Em uma notícia que passou despercebida na comunidade cripto por alguns dias, o país do sudeste europeu de Montenegro anunciou uma parceria com a Ripple. O primeiro-ministro do país, Dr. Dritan Abazović, twittou sobre o projeto piloto com Ripple já em 18 de janeiro de 2023.
Por meio da plataforma de mídia social, o primeiro-ministro montenegrino relatou sua reunião com Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, e James Wallis, vice-presidente da Ripple para envolvimento do banco central e CBDCs e disse:
Reunião produtiva com o CEO da Ripple, Garlinghouse, e o vice-presidente de envolvimento do banco central da Ripple, James Wallis. Conversamos sobre o desenvolvimento de uma infraestrutura de pagamentos que permitiria maior acessibilidade e inclusão financeira. Montenegro está aberto a novos valores e investimentos.
Além disso, o Dr. Abazović revelou que seu país trabalhará com a Ripple em um projeto piloto para uma stablecoin digital: “Em colaboração com a Ripple e o Banco Central, lançamos um projeto piloto para construir a primeira moeda digital ou stablecoin para Montenegro. ”, afirmou ele e compartilhou a imagem abaixo.
Reprodução do Twitter
O Montenegro é um país candidato à adesão à União Europeia cuja candidatura ainda não foi aprovada. Embora Montenegro ainda não faça parte da zona do euro, o EUR é usado por Montenegro. Isso significa que o euro não tem curso legal lá; no entanto, é tratado como tal pelo governo e pela população.
Montenegro aposta em transformação digital e novos métodos de pagamento
Notavelmente, Ivan Boskovic, ex-diretor do Departamento de Sistemas de Pagamento e Tecnologia Financeira do Banco Central de Montenegro (“CBM”), publicou um artigo na Currency Research intitulado “Banco Central de Montenegro: como impulsionar a inovação bancária e de pagamentos em uma Pequena economia em desenvolvimento” até 14 de dezembro de 2022.
Boskovic escreveu que a transformação digital é uma fonte fundamental de crescimento de longo prazo, especialmente no setor financeiro. Nesse sentido, países menores como Montenegro enfrentam obstáculos muito mais difíceis de superar do que aqueles de economias avançadas em comparação com os líderes mundiais; mas afirmou ainda:
No entanto, alguns países como Cingapura, Luxemburgo e Malta estão entre os pioneiros. Suas políticas visionárias valeram a pena e agora são tratados como modelos para muitos outros. A questão chave é se seu sucesso pode ser facilmente seguido ou copiado.
Segundo Boskovic, um dos fatores de sucesso dos países citados foi a criação de um quadro político favorável, o que era necessário. E a cooperação com a Ripple pode ser mais um passo para trazer conhecimento e tecnologia para o país.