A recuperação da taxa de hash indica que algumas operações de mineração estão começando a retornar online em novos locais fora da China, e o pior da repressão pode ter passado, de acordo com uma análise recente do provedor de inteligência financeira de criptografia CoinMetrics.
Com as operações de mineração saindo da China após a repressão governamental em curso, a taxa de hash do Bitcoin despencou para seu nível mais baixo desde 2019. No entanto, depois de atingir o fundo do poço perto do final de junho, começou a se recuperar em julho e agosto.
Fonte: CoinMetrics
O índice de lucro médio gasto na produção (SOPR) do Bitcoin (BTC) em sete dias – uma proporção entre o preço do bitcoin no momento em que os UTXOs são gastos e seu preço no momento em que foram criados – foi negativo na maior parte de junho, o que sinalizou que os investidores estavam vendendo o criptomoeda com perda.
Mas o BTC SOPR voltou a ficar positivo em agosto, um sinal de que o período de capitulação terminou e que o mercado está de volta em terreno mais sólido, disse o relatório.
Outras criptomoedas também estão melhorando sua postura neste mês.
“O resto do mercado de criptografia também se recuperou no mês passado”, disse a CoinMetrics. “Os ativos de menor capitalização superaram o BTC nos últimos 30 dias, liderados por cardano (ADA) e polkadot (DOT) . Outros concorrentes potenciais do ethereum surgiram no mês passado, incluindo novos recordes históricos para solana (SOL) .”
O Ethereum (ETH) superou o bitcoin nos últimos 30 dias, impulsionado pela explosão de vendas de ativos de tokens não fungíveis ( NFT ), como CryptoPunks, Art Blocks e outros, de acordo com a empresa.
O uso de BTC e ETH continuou a aumentar na última semana, crescendo 4,6% e 4,2% semana a semana, respectivamente.
Embora as transações da ETH tenham crescido 3%, as taxas totais caíram 25,9% para uma média de US $ 16,3 milhões por dia. As taxas de ETH esfriaram desde a semana anterior, mas ainda permanecem no nível mais alto desde maio, principalmente devido a uma avalanche de novas quedas de NFT, disse a análise.
O volume de negociação à vista também começou a mostrar sinais de grandes melhorias, já que o “volume de negociação confiável combinado de BTC, ETH, XRP , BNB , DOGE , ADA, DOT e UNI superou [USD] 25B em 19 de agosto”, de acordo com a empresa.
No entanto, ainda estava bem abaixo dos níveis observados em abril e no início de maio. Em 9 de maio, o DOGE sozinho foi responsável por mais de US $ 20 bilhões em volume de negócios.
Outro desenvolvimento significativo está relacionado a um pico nos endereços BTC e ETH, uma vez que o número desses endereços com participações relativamente pequenas tem aumentado ao longo deste ano.
“O número total de endereços BTC com entre 0,001 e 0,1 bitcoin aumentou ~ 15% até agora em 2021, mas tem estado um pouco estável desde o final de abril”, de acordo com a análise, acrescentando:
“O número de endereços ETH com 0,01 a 1 ETH aumentou ~ 58% no acumulado do ano e continuou a aumentar de forma constante durante o verão. Com o verão do NFT se intensificando no Ethereum, é possível que o interesse do varejo nos NFTs esteja ajudando o Ethereum a adotar novos usuários ”.