O Uniswap de câmbio descentralizado lançou com sucesso a versão 3 de sua plataforma em maio – resultando em altos volumes de comércio, apesar de uma desaceleração nos mercados de criptomoedas.
A versão mais recente do extremamente popular formador de mercado automatizado (AMM) de finanças descentralizadas descentralizadas (DeFi) atraiu rapidamente uma quantidade considerável de volume de negócios, passando para as cinco principais bolsas descentralizadas ao lado de Sushiswap, PancakeSwap v2 e seu antecessor, Uniswap v2.
O sucesso da v3 não pode ser subestimado, já que o espaço da criptomoeda está sob pressão devido a uma correção do mercado em maio que lançou sombras sobre o que foi a corrida de touros mais prolífica que o espaço já viu.
O Uniswap v3 é agora o dex líder em termos de volume de negócios, registrando uma média de US $ 1,2 bilhão em volume de transações diárias, enquanto o Uniswap v2, que liderava até muito recentemente, processa atualmente pouco menos de US $ 1 bilhão em valor de transação em 24 horas.
Além disso, vários tokens DeFi congêneres lideraram uma alta nos mercados após a correção tumultuada da semana passada, que desde então foi apelidada de a maior capitulação nos mercados de criptomoedas. No entanto, o mercado geral viu um aumento de $ 400 bilhões em valor logo depois, com o aumento de várias altcoins, com o token MKR da Maker ganhando 91% e o YFI da Yearn.finance tendo um aumento de 72%. O token nativo da troca Uniswap, UNI e AAVE também teve aumentos significativos no valor.
Como resultado, alguns analistas acreditam que o Uniswap v3 pode ter um uso maior por provedores de liquidez e usuários de varejo devido à sua funcionalidade aprimorada. Mas o que mudou e está pronto para substituir a versão anterior?
Uniswap v3 revisitado
A natureza do desenvolvimento de software significa que os aplicativos e plataformas estão em constante estado de melhoria e o Uniswap não é exceção. A primeira versão do florescente DeFi AMM foi lançada em 2018 e atraiu milhares de usuários e centenas de milhões de dólares em volume de transações nos três anos desde então.
Dado o estado nascente do ecossistema DeFi, as mudanças vêm rápida e rapidamente, e os desenvolvedores estão constantemente procurando melhorar os protocolos atuais e oferecer novos produtos e serviços em suas plataformas.
O Uniswap v2 foi lançado em maio de 2020 e introduziu troca direta de token e outros recursos que melhoraram o desempenho geral do AMM. Desde então, no ano seguinte, a Uniswap facilitou cerca de US $ 135 bilhões em volume de negociações e se estabeleceu como uma das maiores bolsas à vista de criptomoedas em todo o mundo.
Embora a plataforma continuasse a contribuir significativamente para a popularidade e o uso do DeFi, os desenvolvedores começaram a trabalhar no Uniswap v3 nos bastidores, introduzindo um controle aprimorado para provedores de liquidez na plataforma e vários níveis de taxas.
V3 é um sucesso?
O lançamento do Uniswap v3 em maio foi considerado um sucesso, com o volume de negócios na plataforma acumulando alguns números surpreendentes, apesar de seu valor total bloqueado inferior (TVL) em comparação com o Uniswap v2.
Johannes Jensen, gerente de produto e projeto da eToro, disse que as melhorias feitas em questões críticas existentes nos projetos dos fabricantes de mercado de função constante (CFMMs) foram um fator chave para o sucesso imediato do Uniswap v3:
“A principal contribuição é a capacidade dos provedores de liquidez (LPs) de oferecer liquidez limitada em uma determinada faixa de preço. Com o recurso de provisão de liquidez personalizada, as taxas de negociação são coletadas e mantidas separadamente, em vez de reinvestidas automaticamente como liquidez na carteira. Uma consequência interessante das posições de liquidez limitada é que as implicações sistêmicas das ações da LP são inerentemente mitigadas. ”
Jensen observou que o modelo v2 do Uniswap essencialmente deu aos provedores de liquidez propriedade proporcional de um pool de liquidez, o que criou uma função de pagamento complexa devido a perdas impermanentes, tornando o recurso mais semelhante a um contrato de opções do que uma reivindicação direta sobre o ativo subjacente.
