A Nike, gigante americana do setor de materiais esportivos, anunciou a aquisição dos tênis virtuais e da marca de colecionáveis RTFKT. Essa parceria visa o ingresso da Swoosh no movimento do metaverso, além de se tornar, definitivamente, a maior do setor nos EUA.
De acordo com a Nike, a aquisição do RTFKT ajudará a empresa a entregar itens colecionáveis de última geração que mesclam cultura e jogos. John Donahoe, presidente e CEO da Nike, acredita que o incremento da nova marca acelera os esforços de transformação digital da Nike.
“Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa e estender a pegada digital e as capacidades da Nike”, disse Donahoe. Por sua vez, o cofundador da RTFKT, Benoit Pagotto, disse que há um entusiasmo geral em fazer a marca crescer e que ela foi totalmente criado no metaverso.
Um tênis RTFKT pode ser modificado como o usuário bem entender, desde o modelo às cores que o calçado pode ter, como exemplificado no tuíte que trouxe o anuncio da aquisição (veja abaixo).
RTFKT is now a part of the NIKE, Inc. family. 🌐👁🗨 pic.twitter.com/5egNk9d8wA
— RTFKT (@RTFKT) December 13, 2021
Vale lembrar que não é só a marca americana que está seguindo rumo ao metaverso, já que a Adidas também mira ingressar no espaço digital ao anunciar parcerias com empresas de NFTs, como a Bored Ape Yacht Club, Gmoney NFT e a PUNKS Comic.
“O Metaverso é onde qualquer pessoa pode expressar suas ideias mais originais e ser mais autênticas, em qualquer forma que possam assumir. E graças ao blockchain [e NFTs], esses pioneiros podem possuir uma parte do que eles criaram”, disse a Adidas na época do anuncio.