourou para $ 39.252, mas muitos analistas ainda estão em dúvida quando se trata de determinar se o ativo digital está pronto para continuar sua tendência de alta.
Até o momento, o mercado de criptografia permanece no limite e está a dois meses do recorde histórico do Bitcoin, próximo a US $ 65.000. Uma análise de mercado da Delphi Digital identificou um “padrão importante de cabeça e ombros” que poderia “significar mais dor de curto prazo se o BTC cair abaixo de US $ 30.000”.
Com isso em mente, agora é um bom momento para revisar alguns pontos-chave de dados para obter uma perspectiva maior de onde o preço do Bitcoin pode chegar a seguir.
Detentores de curto prazo sofrem perdas
Uma redução de 50% no preço nos últimos dois meses pode parecer extrema para aqueles que não estão familiarizados com a volatilidade do mercado de criptomoedas, mas não é nenhuma surpresa para os hodlers de longo prazo que viram várias quedas de uma magnitude ainda maior nos últimos década.
Como visto no gráfico acima, uma redução de 70% ou mais não é incomum para o BTC, especialmente após uma alta significativa no preço, sugerindo que a possibilidade de mais dor ainda é uma ameaça, já que a batalha de touros atinge cerca de $ 30.000 alcance.
A rápida queda dos preços fez com que os novos e antigos detentores de Bitcoins corressem para o lado, resultando em negociantes vendendo com prejuízo de acordo com dados do Spent Output Profit Ratio (SOPR) destacados pelo analista de criptomoeda Filbfilb.
Nos últimos dias, surgiram sinais de uma reinicialização do SOPR, indicando que as carteiras médias agora estão vendendo com lucro novamente.
O Crypto Fear & Greed Index (CFGI) também atingiu seu nível mais baixo desde a liquidação de março de 2020 iniciada pela pandemia COVID-19.
Os altos níveis de medo atualmente vividos pela maioria dos traders têm muitos sentados de lado, já que as preocupações com perdas adicionais continuam sendo uma possibilidade legítima.
Para os investidores contrários, no entanto, pontuações baixas no índice são um sinal para “ser ganancioso quando os outros estão com medo”, como diria Warren Buffet, e o gráfico acima mostra que comprar durante momentos de alto medo tende a ser um bom nível de entrada .
O sentimento começa a se recuperar
Embora seja verdade que o preço do Bitcoin caiu mais de US $ 30.000 nos últimos dois meses, é importante notar que o valor que caiu, bem como seu preço atual, são quase o dobro do recorde anterior estabelecido em 2017, brilhando um luz sobre o quão significativo foi o rali nos últimos seis meses.
A análise on-chain do Decentrader mostra que um sinal de “sobrevenda” foi acionado recentemente, “sugerindo que o BTC pode em breve estar pronto para dar a volta por cima”.
O indicador de sentimento de endereços ativos compara a mudança de preço de 28 dias, mostrada pela linha laranja, com a mudança de 28 dias em endereços ativos na rede, que é representada pela faixa de linhas cinza.
A linha laranja movendo-se abaixo da linha verde pontilhada de volta para a banda de mudança de endereço ativa é considerada um sinal de alta, e isso ocorreu mais recentemente na quinta-feira, indicando a possibilidade de uma reviravolta no mercado.
De acordo com Rekt Capital, um analista popular do Twitter, o Bitcoin ainda está no caminho para atingir um novo recorde histórico.
The #BTC Halvings (blue) occur in the year prior to a new Candle 1
And Candle 1 is where $BTC experiences the most explosive growth
Whatever the FUD towards BTC is right now won't change the long-term effect that the BTC Halving has on Bitcoin's pricehttps://t.co/1NTrPs8wfW pic.twitter.com/F7C9P6ehMO
— Rekt Capital (@rektcapital) June 13, 2021
Por enquanto, talvez seja melhor apenas parar de olhar para os gráficos e se preocupar com a escolha do Bitcoin. A perspectiva de longo prazo continua forte, já que países como El Salvador começaram a escolher o BTC como moeda legal e mais pessoas começaram a se interessar pela criptomoeda.