Neal Stephenson, que cunhou o conceito de “ metaverso ” há 30 anos, está prestes a lançar um projeto blockchain chamado LAMINA1.
Em 1992, o escritor Neal Stephenson apresentou a você a leitura do conceito de metaverso no romance de ficção científica Snow Crash. Ele também foi o mais falado quando o Facebook anunciou a mudança de nome da empresa para Meta com a ambição de inaugurar a era do universo virtual. Além de escrever, o escritor de 62 anos foi um futuro planejador estratégico da empresa Magic especializada em realidade aumentada (AR) de 2014 a 2020. Embora ele tenha dito que não tinha conexão com as ambições da Meta, Neal Stephenson também está incubando seu projeto blockchain chamado LAMINA1 em parceria com o ex-presidente da Bitcoin Foundation Peter Vessenes. Em 8 de junho , Peter Vessenes anunciou oficialmente este projeto em um artigo publicado no Medium.
No artigo, Peter Vessenes disse que a blockchain LAMINA1 serviria como a “plataforma para o Open Metaverse”. Ele descreveu o projeto LAMINA1 como aquele que estaria “mais próximo da visão de Neal – um que prioriza criadores, tanto técnica quanto artisticamente, um provedor de tecnologia de computação espacial e uma comunidade que pode apoiar aqueles que estão construindo metaversos”. Vessenes também mencionou que o blockchain emitiria carbono negativo.
Falando sobre o papel de Neal Stephenson no projeto LAMINA1, Vessenes disse: “ Neal Stephenson trará visão, sabedoria, experiência e objetivos centrais ao projeto , como ajudar artistas e criadores a receber o pagamento que merecem por seu trabalho, melhorar o meio ambiente… e caminhando para um verdadeiro Metaverso Aberto em vez de um Metaverso controlado por empresas proprietárias.” Embora não haja muitas informações detalhadas sobre o projeto nesta fase, Joseph Lubin – o cofundador da Ethereum, foi uma das primeiras pessoas a investir na LAMINA1. Vessenes agora trabalha com parceiros técnicos, parceiros de negócios, artistas e fundos de investimento para tornar o projeto realidade no menor tempo possível.
Recentemente, o escritor Neal Stephenson também compartilhou alguns pensamentos sobre o metaverso no Twitter, pois havia previsto que a maioria do metaverso seria mostrada em telas 2D em vez de óculos VR. Ainda assim, ele admitiu que suas previsões não eram totalmente precisas. No momento em que escrevi Snow Crash, Stephenson não tinha ideia de que os videogames seriam distribuídos aos consumidores em grande número agora. Ele twittou: “Graças ao jogo, bilhões de pessoas se sentiram confortáveis navegando em um ambiente 3D em vez de uma tela 2D plana. A interface do usuário que eles dominam (combinações de teclado WASD e mouse de computador) não é algo que a maioria dos escritores de ficção científica possa prever.”
Ele disse que os jogos modernos ainda serão jogados na tela do computador. Se houver uma mudança, será uma combinação de tela 2D e tecnologia AR/VR, não apenas VR. O cenário ideal seria que os humanos navegassem e interagissem em um ambiente 3D usando um teclado de computador.