Em uma jogada estratégica, a Metaplanet, empresa sediada em Tóquio, optou por integrar o bitcoin (BTC) ao seu portfólio como ativo de reserva, em resposta à crescente dívida nacional do Japão e a instabilidade subsequente do iene. A empresa anunciou na última segunda-feira que essa iniciativa visa mitigar os riscos econômicos agravados pela situação fiscal do país. “A Metaplanet adotou o bitcoin como seu ativo de reserva estratégica. A mudança é uma resposta direta às pressões econômicas sustentadas no Japão, notavelmente aos altos níveis de dívida governamental, aos períodos prolongados de taxas de juros reais negativas e ao iene consequentemente fraco”, afirmou a companhia.
Desde abril deste ano, a Metaplanet adquiriu um total de 117,7 BTC, equivalente a aproximadamente 7,19 milhões de dólares, seguindo uma estratégia semelhante à da MicroStrategy, uma empresa dos EUA que também fez investimentos significativos em bitcoin. Atualmente, a Metaplanet tem focado seus esforços em bitcoin e em investimentos em imóveis comerciais, distanciando-se de quaisquer iniciativas relacionadas à Web3.
O contexto econômico do Japão é particularmente preocupante, com o índice de dívida bruta sobre o PIB ultrapassando 254%, o maior entre as nações desenvolvidas, segundo dados do Fundo Monetário Internacional. Essa situação fiscal delicada tem impedido o Banco do Japão (BOJ) de elevar as taxas de juros de forma alinhada com a Reserva Federal dos EUA e outros bancos centrais, uma vez que taxas mais altas poderiam elevar ainda mais o custo da dívida pública.
*Strategic Treasury Transformation and Bitcoin Adoption by Metaplanet* pic.twitter.com/Uz5RxkBV2D
— Metaplanet Inc. (@Metaplanet_JP) May 13, 2024
O iene, uma das principais moedas de reserva global, sofreu uma desvalorização significativa, caindo 50% em relação ao dólar americano desde o início de 2021. Recentemente, a moeda japonesa atingiu sua menor cotação em 34 anos, sendo negociada a mais de 155 yenes por dólar americano. A desvalorização levou o BOJ a intervir no mercado cambial, vendendo dólares para tentar estabilizar a moeda.
A Metaplanet planeja manter o bitcoin como parte de sua reserva a longo prazo, buscando ganhos tributários minimamente realizados e potencialmente aumentando sua posição em bitcoin através da emissão de passivos de longo prazo denominados em ienes.