O período de uma semana que o OpenSea deu aos usuários para migrar suas listagens de tokens não fungíveis (NFT) encerra nesta sexta-feira (25). Após o prazo, a plataforma comunicou que alguns dos recursos do site serão encerrados temporariamente devido à migração.
No último dia 19, a OpenSea enviou um novo contrato inteligente aos clientes e pediu a eles que iniciassem a migração de suas listagens NFT do contrato antigo para o novo. O mercado NFT mencionou na oportunidade que a atualização traz novos recursos, como listagens em massa e assinaturas mais descritivas, garantindo que todas as listagens inativas expirem.
Contudo, poucas horas depois do anúncio, a plataforma relatou ataques de phishing que levaram alguns usuários a perder seus NFTs. A equipe da OpenSea iniciou uma investigação para descobrir o que aconteceu e Devin Finzer, cofundador da OpenSea, pediu aos usuários afetados que entrem em contato com sua equipe de suporte.
A plataforma NFT Mintable prometeu devolver NFTs que foram roubados na recente exploração de phishing do OpenSea, após revelar que alguns dos NFTs perdidos estavam listados em outro mercado chamado LooksRare, famoso por vender artigos roubados. Dessa forma, eles decidiram então comprar os NFTs e devolvê-los aos seus proprietários originais, de acordo com o fundador da Mintable, Zack Burks.
Hoje, a migração do contrato termina e a plataforma informou aos usuários que as listagens ativas no site podem ser invisíveis e que os preços mínimos podem variar, porém, a plataforma diz que isso é apenas temporário. Para proteger as listagens, a OpenSea desativou temporariamente lances e compras até que a migração seja finalizada.
Enquanto isso, a comunidade blockchain está atenta às movimentações envolvendo os NFTs. Isso porque um novo golpe NFT, que visava US$ 20 milhões em ativos digitais, foi interrompido pelo Youtuber Coffeezilla e membros da comunidade; sendo que um usuário anônimo publicou um relatório detalhado trazendo à tona as reivindicações existentes contra os membros da equipe que executavam o suposto golpe NFT.