O WhatsApp tem buscado cada vez mais ofertar aos seus usuários a possibilidade de fazer transações por meio da plataforma e desde a última quarta-feira (8), o aplicativo integrou o sistema Novi, a carteira digital da Meta, ao aplicativo de mensagens.
O recurso, porém, começou a ser testado apenas nos Estados Unidos, e disponível para alguns usuários. A expectativa é que seja expandido gradativamente ao longo das próximas semanas, até porque os serviços da Novi, por enquanto, estão restritos aos Estados Unidos e à Guatemala, mas deve ser expandindo globalmente, chegando também ao Brasil.
O grande atrativo da Novi é que a carteira promete pagamentos gratuitos, ou seja, não haverá taxas nas transações feitas por criptomoedas na plataforma, o que é uma grande vantagem, vide os processos recentes em todo mundo para a regulação das moedas digitais.
There's a new way to try the @Novi digital wallet. Starting today, a limited number of people in the US will be able to send and receive money using Novi on @WhatsApp, making sending money to family and friends as easy as sending a message. 💸💬 pic.twitter.com/dGz3lejri7
— Stephane Kasriel (@skasriel) December 8, 2021
David Marcus, diretor do setor de criptomoedas da Meta, que já anunciou seu desligamento da compenhia ao final de 2021, afirmou em agosto que a tendência é para que todas as redes sociais da companhia utilizem dos serviços da Novi, mesmo que a carteira não seja completamente aderida pelos usuários, mas ficará como opção.
Por ser uma rede social em que os usuários usam de forma particular e comercial, o WhatsApp foi a escolha inicial dos diretores da Meta para receber o recurso que, a princípio, suportará apenas a criptomoeda Pax Dollar (USDP), lastreada junto ao dólar americano, mas a tendência é de que suporte outras criptomoedas no futuro.
“Há uma nova maneira de experimentar a carteira digital Novi. A partir de hoje [quarta], um número limitado de pessoas nos Estados Unidos poderão enviar e receber dinheiro usando Novi no WhatsApp, tornando o envio de dinheiro para familiares e amigos tão fácil quanto enviar uma mensagem”, disse Stephane Kasriel, chefe da Novi no Twitter. Vale lembrar que, no Brasil, já há um serviço de pagamentos via WhatsApp, mas em nada tem a ver com o recurso testado pela Novi nos EUA.