Em um desenvolvimento significativo, a Chainlink (LINK) apresentou uma grande atualização de plataforma na SmartCon 2024 hoje, 30 de outubro. O blockchain revelou em seu comunicado oficial uma nova arquitetura modular e componível. O intuito da nova atualização é que o protocolo seja mais flexível e fácil de usar para desenvolvedores e empresas.
“No Palco Principal da SmartCon 2024 hoje, anunciamos uma grande atualização para a Plataforma Chainlink. Esta atualização foi projetada para escalar a Chainlink em milhares de blockchains, atender à crescente demanda de instituições financeiras e capacitar desenvolvedores a construir com a Chainlink mais rápido, mais facilmente e com mais alcance e flexibilidade do que nunca”.
Em seu comunicado oficial, a empresa explicou que a atualização do Chainlink Runtime Environment (CRE) tem o intuito de expandir seu uso para vários blockchains, além de atender à crescente demanda de instituições financeiras e Web3.
“Apoiando essa iniciativa está uma profunda re-arquitetura da Plataforma Chainlink. Inspirando-se na arquitetura de microsserviços , o software do nó Chainlink que gerencia redes oracle descentralizadas (DONs) está sendo dividido em capacidades distintas e modulares que são cada uma protegida por DONs independentes. Os desenvolvedores podem combinar perfeitamente essas capacidades de várias maneiras em fluxos de trabalho executáveis que são executados por meio do recém-desenvolvido Chainlink Runtime Environment (CRE) — o sistema de capacidades baseadas em DON, comunicações DON-para-DON, orquestração de capacidades e execução de código no qual os fluxos de trabalho são executados com o modelo de consenso apropriado”.
A empresa destacou que a arquitetura da plataforma Chainlink terá DONs, cada um especializado em uma capacidade, além de capacitar os desenvolvedores a unir essas capacidades para formar fluxos de trabalho que o DON do CRE executa.
“O resultado dessa atualização é que os desenvolvedores podem construir muito mais rápido, conectar seus aplicativos perfeitamente em todas as cadeias conectadas à plataforma Chainlink e criar aplicativos mais poderosos, incluindo aplicativos financeiros específicos que interagem com a infraestrutura dos mercados de capitais, incorporam políticas de conformidade personalizadas e lidam com informações confidenciais de maneira a preservar a privacidade”.
No momento da publicação, o preço do Chainlink estava cotado em US$ 12,05 com alta de 5.0%nas últimas 24 horas.