O Moscow Credit Bank emitiu a primeira garantia bancária baseada em blockchain denominada em moeda chinesa no país, excedendo 100 milhões de yuans chineses, o equivalente a quase US$ 144.600 no momento da publicação. A transação foi realizada por meio da plataforma blockchain Masterchain, a rede blockchain nacional russa criada para transferir ativos digitais entre os participantes.
A instituição financeira afirmou que uma das vantagens de realizar a transação on-chain é que “o beneficiário não precisa esperar a versão em papel e fazer um pedido separado ao banco para confirmar a autenticidade do documento emitido”. Além disso, a garantia bancária não pode ser falsificada ou perdida, o que traz mais segurança para as partes envolvidas.
A garantia bancária é uma proteção financeira oferecida por uma instituição de crédito em que um banco concorda em assumir a responsabilidade financeira por uma transação específica se o cliente não cumprir suas obrigações. Esse tipo de transação é comumente usado em negociações comerciais internacionais para garantir que o pagamento seja feito ou que as mercadorias sejam entregues conforme prometido.
O yuan foi escolhido como a moeda da garantia bancária porque os contratos do importador estão atrelados à moeda chinesa. Se for feito um pagamento sob a garantia, o beneficiário receberá rublos russos à taxa de câmbio acordada pelas partes.
Essa transação é um dos desenvolvimentos criptográficos em andamento na Rússia, que está se preparando para lançar o primeiro piloto de consumidor para sua moeda digital do banco central (CBDC) em 1º de abril de 2023. As transações digitais em rublos serão conduzidas por 13 bancos locais e vários comerciantes. O piloto do CBDC foi inicialmente agendado para 2024, mas foi transferido para uma data anterior, já que o banco central russo buscava alternativas SWIFT à luz das sanções econômicas ocidentais.