A Yuga Labs está potencialmente enfrentando uma ação coletiva, alegando que NFT Bored Ape Yacht Club (BAYC) e ApeCoin (APE) são títulos. No mês passado, a Yuga Labs, a empresa de US$ 4 bilhões por trás da popular coleção de NFT Bored Ape Yacht Club (BAYC), causou alvoroço ao usar a pessoa que acusou a BAYC de racismo. Yuga Labs está prestes a se encontrar do outro lado da quadra.
https://twitter.com/ryder_ripps/status/1551091662226542592?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1551091662226542592%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fnews.coincu.com%2F111751-bayc-apecoin-accused-being-securities%2F
O escritório de advocacia Scott+Scott está atualmente organizando uma ação coletiva contra a Yuga Labs, de acordo com um anúncio do escritório no final desta semana. O processo alegará que Yuga promoveu falsamente os NFTs Bored Ape e ApeCoin, o token Ethereum nativo da coleção, como títulos com retornos garantidos, mas despencaram de valor nos últimos três meses.
Os autores do processo ainda não apresentaram uma queixa oficial no tribunal federal. A Scott+Scott está continuamente procurando por demandantes que sofreram danos devido à compra de NFTs e tokens apoiados pela Yuga entre abril e junho. A empresa não retornou imediatamente um pedido de comentário sobre este artigo.
Uma vez arquivada, a decisão do tribunal sobre se os tokens não fungíveis são valores mobiliários, semelhantes a uma ação de uma empresa que pode aumentar de valor, será fundamental para o sucesso do processo. Se um juiz determinar que as NFTs do BAYC são títulos, a Yuga Labs não terá cumprido os requisitos de divulgação e registro da emissão de títulos.
Brian Fyre, professor de direito da Universidade de Kentucky, disse:
“Vejo muito, muito, muito pouca probabilidade de que a SEC queira intervir e … caracterizar essa (coleção de NFT do Bored Ape) como um título. Eu acho que eles vão resistir com unhas e dentes, porque isso abriria uma enorme lata de vermes para eles e os forçaria a regular todo tipo de outras coisas que eles não querem regular.”
Até agora, a Securities and Exchange Commission se absteve de rotular decisivamente qualquer NFT como título. Isso pode ter a ver com o fato de que tal movimento provavelmente colocaria o mercado de arte mais amplo sob a alçada da SEC, algo que a agência resistiu por muito tempo.