O primeiro blockchain do Cosmos que usa segurança replicada, o Neutron, foi lançado em 11 de maio. Com a segurança replicada, os blockchains no Cosmos podem confiar em um conjunto de validadores do Cosmos Hub visando sua segurança.
“O primeiro #Cosmos modelo nativo de segurança compartilhada acabou de ser adotado. @Neutron_org é a primeira Cadeia de Consumo a alavancar @cosmoshub Segurança Replicada. Replicated Security traz uma nova era de utilidade para #ATOM. Appchains agora podem lançar com a segurança econômica de #ATOM”, anunciou em seu Twitter.
1/ The first #Cosmos native shared security model just got adoption 💥@Neutron_org is the first Consumer Chain to leverage @cosmoshub Replicated Security.
Replicated Security brings a new era of utility for #ATOM ⚛️
Appchains can now launch with the economic security of #ATOM pic.twitter.com/sMp6mXhjPC
— Cosmos – Internet of Blockchains ⚛️ (@cosmos) May 11, 2023
Conforme explicou, com Segurança Replicada, o Cosmos Hub pode oferecer segurança a novos projetos lançados como cadeias de consumo protegidas pelo Hub. Em troca, a Cadeia de Consumo divide a receita com o Eixo. Essa receita é compartilhada com ATOM delegadores/validadores.
Além de ser o pioneiro na segurança replicada do Cosmos Hub, Neutron também inclui: acesso instantâneo à segurança econômica multibilionária do Hub; Adoção instantânea do usuário por estar conectado com a maior comunidade interchain.
Solução de rollup EVM para Cosmos
A Dymension, empresa focada no desenvolvimento de blockchain, revelou recentemente seus planos de criar uma solução de dimensionamento cumulativo de Camada 2 compatível com EVM (Ethereum Virtual Machine) para o ecossistema Cosmos. Isso é uma grande notícia, já que o Cosmos é composto por diversos blockchains de Camada 1 e tem enfrentado a falta de soluções de Camada 2.
Então, o que isso significa exatamente? A Dymension está desenvolvendo um rollup de Camada 2 compatível com a EVM, que é um ambiente de computação amplamente utilizado pela Ethereum. O objetivo dessa iniciativa é facilitar o trabalho dos desenvolvedores na criação e implantação de aplicativos Ethereum, algo que costuma ser desafiador devido às diferenças de código entre Cosmos e Ethereum.
Mas é claro que não paramos por aí! A Dymension está atualmente testando seu rollup, que será lançado como uma solução de Camada 2 no Evmos, um blockchain integrado ao ecossistema Cosmos. A empresa tem trabalhado em estreita colaboração com a equipe do Evmos e um protocolo de disponibilidade de dados chamado Celestia.