Elias Simos, especialista em protocolo da Bison Trails, acredita que o sucesso inicial do Uniswap v3 e suas inovações continuará a atrair capital de provedores de liquidez devido à sua eficiência aprimorada:
“Com o Uniswap V3, estamos vendo o surgimento de DeFi com eficiência de capital. Para referência, desde seu lançamento no início de maio, o Uniswap V3 acabou imprimindo algo como 120% de utilização de TVL vs negociação de sushi a 20%. ”
Aniket Jindal, cofundador da empresa de infraestrutura de transações Biconomy, destacou o fato de que, apesar das altas taxas, o Uniswap v3 atraiu novos usuários, o que sugere que as melhorias trazidas pela última versão do AMM foram atendidas positivamente: “O que é ainda mais surpreendente mesmo depois que os preços da gasolina atingiram níveis insanos, os DEXs da Camada 2 se tornaram mais populares. ”
Provedores de liquidez buscam melhores retornos
O ecossistema de criptomoedas se acostumou com as coisas se movendo a uma velocidade vertiginosa, e a perspectiva de retornos maiores e melhores pode muito bem ser o catalisador para levar mais provedores de liquidez ao Uniswap v3.
Simos acredita que as complexidades inerentes à mudança para a v3 serão uma barreira de curto prazo para a entrada, mas o resultado final, melhores rendimentos e novos produtos conduzirão a migração para a versão mais recente do AMM:
“Sim, a liquidez concentrada oferece novos desafios, talvez até mais despesas gerais para os LPs, mas em primeiro lugar o rendimento é melhor e, em segundo lugar, logo haverá um ecossistema de produtos em torno das posições de LP do Uniswap V3 que abstrairá parte da complexidade.”
Embora Jindal concordasse com os sentimentos de Simos de que a v3 poderia continuar a atrair provedores de liquidez, existem alguns fatores que podem criar algum atrito na migração de usuários da v2 que terão que reaprovar seus tokens para v3 e também para “provedores de liquidez que agora precisam para selecionar uma ‘faixa de preço’ que pode ser complicada para muitos entenderem. ”
Jensen acredita que o aumento da eficiência de capital do modelo Uniswap v3 continuará atraindo novos provedores e negociadores de liquidez: “A capacidade de fornecer liquidez limitada para uma faixa de preço desejável torna-se uma ferramenta interessante em mercados voláteis, pois os LPs podem usar o modelo para precificar o risco de estoque de manter ativos menos conhecidos ou voláteis. ”
Relacionado: Uniswap v3 espera reinventar seu DEX, outros vêem um caminho diferente para DeFi
Como consequência, Jensen sugeriu que os provedores de liquidez usando CFMMs especializados como Curve podem migrar para Uniswap v3, dependendo da profundidade relativa dos pares de moeda estável e da atividade de negociação em pools concorrentes. Ele também acrescentou que alguns podem não necessariamente querer lidar com a demanda adicional de gerenciamento de risco:
“Manter uma receita consistente durante os mercados voláteis com o Uniswap V3 exigirá um esforço ativo dos LPs, pois eles precisarão ajustar suas faixas de preços de acordo. Os LPs decididamente passivos podem optar por uma eficiência de capital mais baixa para reduzir a chance de sofrer perdas impermanentes em mercados altamente voláteis. ”
DeFi impulsiona o retorno
2021 provou ser outro ano monumental para o espaço das criptomoedas, com grandes mudanças acontecendo em todo o ecossistema. DeFi tornou-se o principal ponto focal, e a correção de mercado mais recente acrescentou credibilidade à influência e ao papel do DeFi.
No entanto, Simos destacou o fato de que DeFi teve um crescimento prolífico desde o início de 2020 e que dados importantes mostram que: “DeFi tem dado sinais positivos por mais de 1,5 anos agora. O crescimento nos fundamentos (TVL, volumes, usuários) continua seguindo a trajetória do taco de hóquei. […] Haverá volatilidade de curto prazo? Claro que sim. Mas os fundamentos persistem. ”
Jensen apontou para o papel que DeFi e AMMs estão desempenhando na alocação de capital de provedores de liquidez e seu uso geral por usuários diários de criptomoedas, tanto que eles “se tornaram cada vez mais uma parte intrínseca de como o capital é alocado na criptografia hoje”.
Ele também destacou a relação yin-e-yang de DeFi e Ethereum, com o último ainda sendo o blockchain de contrato inteligente escolhido para o espaço. Isso inevitavelmente levou a problemas em torno de altas taxas, mas Jensen acredita que a v3 pode ajudar a aliviar alguns desses pontos problemáticos enquanto Ethereum continua sua evolução em direção a um futuro de prova de aposta:
“O Uniswap V3 pode atrair uma raça mais sofisticada de LPs, que criará novos recursos para ajustar algoritmicamente as faixas de preços com base na volatilidade do mercado ou mesmo nos dados de sentimento.”