O blockchain Cardano (ADA) lançou sua nova versão de nó v.1.35.6, em 16 de março. O novo atualização tem uma funcionalidade intitulada como rede dinâmica ponto a ponto (P2P).
Com a novidade, os participantes da rede poderão testar a comunicação automática do nó sem a necessidade de configurações estáticas. Em um comunicado recente, o Cardano explicou:
“A rede P2P dinâmica é uma evolução importante para Cardano e um impulso adicional ao desempenho, resiliência e descentralização da rede. Ao automatizar o processo de seleção de pares, o Dynamic P2P permite uma comunicação aprimorada entre nós distribuídos e simplifica o processo de execução de um relé ou de um nó produtor de blocos. Isso elimina a necessidade de configurações estáticas e entrada manual dos operadores de pool de participação (SPO)”.
O blockchain ainda afirmou que a comunidade SPO agora é encorajada a testar a funcionalidade P2P atualizando um de seus relés para usar o modo de topologia P2P.
A equipe do Cardano adiantou que, nas próximas semanas, as equipes IOG e CF, juntamente com a comunidade SPO, vão analisar a conectividade de rede para garantir um lançamento tranquilo da funcionalidade Dynamic P2P.
Como funciona o P2P dinâmico?
O Cardano também explicou que o P2P não apenas automatiza a seleção da configuração estática, é mais dinâmico do que isso. Atualmente, os SPOs podem configurar um nó para se conectar, por exemplo, a 50 outros nós SPO, segundo a equipe.
“Este é um número muito grande, já que muitos nós podem estar offline, alterar seus endereços, etc. Embora 20 conexões sejam suficientes para uma comunicação eficiente, os SPOs podem ter que provisionar em excesso devido à configuração estática.
Em uma configuração P2P dinâmica, os SPOs podem configurar 20 conexões, que podem ser escolhidas entre milhares de retransmissores SPO, não apenas 50. E se algum estiver offline ou ficar offline, a configuração selecionará automaticamente novos, para atender ao conjunto alvo. Isso significa que a configuração não está mais limitada a um pool estático de 50 pares”, destacou.