O Morgan Stanley, uma das mais tradicionais e gigante do setor financeiro, fez uma publicação nesta quinta-feira (21) afirmando que as criptomoedas tem um potencial enorme e amplo para serem usaram como forma de pagamentos do dia a dia, mesmo com poucas pessoas usando atualmente, devido as altas taxas de transação e pelos comerciantes não aceitarem criptomoedas como pagamento.
O banco observou também que a empresa de pagamentos Strike anunciou recentemente uma parceria com o fornecedor de pontos de vendas NCR e a empresa de pagamentos Blackhawk, o que representará que um grande número de lojas e restaurantes dos EUA poderá aceitar pagamentos em bitcoin em breve. O sistema de pagamento planejado da Strike usa a Lighting Network, segundo o Morgan Stanley.
Além disso, o banco comentou que as parcerias com lojas físicas são um marco muito importante na evolução do uso do bitcoin (BTC) como meio de pagamento, já que mais de 85% das vendas nos EUA ocorrem em lojas e não no mercado online.
Ainda segundo a publicação, a taxa para enviar uma transação de bitcoin usando a Lightning Network é próxima de zero, sendo mais prático fazer pequenos pagamentos que normalmente seriam feitos com cartão de débito, por exemplo.
O Morgan Stanley levou em consideração também a volatilidade histórica dos bens precificados em bitcoin, como um impedimento ao uso de ativos digitais, porém, a capacidade dos comerciantes de aceitar criptomoedas, seja por meio de cartões criptográficos ou terminais de pagamento existentes, pode levar a uma queda na volatilidade do ativo digital, prevê o texto.
Por fim, o Morgan Stanley apontou que as criptomoedas já são amplamente usadas como moeda no mundo dos ativos digitais, lembrando que o Ethereum (ETH) é predominantemente necessário/usado para comprar tokens não fungíveis (NFTs), e, à medida que mais marcas procuram anunciar no metaverso, haverá uma necessidade de aceitar uma variedade de métodos de pagamento, incluindo criptomoedas.