O Bitcoin, por muito tempo, tem sido examinado pelos benefícios e riscos que representa em termos de crescimento econômico, estabilidade do sistema financeiro e bem-estar da sociedade. Enquanto alguns a chamam de a maior inovação financeira da quarta revolução industrial, outros acreditam simplesmente em bani-la.
Banir criptomoedas?
O investidor Brock Pierce, em uma entrevista recente à Fox News, respondeu às mesmas cripto críticas. No contexto da proibição de criptomoedas, disse ele:
“Eu não sei como alguém poderia fazer isso. Logicamente, é uma rede descentralizada distribuída. ”
Equacionando as criptomoedas com a revolução industrial, ele disse que as jurisdições só podem proibi-la, como a China fez. No entanto, como resultado, haverá apenas uma lista de vencedores e perdedores.
“A questão é: você será o beneficiário da mudança ou não…”
De que tipo de regulamentação a indústria precisa?
À luz da incerteza regulatória nos Estados Unidos, Pierce também espera que o governo ‘tome decisões sábias e sensatas’ apoiadas por ‘pesquisas’. Aqui, é digno de nota que Pierce é o cofundador do Tether, o stablecoin que foi recentemente sinalizado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
Dito isso, os especialistas argumentam que os EUA precisam de uma estrutura regulatória clara. O presidente sênior da Sullivan & Cromwell, Rodgin Cohen, por exemplo, listou recentemente as principais mudanças regulatórias exigidas nos Estados Unidos. Em entrevista à Bloomberg, disse ele.
“Precisamos modernizar a Lei de Reinvestimento Comunitário (CRA). Precisamos de regras finais de capital sob Basileia III. Precisamos pelo menos do início de um debate real sobre a moeda digital do banco central (CBDC). ”
Pedindo uma abordagem regulatória esclarecida para criptomoedas, ele acrescentou:
“Precisamos de uma série de regulamentos de segurança e solidez. Realmente modernizado. ”
El Salvador
Embora a necessidade e o nível de cripto regulamentações sejam um tema de controvérsia global, a adoção do Bitcoin em El Salvador também está sendo amplamente debatida. Pierce, por sua vez, elogiou a decisão do Bitcoin de El Salvador em um painel de discussão. Ele disse ,
“Os resultados são inacreditáveis. Eles alcançaram o que eu diria serem minhas maiores expectativas. ”
Ele também apontou que mais da metade da população do país baixou uma carteira Bitcoin em apenas um mês de lançamento. Além disso, destacou que é um país onde 70% da população não tem conta bancária. Embora ele tenha equiparado a decisão política à aceleração da inovação e inclusão financeira, nem todos parecem concordar.
É tudo realmente fumaça e espelhos?
Mudando o foco para a tecnologia, o economista Steve Hanke recentemente chamou a maior parte da cripto inovação ao nosso redor de “fumaça e espelhos”.
Private, digital money is nothing new. Most money has been produced privately and in a digital form for decades. A great deal of what you read about the innovative wonders of cryptocurrencies is smoke and mirrors. Read my latest:https://t.co/hRwEUiBOQy
— Steve Hanke (@steve_hanke) October 13, 2021
Em um artigo em coautoria, os economistas Hanke e Matt Sekerke questionaram a necessidade das criptomoedas. Além disso, eles escreveram que “os bancos têm sido guardiões confiáveis de livros-razão por séculos”. Eles adicionaram:
“Não queremos afirmar que as criptomoedas é desprovida de inovação, mas reduzir algumas das alegações mais emocionantes sobre ela.”
Muito recentemente, Jamie Dimon, CEO do JP Morgan Chase, também comentou que o Bitcoin é “inútil”. Mas, à medida que as discussões em torno da necessidade de proteção do investidor e salvaguarda da inovação continuam, a adoção institucional das criptomoedas também se acelerou devido ao interesse dos investidores. Isso foi algo que Brock Pierce apontou também.
Em resposta ao comentário de Dimon, Pierce disse:
“Quando você olha mais profundamente, sua empresa está participando e lucrando com isso (criptomoedas) e eles têm muitos engenheiros trabalhando nisso …”