O veterano aplicativo de streaming de música Napster está entrando no espaço da Web3, com o anúncio de um lançamento planejado do token NAPSTER na Algorand.
A empresa lançou um litepaper descrevendo seus planos para construir seu ecossistema de streaming de música existente na blockchain de camada 1, embora uma data de lançamento ainda não tenha sido anunciada.
“O Napster abrirá todas as oportunidades da Web3 para fãs, detentores de direitos autorais e criadores de música”, diz o litepaper. Acrescentou que a blockchain da Algorand é “a única infraestrutura de blockchain negativa em carbono atualmente existente”.
Cofundado em 1999 por Sean Parker, mais tarde presidente fundador do Facebook, o Napster era originalmente uma plataforma de compartilhamento de arquivos ponto a ponto focada em áudio digital. Após uma enxurrada de ações judiciais de direitos autorais da indústria da música, a empresa encerrou as operações em 2001 e pediu falência em 2002.
Em 2011, a empresa foi adquirida pela Best Buy, que a fundiu com sua marca Rhapsody; a marca Napster foi posteriormente revivida em 2016. Em maio de 2022, o Napster foi adquirido pela empresa de blockchain Algorand e pela Hivemind Capital Partners de Matt Zhang , que continuou a oferecer seu serviço de streaming de música pago.