O ícone dos jogos está interessado no metaverso e reconhece as comparações com Animal Crossing, mas ainda não está pronto para começar a construir.
O metaverso se tornou um grande chavão depois que o Facebook (agora Meta) revelou sua visão em outubro, e agora os gigantes dos jogos e da tecnologia estão avaliando o potencial da futura Internet. A mais recente é a Nintendo, a gigante japonesa de jogos e fabricante de consoles, com o presidente Shuntaro Furukawa sugerindo que o metaverso tem “grande potencial” pela frente.
Furukawa comentou sobre o metaverso durante uma sessão de perguntas e respostas de investidores esta semana. De acordo com as traduções de uma transcrição oficial divulgada hoje cedo , Furukawa falou sobre o potencial do metaverso, bem como as comparações que foram feitas com os populares jogos de simulação de vida Animal Crossing da Nintendo.
“O metaverso está atraindo a atenção de muitas empresas ao redor do mundo e acreditamos que ele tem um grande potencial”, por uma tradução em inglês do VGC . “Além disso, quando o metaverso é mencionado na mídia, softwares como Animal Crossing às vezes são citados como exemplo e, nesse sentido, estamos interessados nele.”
O metaverso refere-se a uma visão de futuro mais imersiva para a internet, na qual os usuários socializam, jogam e até trabalham juntos em espaços 3D compartilhados. Pode ser alimentado por tecnologia blockchain, incluindo ativos NFT , com jogos baseados em Ethereum como Decentraland e The Sandbox – ambos vendem terrenos digitais aos usuários – dando um exemplo inicial para o espaço.
No entanto, há alguma disputa sobre exatamente o que o termo “metaverso” abrange. Para alguns, significa simplesmente experiências compartilhadas imersivas por meio de headsets de realidade virtual (VR) ou realidade aumentada (AR), enquanto outros veem os NFTs – ativos que demonstram a propriedade de itens digitais – como o pilar mais importante de seu design. É uma palavra da moda nebulosa, em parte porque um metaverso funcional e polido está potencialmente a anos de distância.
De qualquer forma, enquanto Furukawa parece ser positivo sobre o potencial do metaverso, ele disse que a Nintendo não está pronta para começar a explorar as possibilidades. O criador de Super Mario, The Legend of Zelda e outras franquias de jogos de enorme sucesso não é conhecido por perseguir tendências, e Furukawa disse que a Nintendo precisa descobrir sua própria abordagem ao metaverso.
“Não é fácil definir que tipo de surpresa e diversão o metaverso pode proporcionar aos clientes”, disse Furukawa. “Como uma empresa que propõe entretenimento, temos que pensar em como proporcionar novas surpresas e diversão.”
“Se pudermos encontrar uma maneira de comunicar nossa ‘abordagem da Nintendo’ para muitas pessoas de uma maneira fácil de entender, podemos considerar algo”, continuou ele, “mas não acreditamos que esse seja o caso em desta vez.”
Muitos editores de jogos tradicionais estão experimentando no espaço NFT, incluindo a Ubisoft com itens NFT no jogo cunhados em Tezos , Konami vendendo colecionáveis NFT baseados em seus jogos clássicos e Square Enix revelando planos para jogos baseados em NFT .
No entanto, esses anúncios e outros foram amplamente recebidos com reação, com muitos jogadores criticando as NFTs por seu impacto ambiental – que varia amplamente com base na plataforma blockchain – ou chamando-as de fraude ou fraude.
A GSC Game World cancelou os planos de adicionar NFTs ao seu jogo STALKER 2 em dezembro após o blowback e, nesta semana, o Team17 fez o mesmo com os colecionáveis NFT baseados na franquia Worms.