Um estudante sênior da Universidade Tongji de Xangai foi vítima de um golpe NFT, perdendo cerca de US$ 548.000 depois que seu token não fungível foi roubado por meio de um golpe de phishing.
A obra de arte da NFT que Niq Chen comprou do conhecido projeto Doodles Collectible NFT, intitulado “LuckyCot 3D”, representou cerca de metade do valor de todos os seus ativos NFT, disse ele ao South China Morning Post.Chen mordeu a isca pressionando o link falso e tudo se foi. Depois de cair na armadilha, o golpista imediatamente vendeu o NFT para um particular cuja identidade não foi divulgada. Chen pediu para comprar de volta o NFT comprado ilegalmente, mas o comprador insistiu que era “um bom negócio”.
O governo chinês há muito tempo proibiu o comércio de criptomoedas e NFT no país. O mercado OpenSea, a plataforma de negociação da qual Chen comprou o NFT, está atualmente bloqueado para usuários chineses. Isso, no entanto, não impediu que a comunidade criptográfica se expandisse no continente, já que os cidadãos investem continuamente em plataformas NFT no exterior.
NFT Scam
Atualmente, os colecionáveis de arte digital são negociados a preços de venda de milhões de dólares, à medida que ganham popularidade por meio da cobertura de notícias e conversas nas mídias sociais.Com essa demanda, no entanto, está o aumento de golpes NFT que até mesmo os mais experientes no campo estão sendo enganados.
Um dos tipos mais populares são os golpes de phishing que envolvem os golpistas que enviam links de e-mail maliciosos que podem ser usados para roubar dados pessoais e senhas depois de clicados.Cerca de 17 usuários do OpenSea foram recentemente vítimas de ataques de phishing, levando cerca de 250 NFTs no valor de cerca de US$ 1,7 milhão, de acordo com o The Verge .A série de ataques aconteceu enquanto o sistema de contratos do site passava por uma atualização. Outro tipo de golpe de blockchain é um puxão de tapete, que acontece quando um investimento projetado é abandonado pelos criadores junto com o dinheiro do investidor.
Chen é um pioneiro na comunidade chinesa de NFT, até mesmo colocando “NFT” como sua carreira. Apesar da grande quantia de dinheiro perdida como resultado do incidente de phishing, o estudante de design industrial disse que ainda continuaria sua busca no nicho de blockchain.
“A arte criptográfica ainda é uma carreira à qual eu gostaria de me dedicar”, disse ele. “Já não posso prescindir da comunidade”, acrescentou Chen.
Com os crescentes ataques direcionados a investidores de NFTs e criptomoedas, plataformas e autoridades estão lembrando o público de negociar e negociar com cuidado, já que o retorno desses ativos é muito improvável.
“As comunidades NFT merecem um lugar seguro e protegido onde possam se conectar e prosperar”, disse o fundador da Metalink, Jake Udell, em entrevista à Blockwork.