- MicroStrategy pode ingressar no Nasdaq 100
- Impacto do Bitcoin na valorização das ações
- Importante marco para empresas de criptos
Em meio ao dinamismo recente do mercado de criptomoedas, a MicroStrategy se destaca, podendo em breve fazer parte do seleto grupo do Nasdaq 100. Esta inclusão, que pode substituir a Moderna, é antecipada para acontecer na próxima sexta-feira, com a oficialização programada para 23 de dezembro. Este marco reforça a posição da MicroStrategy como uma das maiores empresas de capital aberto nos EUA.
Atualmente categorizada como uma empresa de tecnologia, a MicroStrategy tem utilizado esta classificação para contornar limitações impostas às companhias financeiras pela Nasdaq. Entretanto, uma possível reavaliação dessa classificação está prevista para março, o que poderia representar um obstáculo.
“Embora o pesado investimento da empresa em Bitcoin vincule seu desempenho ao mercado de criptomoedas, seu status como uma ação de tecnologia permanece inalterado por enquanto,” aponta Seyffart.
Com várias aquisições de Bitcoin, as ações da MicroStrategy tiveram um aumento expressivo de 500% este ano. Ainda considerada uma empresa de tecnologia pela Nasdaq, esta distinção permite que ela cumpra os critérios necessários para inclusão no índice, contanto que nenhuma reclassificação ocorra antes do prazo estipulado.
“Se a MicroStrategy for adicionada ao Nasdaq 100, isso refletirá sua crescente importância, especialmente como pioneira na adoção corporativa de Bitcoin,” menciona Balchunas. Seyffart concorda, destacando que “os riscos de reclassificação são o principal obstáculo para a inclusão da empresa.” A decisão final está nas mãos da Nasdaq, com um anúncio esperado até o fim da semana.
A possível inclusão da MicroStrategy no Nasdaq 100 também ressaltaria o crescente envolvimento da bolsa com o setor de criptomoedas. A inclusão de opções de ETF Ethereum pela BlackRock mais cedo neste ano é um indicativo dessa tendência. Assim, adicionar a MicroStrategy ao índice pode sinalizar uma maior abertura para empresas ligadas à criptomoedas.