O Cazaquistão está preparado para formalizar um método de conversão de criptomoedas em dinheiro se houver demanda, de acordo com o presidente Kassym-Jomart Tokayev, de acordo com a agência de notícias local Informburo em 28 de setembro.
Tokayev afirmou no simpósio internacional Digital Bridge 2022 que o Cazaquistão pretende se tornar um líder mundial em tecnologia digital, ecossistema de criptomoedas e mineração controlada. Ele afirmou que o governo do Cazaquistão desenvolveu revisões da lei nacional para pilotar um mecanismo de conversão de criptomoedas no Centro Financeiro Internacional de Astana. Tokaiev disse:
“Estamos prontos para ir mais longe. Se este instrumento financeiro mostrar sua maior relevância e segurança, certamente receberá pleno reconhecimento legal.”
No evento Digital Bridge 2022, o presidente do país supostamente visitou um estande combinado do principal credor local Eurasian Bank e da exchange de criptomoedas Intebix. O Eurasian Bank e o Intebix afirmaram que executaram a primeira compra regulamentada de criptomoedas do banco por fiat. O precedente marcou um marco significativo na aceitação de criptomoedas do Cazaquistão, permitindo que os cazaques comprassem criptomoedas legalmente em troca da moeda nacional tenge.
ATAIX, o maior banco do Cazaquistão, e Altyn Bank estão entre as outras organizações envolvidas nas iniciativas experimentais de criptomoedas. O Cazaquistão não é o único país que surgiu como um destino popular para os russos que deixam o país e vem trabalhando para impulsionar a adoção de criptomoedas. A vizinha Geórgia também está se movendo para introduzir novos regulamentos de criptomoedas para se tornar um hub global de criptomoedas.
A revelação ocorre apenas uma semana depois que o presidente russo, Vladimir Putin, aprovou uma mobilização parcial de reservistas para combater na Ucrânia. Em 21 de setembro, o Halyk Bank interrompeu o uso dos cartões de pagamento Mir da Rússia em resposta aos avisos de sanções do Departamento do Tesouro. O Cazaquistão não é o único país que surgiu como um destino favorito para os russos que fogem do país e vem pressionando para aumentar a aceitação de criptomoedas. A Geórgia também está trabalhando para implementar novas regras de criptografia para se tornar um hub mundial de criptomoedas.