NFTs são tokens não fungíveis. Eles são itens exclusivos que você não pode substituir por outra coisa. Por exemplo, um cartão comercial único é um NFT – você não pode simplesmente substituí-lo por qualquer outro cartão. Se você trocar sua placa por outra, terá algo diferente. Eles diferem dos itens fungíveis, que geralmente são iguais entre si. Se você trocar um bitcoin por outro, acabará na mesma posição de onde começou, por exemplo. Por outro lado, se você trocar um cartão de beisebol quase inútil produzido em massa do final dos anos 80 por um cartão Honus Wagner T206 da American Tobacco Company de 1909 (avaliado em mais de US $ 1 milhão), você se saiu muito bem.
Hoje em dia, a maioria dos NFTs tende a ser digital. Isso torna particularmente fácil para os criadores dar aos seus apoiadores algo raro e único. Alguns NFTs, por exemplo, são obras de arte digitais, e as pessoas agora estão coletando essas obras de arte digitais, assim como colecionadores colecionam pinturas físicas há anos. E alguns desses NFTs foram vendidos por preços extraordinários. Uma obra de arte do NFT de um artista digital chamado Beeple foi vendida por US $ 69 milhões na Christie’s .
Uma versão mais prática de um NFT digital moderno são os CryptoKitties. Eles são um jogo de blockchain da Ethereum onde os usuários podem comprar, vender e criar “gatos” digitais. Cada “gato” é único (assim como seu animal de estimação na vida real).
Em alguns aspectos, os NFTs são semelhantes aos Bitcoins e outras criptomoedas, exceto, é claro, que eles são não fungíveis e não divisíveis. Os primeiros NFTs faziam parte do blockchain Ethereum, que armazena informações eletrônicas extras para distinguir sua singularidade. Outros blockchains agora também facilitam NTFs. Por causa da tecnologia de blockchain diferente por trás de NFTs específicos, nem todos os mercados de NFT compram e vendem todos os tipos de NFT. Os criadores geralmente selecionam um mercado NFT com base no fato de esse mercado oferecer suporte a um padrão de token NFC específico. A Ethereum lançou dois padrões agora: ERC-721 e ERC-1155. A concorrente, Binance, desde então lançou os padrões BEP-721 e BEP-1155. Os dois padrões “1155” diferem dos padrões “721” originais porque permitem que vários NFTs sejam agrupados e negociados juntos.
A maioria das plataformas NFT exige que os compradores tenham uma carteira digital e usem criptomoedas para pagar suas compras.
Principais mercados NFT para criadores venderem NFT:
OpenSea
A OpenSea corajosamente se descreve como o maior mercado de NFT. Ele oferece uma ampla gama de tokens não fungíveis, incluindo arte, nomes de domínio resistentes à censura, mundos virtuais, cartões comerciais, esportes e itens colecionáveis. Inclui ativos ERC721 e ERC1155. Você pode comprar, vender e descobrir ativos digitais exclusivos como Axies, nomes ENS, CryptoKitties, Decentraland e muito mais. Eles apresentam mais de 700 projetos diferentes, incluindo jogos de cartas colecionáveis, projetos de arte digital e sistemas de nomes como ENS (Ethereum Name Service).
Os criadores podem criar seus próprios itens no blockchain usando a ferramenta de criação de itens do OpenSea. Você pode usá-lo para fazer uma coleção e NFTs gratuitamente, sem a necessidade de uma única linha de código. Se você está desenvolvendo seu próprio contrato inteligente para um jogo, colecionável digital ou algum outro projeto com itens digitais exclusivos no blockchain, você pode ser facilmente adicionado ao OpenSea.
Se você estiver vendendo itens no OpenSea, poderá vender um item por um preço fixo, criar uma lista de preços decrescentes ou fazer uma lista de leilão.
Rarible
Rarible é um mercado NFT de propriedade da comunidade, com seus “proprietários” segurando o token ERC-20 RARI. Rarible concede o token RARI a usuários ativos na plataforma, que compram ou vendem no mercado NFT. Distribui 75.000 RARI todas as semanas.
A plataforma coloca um foco particular em ativos de arte. Os criadores podem usar o Rarible para “cunhar” novos NFTs para vender suas criações, sejam eles livros, álbuns de música, arte digital ou filmes. O criador pode até mostrar uma prévia de sua criação para todos que vierem ao Rarible, mas limitar o projeto completo ao comprador.
Rarible compra e vende NFTs em categorias como arte, fotografia, jogos, metaversos, música, domínios, memes e muito mais.
