Por mais uma vez, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA rejeitou o pedido para listagem do ARK 21 Shares Bitcoin ETF na bolsa de valores Cboe BZX, conforme o documento da SEC em 26 de janeiro.
A solicitação visava a permissão para os investidores conseguirem ganhar exposição ao preço do Bitcoin (BTC) conforme os limites do mercado de ações regulamentado.
Caso a proposta tivesse sido aprovada pela SEC, o fundo teria sido administrado em conjunto pela ARK Investment Management de Cathie Wood e 21Shares.
The SEC has just now once again rejected ARK’s and 21Shares spot bitcoin, $BTC ETF listing.
— unusual_whales (@unusual_whales) January 26, 2023
Em um dos seus argumentos para rejeitar o pedido, a Comissão destacou um acordo de compartilhamento de vigilância, que em caso de não existir, a bolsa deve “estabelecer que outros meios para prevenir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras serão suficientes”. Pela ausência deste ponto, a SEC não permitiu a listagem do ETF.
Em sua conclusão, a SEC escreveu: “Pelas razões expostas acima, a Comissão não considera, de acordo com a Seção 19(b)(2) do Exchange Act, que a mudança de regra proposta é consistente com os requisitos do Exchange Act e as regras e regulamentos aplicáveis a um mercado de valores mobiliários nacional câmbio e, em particular, com a Seção 6(b)(5) do Exchange Act. É, PORTANTO, ORDENADO, de acordo com a Seção 19(b)(2) da Exchange Act, que a alteração de regra proposta SR-CboeBZX-2022-031 será, e por meio deste, reprovada”.
Vale lembrar que, em abril de 2022, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) negou o pedido de fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin spot da Ark 21Shares, de acordo com um documento, citando a falta de proteção ao investidor.
A Ark é administrada pela investidora Cathie Wood. O pedido havia sido feito em nome da Cboe BZX Exchange para alterar as regras e permitir a listagem da oferta Ark 21Shares.