Com a recente vitória de Luis Inácio Lula da Silva no Brasil em 30 de outubro sobre Jair Bolsonaro, deve abrir as portas para a proposta de uma moeda única para os países da América Latina. Lula anunciou isso como parte de sua campanha, pregando a utilidade de uma moeda comum como forma de combater a inflação e a dependência do dólar.
Lula da Silva disse:
Vamos restabelecer nosso relacionamento com a América Latina. Se Deus quiser, criaremos uma moeda latino-americana.
De acordo com Lula, essa moeda poderia ser chamada de SUL, e poderia ser capitalizada com base nos volumes de comércio dos países do continente. “Não temos que depender do dólar”, disse Lula na época, esclarecendo que o objetivo de tal moeda seria sair da dependência do dólar, cuja influência teria causado muitos problemas e desequilíbrios em países como Venezuela e Argentina.
Recentemente, Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), fez uma previsão de que as criptomoedas terão mais adoção à medida que as moedas fiduciárias governamental de vários países começam a perder valor.
Hoskinson fez essa previsão com base na recente vitória de Lula da Silva como novo presidente do Brasil. Segundo Hoskinson, os países sul-americanos estão passando por uma onda de esquerda, que ele acredita que impactará a região na próxima década.