Os planos da Nigéria para taxar o setor de criptomoedas até o próximo mês foram revelados recentemente. De acordo com as informações publicadas pelo site de notícias Punch, o Serviço Federal de Receita Federal da Nigéria (FIRS) tem planos para realizar a apresentação de um projeto de lei que versa sobre a taxação da indústria cripto.
Conforme as informações da reportagem, o projeto de lei deverá ser encaminhado para aprovação do parlamento até setembro. O plano foi revelado recentemente por Zacch Adedeji, presidente executivo da agência de arrecadação de impostos, durante uma reunião com o Comitê de Finanças do Senado e da Câmara da Assembleia Nacional.
Em sua declaração sobre o assunto, o gestor destacou a importância de regulamentação do setor em prol do desenvolvimento econômico da Nigéria.
“O plano primeiro é ter a lei que regulamenta isso, e é por isso que você vê que estamos aqui com a legislatura, que será a base da cobrança. E isso é feito em qualquer outro lugar do mundo quando você tem essa inovação ou sistema, então você só tem que se preparar para isso porque você não pode fugir disso. Então, nós só temos que planejar para regular isso de tal forma que não seja prejudicial ao desenvolvimento econômico da Nigéria”, afirmou Adedeji.
Nigéria acelera registro de provedor de criptomoedas
Em um desenvolvimento recente no setor de criptomoedas na Nigéria, o regulador no país, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), anunciou o lançamento de uma nova medida que tem o intuito de acelerar o processo de registro de provedores de serviços de ativos virtuais (VASP). A SEC da Nigéria divulgou a iniciativa, em 21 de junho.
Conforme destacou os reguladores, o novo programa irá realizar o ajuste do atual quadro regulamentar no país visando a adequação das complexidades do setor. A iniciativa servirá como uma alteração às regras existentes na Nigéria.