A Mitsui, uma trading japonesa, anunciou nesta sexta-feira (04) que está planejando emitir uma criptomoeda atrelada ao ouro, segundo a agência de notícias local Nikkei Asia.
Intitulada com ZipangCoin (ZPG), a nova moeda digital da Mitsui será emitida a partir desse mês de fevereiro e estará disponível para investidores do varejo por meio das principais corretoras de criptomoedas.
A stablecoin estará ligada diretamente aos preços do ouro, que serão denominados em ienes pela Mitsui da London Metal Exchange, com um ZPG no valor equivalente a um grama de ouro e garantido pelo Sumitomo Mitsui Banking.
Segundo o relatório da Nikei Asia, a nova stablecoin de ouro será inicialmente oferecida através da corretora de criptomoedas proprietária da Mitsui e, depois, passará a ser disponibilizada também em outras bolsas pelo mundo. A trading lançou uma plataforma de negociação de criptomoedas com o Seven Bank Japan, registrando a corretora no Kanto Local Finance Bureau, sob a aprovação da Agência de Serviços Financeiros do Japão, (FSA, na sigla em inglês).
A nova moeda digital baseada em ouro visa permitir novas opções para atenuar os riscos financeiros, além de buscar se proteger contra a inflação. Além de oferecer novas oportunidades de investimento, a Mitsui também planeja permitir que o ZPG seja usado para pagamentos via smartphones em lojas e supermercados, bem como para pagamentos de contas.
Contudo, não é apenas a Mitsui que está interessada em desenvolver uma stablecoin, isso porque, também no Japão, um consórcio de 74 empresas, incluindo Mitsubishi UFJ, Mizuho Financial e Sumitomo Mitsui Financial, anunciou em novembro do ano passado, um teste do DCJPY, uma moeda digital baseada em ienes lastreada em depósitos bancários.
Isso faz com que, mesmo antes de lançadas, já haja uma disputa interna para saber quem chegará ao mercado primeiro e, de acordo com a Nikkei, a Mitsui pretende lançar seu ZPG antes do lançamento do DCJPY.