É natural que ao final de cada ano os principais sites de busca apresentem quais foram os temas mais procurados no ano, mas o que 2021 reservou foi uma situação histórica, porque, pela primeira vez a busca pelo o que é um NFT superou os dados de busca sobre criptomoedas.
As pesquisas são em nível global, o que aponta que o mundo inteiro quis saber o que significava o termo “NFT“, que se refere a tokens não fungíveis, deixando as “criptomoedas” para trás, de acordo com o Google Trends.
O aumento pela pesquisa sobre NFTs oferece uma indicação clara de que os colecionáveis digitais entraram na consciência popular, com transações no OpenSea, a plataforma descentralizada mais popular para leilões e downloads de NFT, ultrapassando a casa dos US$ 10 bilhões.
A maior procura por NFTs tem explicação, já que marcas como a Nike e a Adidas estão fazendo sua própria entrada no ramo dos NFTs e também no metaverso. Além das marcas, celebridades como o rapper Snoop Dog, o jogador de basquete Stephen Curry, o DJ Steve Aoki, a atriz Mila Kunis e a ex-primeira-dama dos EUA Melania Trump também se envolveram em coleções próprias NFT para o público.
Um terceiro motivo que pode apontar o crescimento colossal são os jogos NFT como Axie Infinity, o de maior visibilidade até aqui, além do O Sorare, que possibilita que os jogadores aprendam sobre criptografia e NFTs, assim como ganhem uma pequena quantia de dinheiro com um joga enquanto jogam seus videogames.
Outro fator que chamou muita atenção ao longo de 2021 para os NFT foram as receitas dos leilões que arrecadaram fortunas para organizações sem fins lucrativos ou instituições de caridade. Os portadores de criptografia podem obter belas obras de arte e também podem deduzir suas doações de sua renda normal para economizar em impostos nos EUA, por exemplo, o é uma ação boa para todos.
Por fim, os NFTs possibilitam que artistas de todo o mundo transmitam seus talentos sem a necessidade de exibições físicas, o que reduz a distância de espaço já que todos podem ver pela internet.