Em tempos em que as redes sociais se transformaram em potentes meios de disseminação de informação, fica cada vez mais desafiador separar a verdade da ficção, especialmente no mercado de criptomoedas.
Dessa vez, notícias falsas levou muitos a acreditarem que a poderosa financeira BlackRock estava de olhos postos para adquirir a Voyager Digital isso fez o preço da criptomoeda VGX valorizar.
Esta história teve origem em uma única conta obscura de mídia social chinesa e, posteriormente, ganhou força quando foi mencionada no site da renomada Associated Press. Rapidamente, investidores e entusiastas das criptos começaram a agir como se a fusão já estivesse confirmada, o que impulsionou o preço do token da Voyager Digital (VGX) ser negociado perto de US$ 0,1530 a um aumento estrondoso de 25% na semana.
No momento da publicação, o preço do VGX hoje estava cotado em US$ 0,124474 em queda de 14% nas últimas 24 horas.
Alguém criou notícias falsas de que a BlackRock planeja adquirir a Voyager Digital para bombear tokens. O site da Associated Press chegou a publicá-lo com conteúdo pago. A fonte de mídia social marcada no comunicado à imprensa é uma conta chinesa com apenas um fã. VGX ganhou 8% nas últimas 24 horas. Disse, WuBlockchain
Someone created fake news that BlackRock plans to acquire Voyager Digital to pump tokens. The Associated Press website even published it with paid content. The social media source marked in the press release is a Chinese account with only one fan. VGX has gained 8% in the last 24… pic.twitter.com/ypLSeuTn7r
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) September 9, 2023
O que se sabe até agora é que, na verdade, não há sequer um fragmento de evidência que confirme o interesse da BlackRock na Voyager Digital. Portanto, tudo não passa de um rumor, talvez impulsionado por quem quisesse ver o token VGX valorizar artificialmente.
Essa é uma realidade em que todos os entusiastas de criptomoedas devem estar atentos. Notícias podem ser enganosas, e sua rápida disseminação pode levar a movimentos abruptos no mercado.