SuperRare
SuperRare tem um forte foco em ser um mercado para as pessoas comprarem e venderem obras de arte digitais exclusivas e de edição única. Cada obra de arte é autenticamente criada por um artista na rede e marcada como um item digital cripto-colecionável que você pode possuir e trocar. Eles se descrevem como sendo como o Instagram encontra a Christie’s, oferecendo uma nova maneira de interagir com arte, cultura e coleções na internet.
Cada obra de arte no SuperRare é um colecionador digital – um objeto digital protegido por criptografia e rastreado no blockchain. SuperRare construiu uma rede social no topo do mercado. Como os colecionáveis digitais têm um registro transparente de propriedade, eles são perfeitos para um ambiente social.
Todas as transações são feitas usando éter, a criptomoeda nativa da rede Ethereum.
No momento, SuperRare trabalha com um pequeno número de artistas escolhidos a dedo; no entanto, você pode usar um formulário para enviar seu perfil de artista para entrar no radar do próximo lançamento completo.
Foundation
Foundation é uma plataforma especializada projetada para reunir criadores digitais, cripto nativos e colecionadores para levar a cultura adiante. Ela se autodenomina a nova economia criativa. Seu foco principal é a arte digital.
Na primeira postagem do blog em seu site em agosto de 2020, eles anunciaram uma convocação aberta para os criadores experimentarem a criptografia e brincarem com o conceito de valor. Eles convidaram os criadores a “hackear, subverter e manipular o valor do trabalho criativo”.
Sempre que um NFT negocia na Fundação, o artista ganha 10% nessa transação secundária, ou seja, um artista recebe 10% do valor das vendas sempre que um colecionador revende seu trabalho para outra pessoa por um preço mais alto.
AtomicMarket
AtomicMarket é um contrato inteligente de mercado NFT de liquidez compartilhada que é usado por vários sites. Liquidez compartilhada significa que tudo listado em um mercado também aparece em todos os outros mercados.
É um mercado para Atomic Assets, um padrão para tokens não fungíveis na tecnologia eosio blockchain. Qualquer pessoa pode utilizar o padrão Atomic Asset para tokenizar e criar ativos digitais e comprar, vender e leiloar ativos usando o mercado Atomic Assets.
Você pode listar seus próprios NFTs para venda no AtomicMarket e pode navegar pelas listagens existentes. Os NFTs de coleções conhecidas recebem uma marca de verificação, o que torna mais fácil identificar os NFTs reais. Coleções maliciosas são colocadas na lista negra.
Myth Market
Myth Market é uma série de mercados on-line convenientes que oferecem suporte a várias marcas de cartões comerciais digitais. No momento, seus mercados em destaque são GPK.Market (onde você pode comprar cartões digitais Garbage Pail Kids), GoPepe.Market (para cartões comerciais GoPepe), Heroes.Market (para cartões comerciais Blockchain Heroes), KOGS.Market (para KOGS cartões colecionáveis) e Shatner.Market (para memorabilia de William Shatner.)
BakerySwap
BakerySwap é um criador de mercado automatizado (AMM) e troca descentralizada (DEX) na Binance Smart Chain (BSC). Ele usa um token BakerySwap nativo (BAKE). BakerySwap é um crypto hub multifuncional que oferece uma variedade de serviços financeiros descentralizados (DeFi), bem como uma plataforma de lançamento de criptografia e um supermercado de token não fungível (NFT).
Seu supermercado NFT hospeda arte digital, competições de memes e NFT em jogos que os usuários podem pagar com tokens BAKE. Você pode usar NFTs em ‘refeições combinadas’ para ganhar tokens BAKE de bônus. Além disso, cunhar e vender sua própria arte é um processo simples e direto.
KnownOrigin
KnownOrigin é um mercado onde você pode descobrir e coletar obras de arte digitais raras. Cada arte digital em KnownOrigin é autêntica e verdadeiramente única. Os criadores podem usar a plataforma para mostrar e vender seus trabalhos para colecionadores que se preocupam com a autenticidade. Ele é protegido pelo blockchain Ethereum.
Os criadores podem enviar arte digital como um jpg ou Gif para a galeria KnownOrigin, com todos os arquivos no IPFS.
Enjin Marketplace
O Enjin Marketplace é um mecanismo pelo qual você pode explorar e negociar ativos de blockchain. É o mercado oficial para NFTs baseados em Enjin. Até o momento, permitiu que $ 43,8 milhões de Enjin Coin fossem gastos em ativos digitais, envolvendo 2,1 bilhões de NFTs. 832,7 mil itens foram negociados. Você pode usar a Carteira Enjin para listar e comprar itens de jogos e colecionáveis com facilidade.
