O CTO da Ripple David Schwartz compartilhou recentemente em sua conta oficial do Twitter informações sobre a mudança estratégica e a visão referentes ao foco da empresa no XRP Ledger (XRPL).
O comentário do CTO surgiu após uma publicação de um membro da comunidade XRP intitulado como Panos Mekras no Twitter que destacou a criação do XRP não somente para bancos ou instituições financeiras, mas também com o intuito de desafiar o monopólio bancário.
Schwartz então afirmou:
“Quando a Ripple mudou para pagamentos em 2014, foi porque o ecossistema DEX no XRPL estava indo bem. Havia mais de US$ 8 milhões por dia em swaps e pagamentos que pudemos confirmar 100% como atividade econômica real. Queríamos nos concentrar naquilo que sentíamos que, como uma única empresa, poderíamos fazer melhor. E ninguém mais estava trabalhando na construção de um sistema de pagamento corporativo que pudesse ser liquidado com uma criptomoeda.
Achamos que o XRPL era a melhor tecnologia para fazer isso acontecer, mas isso certamente não significa que seja a única ou a melhor coisa para o XRPL fazer. Então, quando a mania do ICO atingiu, tínhamos mais dinheiro e mais funcionários e definitivamente poderíamos assumir mais de uma coisa. Vimos projetos sendo convertidos em ICOs mesmo quando isso não fazia sentido para o projeto e ampliamos nosso foco para tentar encorajar os projetos a serem mais agnósticos de plataforma”, disse.
Ainda na oportunidade, o CTO da Ripple David Schwartz disse que a visão original para o XRP Ledger era ser como Bitcoin (BTC), “mas com suporte nativo a vários ativos com pagamentos e trocas sofisticados entre moedas e emissores cruzados também suportados nativamente. Meu primeiro argumento de venda para XRPL foi “poços profundos e justos de liquidez entre centenas de ativos para os quais qualquer pessoa no mundo pode contribuir e sacar mesmo quando faz um pagamento”.
Vale lembrar que uma nova ferramenta foi anunciada, em 6 de junho, para aprimorar funcionalidade do XRP Ledger. O explorador XRP Ledger, o XRPScan, anunciou, em 6 de maio, o lançamento do XRPL-Go. O novo recurso é um cliente Go de código aberto que tem o intuito de interagir com a API do websocket XRP Ledger.