Em um movimento de crescimento no mercado, a Nasdaq anunciou, em 27 de agosto, que entrou com um pedido na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA (SEC) para listar e negociar Opções de Índice de Bitcoin da Nasdaq (XBTX).
“A Nasdaq está impulsionando o desenvolvimento e a adoção de negociação de ativos digitais com suas primeiras opções de índice de Bitcoin. Hoje, 27/8, a Nasdaq entrou com um pedido na Securities and Exchange Commission (SEC) para listar e facilitar a negociação de Opções de Índice de Bitcoin da Nasdaq (XBTX)”.
Em caso de aprovação da SEC, a Nasdaq lançará essas opções em parceria com a CF Benchmarks, que será responsável por gerenciar o índice que sustenta o XBTX. De acordo com a empresa, essa colaboração visa oferecer um método mais seguro, regulado e familiar de negociação de opções de Bitcoin.
“Estamos criando um lugar para os investidores colocarem seu dinheiro com confiança nessa classe de ativos inovadora”, disse John Black, chefe de opções de índice da Nasdaq.
With new Bitcoin index options, @Nasdaq is providing investors with the opportunity to combine the hedging and income generation of options within the innovation of Bitcoin. Learn more about the filing here: https://t.co/TVuygu6vsN pic.twitter.com/zbT8yzBz32
— Nasdaq (@Nasdaq) August 27, 2024
A Nasdaq explicou que, ao monitorar a Taxa de Referência de Bitcoin do CME CF – Variante de Nova York (BRRNY), a XBTX oferecerá aos investidores exposição ao Bitcoin de uma forma que ajuda a maximizar o potencial de alta enquanto controla o risco de baixa.
“Com essas opções de índice, os detentores terão a capacidade de comprar ou vender o valor do índice Bitcoin subjacente em uma data de expiração predeterminada. Os investidores pagam um prêmio adiantado para bloquear sua posição, e a liquidação é baseada no valor do BRRNY na expiração”.
Em caso de aprovação pelo regulador, essas opções de bitcoin passam a ser os primeiros derivativos de criptomoeda compensados pela US Options Clearing Corporation (OCC).