A página Projetos apresenta projetos de blockchain acionados por Enjin, desde coleções de itens de jogo como o Multiverse e jogos como Age of Rust e The Six Dragons até programas de recompensa gamificados, como Azure Heroes da Microsoft, colecionáveis criados pela comunidade e NFTs de empresas como Binance e Swissborg .
Portion
O Portion é um mercado online que conecta artistas e colecionadores por meio da tecnologia Blockchain para vender, investir e possuir arte e itens colecionáveis com total transparência. Inclui a comunidade de artistas, uma rede global de artistas e criadores descentralizados.
A porção permite que qualquer pessoa seja um colecionador. Você pode gerenciar sua coleção física e digital em um só lugar, facilitando a troca de criptografia por arte e itens colecionáveis.
Tokens de parcela são ativos ERC-20 na Ethereum Blockchain e existem para governar e votar descentralizadamente no futuro da plataforma. Novos tokens são lançados para mineração de liquidez, bolsas de artistas, parcerias e futuros membros da equipe. Novos tokens de parcela também são distribuídos quando os artistas criam novos NFTs, valendo atualmente 500 PRT cada.
Async Art
Async Art é um movimento de arte baseado no blockchain. Você pode criar, coletar e trocar arte programável. Você pode comprar “Masters” e “Layers”. A Master é uma obra de arte da edição 1/1, enquanto as camadas são os componentes individuais que compõem a imagem Master. As camadas são dotadas de habilidades especiais decididas pelo artista. Quando você altera algo em uma camada, a imagem mestre refletirá isso, independentemente de quem a possui. Os artistas selecionam os parâmetros de sua arte e concedem controle exclusivo sobre qualquer aspecto a colecionadores individuais. Por exemplo, eles podem permitir que alguém mude o estado do plano de fundo, a posição de um personagem ou a cor do céu.
Desde fevereiro de 2020, já houve mais de US $ 6 milhões em volume de lances na plataforma e mais de US $ 1,5 milhão em vendas de artistas.
Perguntas frequentes
O que é um NFT?
Um NFT é um token não fungível. É um item exclusivo que você não pode substituir por outro. Um exemplo de NFT é um cartão comercial único, como uma obra de arte digital, que você simplesmente não pode substituir por nenhuma outra obra de arte. Hoje, a maioria dos NFTs são digitais, o que torna muito fácil para os criadores oferecerem a seus apoiadores algo único e raro. Embora sejam semelhantes aos Bitcoins e outras criptomoedas, eles não são fungíveis e nem divisíveis.
Alguém pode vender no SuperRare?
Não. No momento, SuperRare trabalha com apenas um pequeno número de artistas escolhidos a dedo. Se desejar usar este mercado para vender obras de arte digitais exclusivas e de edição única, você pode usar um formulário para enviar seu perfil de artista e entrar no radar do SuperRare para seu próximo lançamento completo.
Onde posso encontrar obras de arte digitais raras para colecionar?
Você pode, por exemplo, verificar KnownOrigin. É um mercado onde você pode descobrir e coletar obras de arte digitais raras. Apenas obras de arte autênticas e verdadeiramente únicas são vendidas no KnownOrigin. Ele é protegido pelo blockchain Ethereum. Você também pode tentar a porção. O bom da Porção é que ela permite que qualquer um seja um colecionador. Como você pode gerenciar sua coleção física e digital em um só lugar, é fácil trocar criptografia por arte e outros itens colecionáveis.
Onde os criadores podem vender NFTs?
Existem vários mercados NFT onde os criadores podem vender seus NFTs. A maioria dessas plataformas exige que os compradores tenham uma carteira digital e usem criptomoedas para pagar pela compra. Você pode, por exemplo, verificar OpenSea, Async Art, Foundation, Rarible e Myth Market. OpenSea se descreve como o maior mercado para NFTs e apresenta mais de 700 projetos diferentes.
Como funciona o Async Art?
Com Async Art, você pode criar, coletar e negociar arte programável. Você pode comprar os componentes individuais que compõem a imagem mestre (chamados de “Camadas”) ou a peça de arte da edição 1/1 (chamada de imagem mestre). As camadas têm habilidades especiais decididas pelo artista. Portanto, quando você altera algo na Camada, a imagem Mestre refletirá essa alteração, independentemente de quem a possui. O artista decide quais aspectos, como a cor do fundo, os colecionadores individuais podem mudar.