A gigante de pagamentos Visa anunciou, em 3 de outubro, o lançamento da “Visa Tokenized Asset Platform (VTAP)”, uma plataforma que tem o objetivo de permitir que instituições financeiras emitam tokens lastreados em fiat em redes blockchain.
A nova plataforma da Visa foi projetada para auxiliar bancos a conectar moedas fiduciárias tradicionais com ativos emergentes que são baseados na tecnologia blockchain.
“A Visa, líder global em pagamentos digitais, está ajudando a conectar moedas fiduciárias existentes com blockchains por meio da Visa Tokenized Asset Platform ( VTAP), um novo produto projetado para ajudar instituições financeiras a emitir e gerenciar tokens lastreados em fiduciários em redes de blockchain. A solução VTAP está disponível na Visa Developer Platform para parceiros de instituições financeiras participantes, para criar e experimentar seus próprios tokens lastreados em fiduciários em uma sandbox VTAP”.
Em um desenvolvimento significativo, atualmente, a Visa vem aplicando sua expertise em novas tecnologias, como contratos inteligentes, para permitir que os bancos emitam e transfiram tokens lastreados em fiduciárias por meio de redes de blockchain.
“A Visa está na vanguarda dos pagamentos digitais há quase sessenta anos e, com a introdução do VTAP, estamos mais uma vez definindo o ritmo para a indústria”, disse Vanessa Colella, Chefe Global de Inovação e Parcerias Digitais da Visa. “Estamos animados para alavancar nossa experiência com tokenização para ajudar os bancos a integrar tecnologias de blockchain em suas operações.”
Conforme explicou a gigante de pagamentos Visa, VTAP é uma solução de ponta desenvolvida pelos especialistas internos em blockchain da empresa, A plataforma é uma solução b2b projetada para permitir que os bancos coloquem moedas fiduciárias onchain de forma segura, contínua e eficiente. Os principais benefícios incluem: Fácil integração; Programabilidade; Interoperabilidade.
O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), da Espanha, vem trabalhando na plataforma VTAP. A instituição tem o objetivo de lançar um piloto inicial apenas com clientes selecionados no blockchain Ethereum (ETH) no próximo ano.
“O BBVA tem trabalhado no sandbox do VTAP ao longo deste ano e vem testando as principais funcionalidades do sandbox do VTAP, incluindo a emissão, transferência e resgate de um token bancário em uma blockchain de teste, bem como interações do token com contratos inteligentes com o objetivo de lançar um piloto inicial ao vivo com clientes selecionados em 2025 na blockchain pública Ethereum”.