Mixi, uma editora japonesa líder de jogos e aplicativos para celular, anunciou hoje que lançará jogos com blockchain e experiências baseadas em NFT no blockchain Flow , a casa do NBA Top Shot e outras plataformas NFT futuras.
Mixi começou como a maior rede social do Japão, lançada em 2004, contando com dezenas de milhões de usuários nos anos que se seguiram. No final das contas, a Mixi desvaneceu-se à medida que o concorrente global Facebook ganhou força no país, mas a empresa se remodelou como uma editora de aplicativos móveis.
A joia da coroa da empresa é Monster Strike, um popular jogo de RPG / quebra-cabeça para celular lançado em 2013 e que arrecadou mais de US $ 9 bilhões até o momento. Ele acumulou 55 milhões de jogadores no total nesse período e até gerou uma série de anime e filmes.
Monster Strike é enorme no Japão, mas uma versão em inglês não encontrou o mesmo tipo de público globalmente e foi encerrada em 2017 . A Mixi também publica outros aplicativos e jogos móveis e lançou recentemente o Tipstar, um aplicativo de apostas esportivas que permite aos usuários apostar com amigos.
Mixi não compartilhou muito sobre seus planos, mas Roham Gharegozlou – CEO da Dapper Labs, o criador do Flow – disse em um comunicado que a editora tem uma “estratégia NFT épica”. O lançamento também observa que Mixi vai estrear experiências NFT direcionadas aos consumidores japoneses.
De acordo com seu último relatório anual , a sorte da Mixi está mudando após anos de retornos em declínio, com seu ano fiscal de 2021 marcando o primeiro em cinco anos com vendas e lucros crescentes. Mixi apontou para o lançamento do Tipstar e aumento do uso de outros aplicativos, bem como colaborações no jogo com propriedades de anime como “Attack on Titan” e “Neon Genesis Evangelion”.
O mercado global de NFT explodiu ao longo de 2021, com mais de US $ 13 bilhões em volume total de negociação nos mercados nos primeiros três trimestres do ano, por DappRadar . Um NFT atua como um recibo de um item digital exclusivo, seja uma imagem, arquivo de vídeo ou item de videogame interativo.
A própria experiência de colecionáveis NBA Top Shot da Dapper Labs foi uma das primeiras histórias de sucesso no boom do mercado NFT deste ano, com a empresa relatando mais de $ 800 milhões em volume total de vendas até o momento. Koki Kimura, presidente e diretor representante de Mixi, citou o sucesso do NBA Top Shot como um fator motivador na escolha da plataforma Flow.
“A criatividade do Dapper Labs em design e funcionalidade é tão notável que quase inspira um sentimento de ciúme”, disse Kimura, em um comunicado. “Nos Estados Unidos, eles já se tornaram uma presença importante na economia do esporte. Esperamos trazer essa mesma energia no mercado NFT japonês, transformando uma variedade de conteúdos de entretenimento e esportes em ativos digitais. ”
Dapper agora está trabalhando em plataformas NFT semelhantes para a NFL , a liga de futebol espanhola LaLiga e o Ultimate Fighting Championship . No entanto, o blockchain Flow não é apenas para uso do próprio Dapper: é uma rede pública na qual outros desenvolvedores podem construir aplicativos, jogos e mercados NFT descentralizados.
Dapper diz que mais de 600 equipes estão agora construindo no Flow, incluindo projetos futuros como Jambb e Genies . A empresa disse recentemente à Decrypt que o Flow agora é “controlado pela comunidade”, com Dapper agora controlando menos de um terço dos nós de consenso da rede.