A Rede de Repressão a Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro emitiu um alerta, em 20 de outubro, destacando que as instituições financeiras devem ficar atentas a qualquer atividade suspeita que esteja ligada ao financiamento de organizações terroristas, a exemplo do Hamas.
O FinCEN destacou no documento divulgado recentemente a confiança do grupo Hamas em “campanhas de arrecadação de fundos envolvendo moeda virtual e instituições de caridade fictícias que arrecadam moeda fiduciária e virtual”.
Além disso, a entidade também afirmou no texto que os provedores de serviços de ativos virtuais deveriam informar de forma mais rápida possível sobre as transações suspeitas de estarem ligadas ao Hamas.
“Como parte de uma resposta de todo o governo, o Departamento do Tesouro dos EUA (Tesouro) está a tomar todas as medidas necessárias, incluindo a emissão deste Alerta e o envolvimento com homólogos estrangeiros, para negar ao Hamas a capacidade de angariar e utilizar fundos em todo o mundo, ” destacou o FinCEN.
Vale lembrar que o emissor da stablecoin USDT, Tether, informou, em 16 de outubro, que congelou 32 endereços que têm ligação com a atividades terroristas em Israel e na Ucrânia. De acordo com seu comunicado oficial, foram congelados US$ 873.118 em USDT que estão vinculados a atividades ilícitas em Israel e na Ucrânia.
A medida anunciada pela Tether acontece em colaboração com o Gabinete Nacional de Combate ao Financiamento do Terrorismo de Israel.