A Polkadot alcançou um de seus marcos mais esperados: o lançamento do XCM, um formato de mensagens de “consenso cruzado”, e sua transformação em um ecossistema multi-cadeia totalmente interoperável.
A tão esperada atualização de interoperabilidade do Polkadot está finalmente disponível.
After passing community vote, v0.9.19 has been enacted on Polkadot. This upgrade included a batch call upgrading Polkadot’s runtime to enable parachain-to-parachain messaging over XCM and upgrading #Statemint to include minting assets (like NFTs) and teleports. pic.twitter.com/uqIB5di2Q1
— Polkadot (@Polkadot) May 4, 2022
Polkadot, ecossistema escalável, heterogêneo e multi-cadeia da Parity Technologies, lançou o XCM, um formato “Cross-Consensus Messaging” que permite a comunicação entre as várias parachains da rede. De acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira, a introdução do XCM significa a ambição da rede de se tornar “um ambiente multi-cadeia totalmente interoperável”.
Polkadot é uma rede blockchain que visa alcançar a interoperabilidade hospedando uma teia de parachains, que são blockchains interconectados, modulares e independentes. Em seu coração está uma rede separada conhecida como Relay Chain, que atua como a camada de segurança subjacente para suas parachains. O formato Cross-Consensus Messaging, também conhecido como XCM, é uma linguagem que permite a comunicação entre parachains, contratos inteligentes e paletes de substrato, que fornecem blockchains com funcionalidade sob medida. O diretor técnico da Astar, Hoon Kim, comentou sobre o lançamento do XCM, dizendo:
“Vejo contratos inteligentes tradicionais em cadeias isoladas de Camada 1, como montar uma loja em um reino cercado por paredes. Então temos pontes que são como uma rota comercial que primeiro conectou nações a nações. Agora temos o XCM, que é como um acordo de livre comércio para blockchains. Este é o futuro natural.”
A visão da Polkadot está encapsulada nesta frase , que está no roteiro do projeto desde seu início em 2017. O formato Cross-Consensus Messaging, que permitirá a comunicação entre as parachains da Polkadot pela primeira vez, chegará quase dois anos após a rede entrar em operação em maio de 2020. O sistema foi completamente auditado e testado na Kusama, uma rede blockchain independente que atua como ambiente de testes públicos da Polkadot, de acordo com o comunicado de hoje.
O DOT também verificou que está trabalhando em futuras iterações do sistema conhecidas como XCMP, ou “Cross-Chain Message Passing”, que permitirá a comunicação direta de parachain a parachain sem o uso da Relay Chain como intermediário. Quando estiver online, o XCMP também permitirá que as mensagens sejam entregues em blockchains como Ethereum e Bitcoin.