À medida que a indústria de criptomoedas se torna cada vez mais competitiva, qualquer pessoa que queira minerar bitcoin precisa de hardware de mineração especializado. As criptomoedas são muito mais lucrativas quando exploradas com processadores de alta potência.
Minerar Bitcoin e criptomoedas
A mineração de criptomoedas é meticulosa, cara mas pode ser recompensadora. No entanto, a mineração tem um apelo que atrai a atenção de muitos investidores porque os mineradores são recompensados por seu trabalho com cripto tokens.
Princípios básicos da mineração de criptomoeda mais importantes para saber:
- Com a mineração, você pode ganhar criptomoeda.
- Os mineiros de Bitcoin recebem Bitcoin como recompensa por completar “blocos” de transações verificadas que são adicionadas ao blockchain.
- As recompensas da mineração são pagas ao minerador que primeiro descobre uma solução para um quebra-cabeça de hashing complexo, e a probabilidade de que um participante será o único a descobrir a solução está relacionada à parte do poder de mineração total na rede.
- Você precisa de uma GPU (unidade de processamento gráfico) ou de um circuito integrado específico de aplicativo (ASIC) para configurar uma plataforma de mineração.
- Você precisa considerar o gasto de Eletricidade que a mineração de criptomoedas pode consumir. Dependendo do pais pode ser alto e inviabilizar a sua mineração.
Como funciona legitimidade das transações de Bitcoin?
Os mineiros estão sendo pagos por seu trabalho como auditores. Eles estão fazendo o trabalho de verificar a legitimidade das transações de Bitcoin. Uma vez que os mineiros tenham verificado 1 MB (megabyte) de transações de Bitcoin conhecidas como um “bloco”, esses mineiros são elegíveis para serem recompensados com uma quantidade de bitcoin. Você tem que ser o primeiro mineiro a chegar à resposta certa, ou a uma resposta mais próxima, para um problema numérico. Este processo também é conhecido como prova de trabalho.
Como minerar Bitcoin e Ethereum?
1. Obtenha um PC de mineração de criptomoedas.
Para iniciar a mineração, você precisa de uma plataforma de mineração. Nos primeiros dias da mineração de criptografia, você podia usar um PC comum para minerar. Mas hoje, essas máquinas vão ganhar tão pouco Bitcoin em um período de tempo tão longo que nem vale a pena.
Atualmente, um hardware especial chamado ASIC (Circuito Integrado Específico do Aplicativo) é usado para extrair Bitcoins e outras criptomoedas com base no mesmo algoritmo. Um minerador ASIC irá minerar Bitcoin mais rápido e usar menos energia ao fazer isso. As máquinas de mais alto desempenho podem resolver até 14 terahashes por segundo (o que significa que fazem 1.012 tentativas de resolver 1 bloco por segundo) e minam constantemente.
Preço de um computador profissional para mineração de criptomoedas e de aproximadamente US$1 Mil doares, podendo variar dependendo da marca do PC.
2. Obtenha uma carteira Bitcoin / Ethereum.
A configuração de uma carteira Bitcoin é importante. É aqui que todos os seus Bitcoins extraídos serão recebidos e onde você pode vendê-los, trocá-los e manipulá-los. Sua carteira Bitcoin também é onde você pode gerenciar seus endereços Bitcoin.
Cada endereço Bitcoin tem uma chave pública e uma chave privada para combinar. A chave pública é para receber Bitcoin – se você deseja receber Bitcoin de alguém, você deve dar a essa pessoa sua chave pública. A chave privada é usada para enviar Bitcoins. Se você perder sua chave privada, perderá seus Bitcoins naquele endereço para sempre.
Há uma variedade de carteiras para escolher, mas recomendamos uma carteira de software para mineradores iniciantes. É seguro, fácil de gerenciar e bom para a manipulação frequente de criptomoedas mineradas.
3. Junte-se a uma piscina de mineração Bitcoin / Ethereum.
Mesmo os mineradores ASIC mais poderosos terão dificuldade em minerar Bitcoin hoje. Um único PC de mineração de criptografia não será capaz de acompanhar algumas das enormes fazendas de mineração em todo o mundo. A melhor solução: coopere com outros mineradores de criptografia em uma “piscina de mineração”.
Em uma piscina de mineração, os mineiros oferecem seu poder de computação ao grupo. Quando os Bitcoins são extraídos, o lucro ou aposta é dividido entre os membros de acordo com o poder de computação que eles fornecem. Isso significa que sua renda será menor, mas virá regularmente.
Certifique-se de pesquisar pools de mineração antes de escolher um para ingressar. Freqüentemente, haverá uma taxa para se associar (normalmente 0-2% da recompensa recebida). Ao escolher uma piscina de mineração, cadastre-se no site e configure sua conta. Você receberá uma ID de trabalhador para o seu minerador de Bitcoin logo em seguida.
4. Obtenha um software de criptomineração para o seu PC.
Com o hardware de mineração, carteira e piscina de mineração tudo planejado, em seguida, você precisará de um cliente de mineração de criptografia para executar em seu computador. Este cliente é o que conecta você à rede Blockchain e Bitcoin. Seu software de mineração fornecerá seu trabalho de minerador, coletará resultados e adicionará informações ao Blockchain. Os programas de mineração também registram estatísticas sobre o seu PC de mineração, como temperatura, taxa de hash, velocidade média de mineração, etc.
Com base em sua criptomoeda e método de mineração preferidos, podemos recomendar o software certo. Alguns softwares de criptominação populares incluem:
- BTCMiner
- CGMiner
- BFGMiner
- EasyMiner
- Bitminter
- Claymore’s Dual Ethereum Miner
- PhoenixMiner
- Etminer
Alguns pools de mineração terão seu próprio software. Caso contrário, existem muitos softwares de mineração gratuitos para escolher – todos com seus prós e contras. Recomendamos o uso de um software de mineração que extraia várias criptomoedas e escolha automaticamente qual algoritmo minerar com base em qual é mais lucrativo em um determinado momento.
5. Comece a minerar Bitcoin ou Ethereum.
Conecte seu PC de mineração, instale o software, preencha sua carteira e as informações do pool de mineração, escolha um dispositivo e comece a minerar. Os valores criptográficos mudam diariamente. Recomendamos que você preste muita atenção às notícias e tendências de criptografia!
Componentes de um computador para mineração cripto
As principais peças de um PC para mineração de criptomoedas são uma GPU aprimorada e uma fonte de alimentação de última geração:
- Placa gráfica (GPU) – RTX 2060, RTX 2070 SUPER, RTX 2080, RTX 3060TI, RTX 3070, RTX 3080, RTX 3090
- 1000 W + PSU
- CPU multicore – Intel i7 10700k
- RAM DDR4
- Melhores placas – mãe de mineração – Asus B250 Mining Expert, ASRock H110 Pro BTC