Phong Le, diretor financeiro da MicroStrategy, afirmou que a empresa continuará comprando bitcoin, mesmo com as recentes quedas de valor do token primário.
Le comentou, em entrevista ao The Wall Street Journal, que não está claro se a empresa comprará mais bitcoin do que o adquirido no ano passado, mas seguirá comprando a criptomoeda. No último levantamento, em 29 de dezembro do ano passado, a empresa possuía aproximadamente 124.391 bitcoins, de acordo com seus registros na Securities and Exchange Commission (SEC).
Porém, ao mesmo tempo em que busca ter mais bitcoin, a MicroStrategy enfrenta a resistência da SEC, que quer que a empresa altere sua forma de divulgação de suas participações em bitcoin nos seus dados futuros. O órgão de fiscalização de valores mobiliários enviou um comunicado à empresa pedindo que refletisse melhor a volatilidade do bitcoin em seus registros, em vez de usar práticas contábeis que ajustem-se melhor às perdas por redução ao valor recuperável do bitcoin.
Le já havia escrito uma carta, em setembro passado, alegando que as perdas por redução ao valor recuperável poderiam distrair os resultados gerais da empresa, mesmo com a MicroStrategy tendo concordado em revisar suas divulgações. Le disse ao Wall Street Journal que entendia o ponto de vista da SEC.
Nesta semana, porém, o Bitcoin atingiu níveis mínimos não vistos desde julho, embora tenha subido para mais de US$ 36.000 enquanto essa matéria era produzida.
Le ainda disse que a MicroStrategy não tem planos de vender suas ações e que está “constantemente” à procura de outras maneiras de usar o bitcoin para agregar valor para seus acionistas. A empresa está considerando, inclusive, adquirir títulos lastreados em Bitcoin nos próximos anos, porém, isso vai depender de como o mercado se transformará para mais líquido, de acordo com o executivo.
A próxima divulgação do balanço da MicroStrategy está programada para ser exposta daqui a quatro dias, no dia 1º de fevereiro, quando serão divulgados os ganhos e perdas do último quarto trimestre de 2021.