A gigante de atletismo e tênis Nike colaborou com a RTFKT Studios, que adquiriu em dezembro de 2021, para lançar os primeiros tênis vestíveis do metaverso Ethereum NFT.
Os tênis NFT (non-fungible token) já estão disponíveis e apresentam um Skin Vial NFT que muda de estilo para personalização. Esses novos produtos NFT da Nike são inspirados no design Nike Dunk, que foi popularizado pela primeira vez como tênis de basquete na década de 1980, tornando-se mais tarde um marco na cena do skate. A aquisição da RTFKT Studios pela Nike em dezembro foi fundamental para a produção do Nike Dunk Genesis CryptoKicks, dada a posição estratégica do estúdio de design em ser a primeira empresa a lançar tênis digitais como ativos NFT.
Os tênis NFT são projetados como itens vestíveis digitalmente que podem ser usados em mundos metaversos, com estilos variados disponíveis para aplicações através dos Skin Vials, outro conjunto de NFTs colecionáveis. Esta primeira onda de tênis de designer CryptoKicks é acessível através dos NFTs MNLTH Ethereum da RTFKT, que foram disponibilizados por meio de airdrops gratuitos para detentores de NFTs CloneX PFP (foto de perfil) da RTFKT, bem como outros NFTs lançados pela empresa no início deste ano.
No momento da redação deste artigo, a coleção obteve um preço mínimo de 2,7 ETH no OpenSea , com mais de 2.600 proprietários e contando. Os tênis NFT foram lançados após uma série de missões feitas para colecionadores que os resolveram para abrir os cofres da NFT. A RTFKT divulgou que também lançará outra série de missões que desbloqueará os cofres do MNLTH 2 no final do ano. Cada CryptoKicks NFT adquirido também é projetado para alterar os atributos de acordo com seu “caminho de evolução” especificado, que é uma série de opções atualizáveis.
Os primeiros NFTs Ethereum da Nike são o resultado de vários anos de esforço em que a empresa tentou fazer incursões no espaço de ativos digitais emitindo uma patente para CryptoKicks, que foi então proposto como um sistema baseado em blockchain para emparelhar ativos digitais com produtos físicos.