O Ministério das Finanças da Rússia está pronto para apoiar a legalização de transações com stablecoins na Rússia, de acordo com um representante de alto escalão. Embora o ministério reconheça que as criptomoedas podem preparar o terreno para um novo sistema financeiro, o departamento não tem certeza se será melhor que o atual.
O Ministério das Finanças da Federação Russa (Minfin) geralmente apóia a autorização da circulação de stablecoins no país, de acordo com Ivan Chebeskov, diretor do Departamento de Política Financeira do ministério. O alto funcionário fez a declaração durante o “The Influence of Web3 – New Era of the Internet of Trust?” painel na Semana Criativa Russa.
Chebeskov observou que Minfin analisa a questão do ponto de vista dos empresários russos. “Se houver necessidade de negócios, empresas ou investidores se estabelecerem, investirem de uma nova forma, se precisarem de tal ferramenta, porque reduz custos, funciona melhor que as ferramentas anteriores, e se podemos limitar os riscos associados a ela, sempre apoiaremos essas iniciativas”, elaborou.
Citado pela RBC Crypto, o representante do governo também observou que o blockchain em geral, bem como ativos de criptografia, digitalização e tokenização, podem potencialmente fornecer uma oportunidade para estabelecer um sistema financeiro totalmente novo. “Mas não se pode ter certeza absoluta de que funcionará melhor do que os sistemas financeiros existentes”, comentou Chebeskov.
O Ministério das Finanças russo tem sido uma força motriz por trás dos esforços para legalizar as operações com criptomoedas na Rússia e, no início deste ano, apresentou um novo projeto de lei “On Digital Currency”, projetado para preencher as lacunas regulatórias deixadas pela lei “On Digital Financial Assets”. O último cripto regulamentado apenas parcialmente importa quando entrou em vigor em janeiro de 2021.
O Banco Central da Rússia, por outro lado, manteve uma forte oposição contra a permissão de transações criptográficas no país, enquanto desenvolvia um rublo digital e propunha uma proibição geral de atividades relacionadas a cripto. Apenas recentemente, suavizou um pouco sua posição, com a governadora Elvira Nabiullina afirmando que o regulador poderia concordar com pagamentos de criptomoedas em pequena escala em acordos internacionais em meio a crescentes sanções ocidentais contra a Rússia.
A declaração de Chebeskov ocorre apesar do colapso do terrausd (UST), que causou uma grande queda no mercado e perda de confiança nas stablecoins. A situação no mercado de criptomoedas foi recentemente citada pelo chefe do Comitê Parlamentar do Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, que alertou que a próxima legislação, que passou por várias revisões este ano, será “difícil”.